Command Perfect

Plano de Metas

Configurações necessárias

Propriedades

As propriedades estão na Área Restrita do sistema, sendo necessário contatar o Suporte para configuração das mesmas.

Configurações => Propriedades do sistema:

1- PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR
Quando habilitada, disponibilizará no sistema a ferramenta para simulação e sugestão de metas com base na apuração de vendas de um determinado período.

Configurações possíveis:
HABILITA=N (define se usa ou não a ferramenta de apuração do plano de metas do vendedor. Por padrão do sistema vem definida com valor N (não), mas poderá ser alterada para S (sim), caso desejado;
TIPO_PERIODO= 0 (define qual o período que será considerado para calcular a média de venda para sugestão da meta, valores possíveis: 0 – Manual (usuário define); 1 –Último mês (sugere como padrão o mês anterior à data de cadastro); 3 – Últimos 3 meses; 6 – Últimos 6 meses; 12 – Últimos 12 meses;

Influenciará no campo “Período para Sugestão” (conforme imagem abaixo), podendo ser manipulado pelo usuário ao criar o plano de metas:

TIPO_META=Q (define qual tipo de meta que será considerado para calcular a média para sugestão de metas.)
Valores possíveis: Q – Quantidade; V – Valor.
Influenciará no campo “Tipo de Meta” (conforme imagem abaixo), podendo ser manipulado pelo usuário ao criar o plano de metas:

TIPO_VENDEDOR_PREMIACAO=N (define os tipos de vendedores que receberão premiação).
Valores possíveis: N – Não usa premiação; V – Vendedor; S – Supervisor e Vendedor.
Se definido como vendedor, será listado somente as regras de premiação dos vendedores. Se definido como supervisor, será listado as regras de premiação dos vendedores e dos supervisores.

PERC_DEFICT_META=12 (define o déficit considerado na meta do supervisor em relação a meta do vendedor.
Será reduzido da meta do vendedor o percentual informado nesta propriedade.
Exemplo: meta do vendedor 78 quantidades, reduzindo 12%, a meta do supervisor será 69 (utiliza arredondamento matemático para cima, somente quando a meta for por quantidade);
PERC_PRIMEIRA_PARC_BONUS=50 (define o percentual que será pago na primeira parcela de bônus ao vendedor quando alcançar a pontuação definida na propriedade PAR_BONUS_FX_PONTOS_TP_VENDEDOR);
DIAS_SEGUNDA_PARC_BONUS=90 (define o número de dias para gerar a segunda parcela de bônus do vendedor ao alcançar a pontuação definida na propriedade PAR_BONUS_FX_PONTOS_TP_VENDEDOR. Ao gerar o registro em comissões liberadas, será considerado esse número de dias, para gerar o vencimento da segunda parcela da comissão);
GONDULA_TP_PESSOA=1 (define o código do tipo de pessoa que será considerada como gôndola);

GONDULA_PC_APURACAO=90 (representa o percentual de tipos de pessoa definidos como gôndolas que o vendedor precisará atender dentro do total de clientes tipo gôndolas de sua carteira).
As gôndolas da carteira são a soma de cadastros que estão vinculadas ao vendedor, cujo tipo de pessoa, seja gôndolas;
POSITIVACAO_PC_META=40 (define o percentual de metas para positivação)
O número total de positivação é o número de clientes vinculados ao vendedor.
Para calcular o percentual de positivação que foi atingido será verificado o número de pessoas que foi efetuado faturamento (natureza considera como compra e venda);
COD_GRUPO_SEM_PREMIACAO=3 (define o código de grupo que não terá premiação, a qual será feita apenas no subgrupo);
ORDENACAO_RELATORIO= 1=2,3,7;5=7,8; (define a ordenação dos grupos e subgrupos para o relatório. Informar grupo=subgrupo, (vírgula) subgrupo; (ponto e vírgula para separar do próximo grupo);
TIPO_GRUPO_PADRAO=SUB GRUPO PRODUTO METAS= (tipo de grupo que será sugerido ao criar um novo Plano de Metas. Valores possíveis: nenhum, ramo atividade, grupo cliente, família produto, classificação
produto, grupo produto, subgrupo produto, grupo produto metas, subgrupo produto metas e produto).
Influenciará no campo “tipo de grupo” (conforme imagem abaixo).

OBS: Caso a opção da propriedade não for preenchida, o campo será liberado para o usuário informar ao criar o Plano de Metas, se informado algum valor, trará como padrão e ficará bloqueado.

TIPO_PERIODO_PADRAO=MENSAL (tipo de período que será sugerido  ao criar um novo plano de metas. Valores possíveis: mensal, trimestral, semestral, anual).
Influenciará no campo “Tipo Período”(conforme imagem abaixo). Não terá influência nas regras do plano de metas, que considerar períodos de vendas anteriores.

OBS: Caso a opção da propriedade não for preenchida, o campo será liberado para o usuário informar ao criar o Plano de Metas, se informado algum valor, trará como padrão e ficará bloqueado.

APURAR_MULTIPLAS_EMPRESAS=N = (define se as metas serão geradas e apuradas por múltiplas empresas.)
Ex: o vendedor A efetua venda do produto para a empresa 1 e empresa 2. Caso a propriedade esteja como “S”, será possível apurar as metas para o vendedor para ambas as empresas de atuação do vendedor.
Caso esteja como “N”, somente será apurado para a empresa padrão do vendedor.

FORMULA_APURACAO_POR_VALOR=R01_TOTAL_FAT_CONTABIL= (Define o a fórmula do valor que será considerado ao criar e apurar o plano de metas por valor).
Exemplo de configuração para considerar o valor de faturamento sem impostos e sem frete destacado:
FORMULA_APURACAO_POR_VALOR=R01_TOTAL_FAT_SEM_IMPOSTOS-R01_TOTAL_FRETE_DEST

2- PAR_BONUS_FX_PONTOS_TP_VENDEDOR
Define o bônus que será pago ao vendedor conforme faixa de pontuação pelo tipo de vendedor. Esta propriedade é utilizada em conjunto com a propriedade “PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR” quando o atributo habilita estiver configurado como “S”.
Exemplo:

TP_VENDEDOR=V;FX_INICIAL=50;FX_FINAL=64;BONUS=672,00
TP_VENDEDOR=V;FX_INICIAL=65;FX_FINAL=79;BONUS=1400,00
TP_VENDEDOR=V;FX_INICIAL=80;FX_FINAL=110;BONUS=2240,00
TP_VENDEDOR=S;FX_INICIAL=50;FX_FINAL=64;BONUS=960,00
TP_VENDEDOR=S;FX_INICIAL=65;FX_FINAL=79;BONUS=2000,00
TP_VENDEDOR=S;FX_INICIAL=80;FX_FINAL=110;BONUS=3200,00
**Neste exemplo abaixo de 50 pontos o vendedor e o supervisor não receberão nenhum bônus.

Onde:
“TP_VENDEDOR”: Representa para qual tipo de vendedor se enquadra a faixa. Valores possíveis [V-VENDEDOR; S-SUPERVISOR]
“FX_INICIAL”: Representa o intervalo de pontos para faixa inicial.
“FX_FINAL”: Representa o intervalo de pontos para faixa final.
“BONUS”: Representa o valor de bônus que será pago ao vendedor que se enquadre no tipo de vendedor e faixa configurados.

Permissões

Configurações => Usuários => F10 – Permissões => F2 – Adicionar ou Configurações => Perfil de usuário => F5 – Permissões.

EST1004: Status do Plano de Metas.
EST1005: Filiais do Plano de Metas.
EST1006: Vendedores do Plano de Metas.
EST1007: Grupos do Plano de Metas.
EST1008: Metas das Filiais do Plano de Metas.
EST1009: Metas dos Vendedores do Plano de Metas.
EST1010: Metas dos Grupos do Plano de Metas.
EST1011: Rateio dos Vendedores do Plano de Metas.
EST1012: Rateio dos Grupos do Plano de Metas.
EST1216: Ferramenta para sugestão de plano de metas.
EST1221: Ferramenta para apuração do plano de metas.
EST1247: Grupo de Produtos para Plano de Metas.
EST1248: Subgrupo de Produtos para Plano de Metas.

Cadastro de grupos para plano de metas

Para utilizar o plano de metas é necessário cadastrar novos grupos e, após,
vinculá-los ao cadastro do produto.

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Estoque => Grupos / Sub-Grupos para Plano de Metas => F2- novo:

Campos para preenchimento:
Empresa: Informado automaticamente pelo sistema, conforme definido na tela anterior.
Grupo: Código do grupo, definido automaticamente pelo sistema de forma sequencial.
Descrição: Informar a descrição do grupo. Exemplo: Eletrificador, Tubo, Boia.
Pontuação: Definir o número de pontos que o vendedor e supervisor (se parametrizado para ambos) ganharão ao atingir a meta do grupo.
Vlr. Prêmio: Informar o valor do prêmio que será pago ao vendedor e supervisor (se parametrizado para ambos), se for atingida a meta do grupo.

Para maiores informações sobre as regras de liberação consulte o tópico: Valor do Prêmio e do bônus.

Cadastro de subgrupos para plano de metas

Para utilizar o plano de metas é necessário cadastrar novos sub-grupos e, após, vincular ao cadastro do produto.

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Estoque => Grupos / Sub-Grupos para Plano de Metas => F10 – Sub-grupos:

Campos para preenchimento:
Grupo: Informado automaticamente pelo sistema, conforme selecionado na tela anterior.
Sub-Grupo: Código do sub-grupo, definido automaticamente pelo sistema de forma sequencial.
Descrição: Informar a descrição do sub-grupo. Exemplo: Nellore, Avant.
Pontuação: Definir o número de pontos que o vendedor e supervisor (se parametrizado para ambos) ganharão ao atingir a meta do subgrupo (neste caso deve ser utilizado este campo, quando a meta não será definida no grupo e sim no sub-grupo).
Vlr. Prêmio: quando a meta for definida por grupo o valor do prêmio no sub-grupo é referente ao valor PLUS. Se a meta for por subgrupo é o valor do prêmio.

Para maiores informações sobre as regras de liberação consulte o tópico: Valor do PLUS e Meta sem grupo.

Alterações no Cadastro do Produto

Vínculo do grupo e sub-grupo de metas ao Cadastro de Produtos 

Após o cadastro dos grupos e sub-grupos de metas, é necessário vinculá-los ao cadastro do produto.

Cadastros => Produtos => F2 – Novo / F3 – Alterar => Aba: 5 – Outras informações => campos: Grupo Meta e Sub-grupo Meta:

Vínculo de Unidade de Medida para Plano de Metas

Este campo será utilizado caso o produto seja controlado no plano de metas em unidade de medida diferente da unidade de consumo configurada no cadastro do produto. Neste caso a unidade de medida para Plano de Metas deverá ser vinculada ao cadastro do produto, seguindo o caminho:

Cadastros => Produtos => F3- Alterar => aba 5 – Outras Informações

No exemplo acima, a unidade de medida de consumo cadastrada no sistema é UN (Unidade), porém a Unidade de medida a ser utilizada para o Plano de Metas é MT (Metros).

Ao clicar em , o usuário visualizará a seguinte mensagem:

Para o correto funcionamento da Unidade de Medida para Plano de Metas, é necessário que as unidades de medidas possuam Regra de Conversão cadastrada no sistema. 
Para maiores informações sobre Regras de Conversão, consulte módulo específico.

Configuração dos vendedores 

Para que o vendedor seja inserido no Plano de Metas é necessário que o cadastro do mesmo esteja vinculado ao cadastro da empresa do plano de metas.

Cadastros => Tabelas Auxiliares=> Faturamento => Vendedores

Além disso, nesta tela poderão ser informados o Prêmio de Positivação e Pontos de Positivação para o vendedor.
O Prêmio de Positivação se trata do prêmio que será pago ao vendedor, ao atingir o percentual de meta de positivação estabelecido na propriedade PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR.
O Ponto de Positivação se trata da quantidade de pontos que será atribuído ao vendedor caso atinja o percentual de meta de positivação estabelecido na propriedade.

Obs.: estes campos só estarão habilitados, caso o campo “Empresa principal” esteja informado.

No caso do supervisor, será listado no Plano de Metas conforme vinculado ao vendedor inserido no Plano.

Cadastro do Plano de Metas

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Faturamento => Plano de Metas => F2-novo:

Campos para preenchimento:

Descrição: Informar a descrição do Plano de Metas.
Tipo período: Será informado conforme parametrização na propriedade PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR.
Período: Informar o período do Plano de Metas, conforme Tipo de Período informado no campo.
Valores possíveis por Tipo de Período:
MENSAL: Primeiro, Segundo, Terceiro, Quarto, Quinto, Sexto, Sétimo, Oitavo, Nono, Décimo, Décimo primeiro, Décimo segundo.
TRIMESTRAL: Primeiro, Segundo, Terceiro, Quarto.
SEMESTRAL: Primeiro, Segundo.
ANUAL: Primeiro.
Tipo de grupo: Será informado conforme parametrização na propriedade PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR.
Ano: será sugerido o ano atual, e não permitirá ser informado ano retroativo ao ano atual.

Aba: Linha Mestra

Nesta aba serão inseridas as filiais, vendedores e grupos do Plano de Metas.

Filiais: Informar a(s) empresa(s) para a qual será utilizado o Plano de Metas. Essa informação poderá ser inserida manualmente  através do botão F2- novo, ou através do botão “Sugerir Filiais”, onde serão inseridas todas as filiais cadastradas no sistema que estejam vinculadas á empresa do Plano de Metas.

O usuário poderá excluir uma filial inserida no Plano de Metas clicando no botão F4- Excluir.

Vendedores:  Informar o(s) vendedor(s) do Plano de Metas.
Essa informação poderá ser inserida manualmente através do botão F2- novo, ou através do botão “Sugerir Vendedores”, onde serão inseridos todos os vendedores cadastradas no sistema que estejam vinculadas á empresa do Plano de Metas.

O usuário poderá excluir um vendedor inserido no Plano de Metas clicando no botão F4- Excluir.

Grupo: Informar o(s) grupo(s)  de produtos do Plano de Metas. Essa informação poderá ser inserida manualmente através do botão F2- novo, ou través do botão “Sugerir Grupos”, onde serão inseridos todos os grupos de produtos para metas cadastrados no sistema que estejam vinculadas á empresa do Plano de Metas.

O usuário poderá excluir um grupo inserido no Plano de Metas clicando no botão F4- Excluir.

Opção: Definir Rateio

Ao clicar na opção “Definir Rateio” será aberta a tela abaixo, onde poderão ser definidos os percentuais de rateio dos Grupos do Plano de Metas.

Aba: Montagem do Plano

A montagem do Plano de Metas pode ser efetuada manualmente ou através da opção “Realizar Sugestão de Metas”.

Manual:

Opções da tela:


Alterar Meta: 
Ao clicar no botão “Alterar Meta” será aberta a tela abaixo, onde será possível definir a Meta por Valor, Peso, Quantidade ou Unidade Base do Período definido no Plano de Metas.

Ao definir a meta, a informação será replicada de forma rateada aos vendedores do Plano, conforme imagem abaixo:

Porém, poderá ser alterada, através do botão “Alterar Meta” na sub-aba “Vendedores”.

Obs: Ao alterar a meta do Vendedor, caso seja informado valor menor ou maior que a Meta definida anteriormente no Período , a informação será replicada na Meta do Período, ajustando o valor, conforme imagem abaixo:

Opção: Definir Meta do Vendedor por Grupo
Ao clicar na opção “Definir Meta do Vendedor por Grupo” será aberta a tela abaixo, onde serão listados na parte superior os vendedores, e na parte inferior os grupos do vendedor, e poderá ser informados qual a meta do vendedor em cada grupo.

Realizar Sugestão de Metas: esta opção estará habilitada se a opção HABILITA, na propriedade PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR, estiver configurada como S.

Ao clicar nesta opção, será aberta a tela abaixo:

Aba: Parametrização

Nesta aba  será necessário definir:
Período de Sugestão: o sistema marcará conforme parametrização na propriedade, porém poderá ser alterado pelo usuário.
Período a considerar: Esta campo ficará habilitado caso o Período de Sugestão estiver definido como manual;
Tipo de meta: será sugerido conforme a parametrização, porém poderá ser alterado pelo usuário.
Vendedores: Deverá ser marcados os vendedores que serão efetuadas as sugestões de metas;
Tipo de Grupo/ Grupo de Produto: Deverá ser marcado os Grupos e Sub-grupos de produtos metas que serão efetuadas as sugestões de metas.

Opção: F7- Calcular Sugestão de Metas
Após definir os vendedores, grupos e subgrupos do plano de metas, ao clicar neste botão será aberta a aba “Sugestão de Metas”.

Aba: Sugestão de Metas

Esta aba trará os meses e faturamento (em valor ou quantidade) dos produtos que estão vinculados a cada grupo e subgrupo inseridos no Plano de Metas, conforme dados informados na Aba: Parametrização, bem como, Meta Sugestão, Meta a Considerar e Total de Faturamento

Em casos onde o produto possui Unidade de medida para Planos de Metas vinculado ao cadastro do produto, e o tipo de meta seja “Quantidade”, ao efetuar a Sugestão de Metas, os campos de período de sugestão, Meta sugestão e Meta a Considerar deverão ser calculados conforme a Unidade de medida para Plano de Metas vinculado ao cadastro do produto.

A Meta Sugestão será a soma das vendas (quantidade ou valor) dos meses referentes ao período de sugestão, divididos pelo número de meses.

A Meta a Considerar será a soma dos campos “Meta a Considerar” informados para os vendedores inseridos no Plano de Metas.
Esta informação poderá ser alterada pelo usuário na grade inferior “Vendedores”, no campo “Meta a Considerar” e conforme alteração será replicada no campo “Meta a Considerar”, na grade superior da tela.

O Total de Faturamento será o valor total de faturamento com base no preço médio e meta definida, e o Preço Médio será calculado com base no mês anterior ao mês definido no Plano de Metas.

Os campos referentes a regra de premiação serão sugeridos conforme parametrização do grupo/subgrupo de produtos, ou do cadastro do vendedor, porém permanecem disponíveis para alteração, caso desejado pelo usuário.

Opção: F7- Distribuir Abertura de Metas
Após definir os valores na Aba “Sugestão de Metas”, ao clicar no botão F7- Distribuir Abertura de Metas, será aberta a Aba “Abertura de Metas”.

Aba: Abertura de Metas

Nesta aba também é possível alterar o valor do campo “Meta a Considerar”, ao informar a meta total do grupo e subgrupo o sistema dividirá para os vendedores, proporcionalmente ao percentual que eles representam das vendas (conforme mostrado na imagem anterior no campo % Venda).
Se não houve venda para o grupo no período de referência, o sistema fará a divisão proporcional ao número de vendedores disponíveis.

Opção: F7 – Validar abertura de metas
Ao concluir os ajustes, caso não haja nenhuma informação inválida, o botão F5 – gerar meta ficará disponível para gravar o processo e o sistema comparará se o valor da meta dos vendedores está igual a meta estipulada.

Após, o sistema retornará a tela inicial de Manutenção do Plano de Metas, onde o mesmo deverá ser Confirmado, para que seja um Plano de Metas válido.

Obs.: Planos de metas no status “Aberto” ou “Cancelado”, não permitem ser apurados e não geram comissões para vendedores ou supervisores.

Apurar Plano de Metas

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Faturamento => Plano de metas => F7 – Apurar Plano de Metas

Nesta tela poderá ser apurado o Plano de Metas selecionando um vendedor específico, ou todos os vendedores.
Além do vendedor, deverá ser inserido o mês e ano para apuração.
Após, deverá clicar em F7- Apurar Plano de Metas, será apresentado a tela de Apuração do Plano de Metas:

Ao apurar o Plano de Metas, caso o produto possua Unidade de Medida para Plano de Metas, será considerada esta unidade.

Conforme o vendedor selecionado, ao clicar em F11 – Relatório, será emitido o
relatório REL1450 – Remuneração variável por vendedor.
É necessário a permissão EST1450, para emissão do Relatório de Remuneração Variável por Vendedor.

REL1450 – Remuneração Variável por Vendedor

Informações do Relatório:

Faturamento: Será considerado o valor líquido dos faturamentos efetuados no período do Plano de Metas.
Total de Comissão a Receber: Este campo é a soma do valor do prêmio fixo e do PLUS.
Dias de Venda: dias úteis no mês de apuração.
Dias Realizados: número de dias úteis já apurados no relatório.
Dias a Realizar: número de dias úteis que faltam para finalizar o mês de apuração.
TT PDVS: número de clientes na carteira do vendedor – inclui também os que são do tipo gôndolas.
Obs: Para que os clientes sejam considerados da carteira do vendedor, é necessário que o vendedor esteja vinculado ao cadastro da pessoa (Cadastros => Pessoas => F3 Alterar => campo “Vendedor”).
C/ Venda: número de clientes para os quais ocorreu faturamento.
Positiv.: percentual de positivação atingido no período.
Resumo por Pessoa: lista todas as pessoas para as quais ocorreram faturamento no mês de apuração, cujo tipo de AC considera como venda, separado por tipo de pessoa, listando o valor de faturamento de cada uma, e totalização geral do Tipo de Pessoa.
Exemplo:

Ao fim, será listado o Total Geral de faturamento, que será a soma dos faturamentos de todos os Tipos de Pessoas.

Geração da Comissão

O processo de Geração da Comissão, será realizado após a apuração das metas,
onde o sistema realiza a análise e verifica os valores que os vendedores ou
supervisores atingiram e terão direito.

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Faturamento => Plano de metas => F7 –
Apurar Plano de Metas => aba: Comissões a Gerar

Nesta aba, o sistema listará as comissões que foram geradas, especificando por vendedor e supervisor, a data que será gerada a comissão, a base para cálculo e os percentuais liberados por data e o valor da comissão.
Nas observações o sistema especificará a origem da comissão, para que seja possível identificar a origem do valor das comissões que foram calculadas.

Data Base Comissão: data padrão para geração das comissões. Caso alterada a data, o sistema atualizará as datas das parcelas da comissão automaticamente. (Não é permitido efetuar o processo com data retroativa).
F8 – Gerar Comissão: Esta opção, gerará as comissões de acordo com a apuração e regras parametrizadas, na tela UCOM224 – Comissões Liberadas dos Vendedores.

Obs: As comissões geradas por bônus poderão ser geradas em duas parcelas de acordo com a parametrização da propriedade PAR_USA_SIMULADOR_META_VENDEDOR, onde se definirá o percentual para cada parcela e o número de dias para a segunda parcela, pois a primeira parcela será no ato da liberação, conforme data base.
Exemplo:

No exemplo o valor do bônus é de R$672,00 e os valores definidos na propriedade são de 50% do valor para cada parcela e a segunda parcela para 90 dias. A partir dessas informações, podemos observar que a segunda parte do bônus foi gerado 90 dias em cima da data base para comissão.

Obs: Vale ressaltar que caso as comissões já tenham sido geradas o sistema abrirá uma pergunta, questionando se deseja sobrescrever as comissões já geradas, onde a pergunta é repetida para cada vendedor.

Pesquisa de Comissões Geradas

Pesquisas => Comissão dos Vendedores => Comissões Liberadas dos
Vendedores

De acordo com as comissões geradas, é possível emitir o relatório UREL131 – Comissões Baixadas dos Vendedores pela opção F11 – Relatório Básico:

Geração dos Títulos

Pesquisas => Comissão dos Vendedores => Comissões Liberadas dos Vendedores => F9 – Gerar Títulos

Esta ferramenta abrirá a tela para que seja gerado os títulos para efetuar o pagamento das comissões aos vendedores, conforme pode ser visto:

Caso seja necessário, o usuário deverá efetuar  a conferência da somatória dos valores para cada vendedor e execute os ajustes necessários, conforme tipo de documento e portador. Após, finalize o processo através da opçãoF5 – Gravar, onde serão gerados os títulos que poderão ser consultados na tela F8 – Títulos (UCOM080 – Títulos).

Para maiores informações sobre a tela de comissões liberadas consulte o manual
45_Capítulo_Comissões.