Command Perfect

Este documento têm como objetivo auxiliar na conferência das informações e valores apresentados no Mapa de Performance de Visitas.

Este relatório possibilitará ao gestor, mensurar os resultados comerciais relacionando os dados de visitas e contatos do vendedor com os pedidos, ou seja, ações comerciais, sejam elas não faturadas, faturadas ou com itens perdidos (canceladas).

Relatórios => Faturamento => Mapa de Performance de Visitas.

REL1197

Como conferir os dados:

CLIENTES

  • Carteira: Realiza a contagem de todas as pessoas, cujo o código do vendedor da Ação Comercial, seja igual ao código do vendedor vinculado no cadastro na pessoa.Como conferir:Na tela de Pessoas, o usuário deverá filtrar os cadastros ativos e inativos, selecionando o vendedor.
    Desta forma, para efetuar a contagem da quantidade de cadastros, é necessário exportar a tela de Pessoas para o Excel, através do seguinte caminho:Cadastros => Pessoas => menu Outros => Exportar Dados para Excel.

  • Carteira (ativo): Realiza a contagem de todas as pessoas, cujo o código do vendedor seja igual ao código do vendedor da pessoa, onde exista Ação Comercial para a pessoa, no período informado na tela e que o Tipo de Ação Comercial considere VENDA.Como conferir:
    Na tela de Pessoas, filtrar pelo vendedor, e após, utilizar a opção de Pesquisa Personalizada, através do seguinte caminho:Cadastros => Pessoas => Pesquisas => Pesquisa Personalizada => Pesquisa Avançada => Abrir Pesquisas Pré-Configuradas => selecionar PESQ_CARTEIRA_ATIVO_MAP_PERFORMACE_VISITA.Obs.: Caso não localize a pesquisa, o usuário deverá entrar em contato com o Departamento de Suporte Command Perfect.

  • :I_EMP: Informar a empresa que será considerada a venda para a pessoa.
  • :I_DIAS: Informar o número de dias, considerado no relatório.
  • :D_FIN: Informar a data final, conforme data final de emissão do relatório.

Em seguida, é necessário aplicar o filtro, e exportar a tela de Pessoas para o Excel, para contagem da quantidade de registros.

Outros => Exportar Dados para Excel.

  • Não- Visitados: Realiza a contagem de todas as pessoas, do vendedor, onde NÃO exista compromisso agendado na agenda de compromissos, para o período informado na tela, em que a pessoa da Ação Comercial seja a mesma pessoa do agendamento, que o tipo de agendamento seja ‘COMERCIAL’ e que o mesmo esteja realizado.Como conferir:
     Na tela de Ações Comerciais aba “Agenda de Compromissos”, ou na Agenda de Compromissos do CRM, filtrar pelo período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos número de dias), somente situação “Realizado”, tipo de agendamento “Comercial”, e funcionário (cadastro do funcionário vinculado ao vendedor).

    Em seguida, verificar quantas pessoas possuem agendamentos. Para isto, utilizamos a Tabela Dinâmica do Excel.Obs.: Verificar a quantidade de pessoas, e não a quantidade de registros de agendamentos, pois pode haver mais de um agendamento para a mesma pessoa.

    Para encontrar a quantidade de pessoas não visitados, após efetuar como orientado acima, efetuar o seguinte cálculo: Carteira – Qtd. de pessoas com agendamento.

QUANTIDADE DE VISITAS REALIZADAS

  • Sem Pedido: Realiza a contagem de todas as visitas na agendas de compromisso, cuja visita tenha sido efetuada no período informado, que esteja como REALIZADA, do tipo de agendamento ‘COMERCIAL’ e onde NÃO exista Ação Comercial. Que o tipo de documento na visita seja ‘AC’, que o ID (identificador) do documento na visita seja o Código da Ação Comercial e que o Tipo de Ação Comercial considera venda.Como conferir:
    Na tela de Ações Comerciais, aba “Agenda de Compromissos”, ou Agenda de Compromissos do CRM, filtrar pelo período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos número de dias), somente situação “Realizado” e tipo de agendamento “Comercial”, e funcionário vinculado ao vendedor.

    Caso possua poucos registros, o usuário poderá contar na tela, quantas pessoas (não quantos registros) possuem na coluna “Tipo Doc. Origem” informação diferente de “AC”.
    Caso a opção acima não seja viável, o usuário deverá exportar os dados para o Excel, através do caminho:

    Ações comerciais => aba Agenda de Compromissos => botão contrário do mouse “Exportar Dados para Excel” => Exportar colunas de Nome/ Nome Fantasia e Tipo documento de origem.

    Utilizando a opção de filtro ou tabela dinâmica no Excel, pode-se verificar se existem agendamentos que não sejam do tipo “AC”.

  • Nº Pedido: Realiza a contagem de todas as visitas na Agenda de Compromissos, cuja Ação Comercial tenha sido cadastrada no período informado na tela, do vendedor que seja também o vendedor informado na AC, onde o compromisso esteja REALIZADO, que o tipo de agendamento seja ‘COMERCIAL’ e onde EXISTA Ação Comercial, que o tipo de documento na visita seja ‘AC’, que o ID (identificador) do documento na visita seja o código da AC e que o Tipo de Ação Comercial considera venda.

    Como conferir:
    A conferência ocorre da mesma forma que no campo anterior, porém ao utilizar a tabela dinâmica ou filtros no Excel, deve-se buscar os registros que sejam do tipo “AC”. Quando existem mais um agendamento para a mesma Ação Comercial, o sistema considera apenas como 1.

  • Nº Pedidos Cancelados: Realiza a contagem de todas as visitas da Agenda de Compromissos, cuja Ação Comercial tenha sido cadastrada no período informado, que o vendedor seja igual ao vendedor da AC, onde o compromisso esteja REALIZADO, que o tipo de agendamento seja ‘COMERCIAL’, que o Tipo de Ação Comercial considera venda, onde exista itens perdidos para a AC em questão.Como conferir:
    Na tela de Ações Comerciais, o usuário deverá efetuar o filtro por período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos o número de dias), empresa, e Tipos de Ações Comerciais que consideram como venda. Para verificar quais ações comerciais consideram venda, o usuário deve acessar: Ações comerciais => Tipo de Ação Comercial => Considera venda ou compra “sim”.

    Em seguida, emitir o relatório REL0975 –  Análise de Itens Perdidos, através do caminho:

    Cadastros => Ações Comerciais => Relatórios => Relação das Ações comerciais => Análise de Itens Perdidos => selecionar o período e empresa.

    O relatório listará os itens perdidos de todas as ações comerciais listadas, sendo assim, para filtrar apenas de um vendedor, ou vendedores específicos, basta exportar para o Excel e utilizar a opção de filtros.
    O número de pedidos cancelados, será a quantidade de ações comerciais do vendedor selecionado, no relatório.

  • Nº Pedidos Faturados: Realiza a contagem de todas as visitas da Agenda de Compromissos, onde exista Nota Fiscal para a Ação Comercial, que a nota fiscal tenha sido emitida dentro do período, que o vendedor do relatório seja o vendedor da AC, onde o compromisso esteja REALIZADO, que o tipo de agendamento seja ‘COMERCIAL’, que a natureza de operação da nota SOMA FATURAMENTO e que o tipo do pedido considera venda.

    Como conferir:
    Na tela de Ações Comerciais, efetuar o filtro por período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos o número de dias), empresa, e Tipo de Ações Comerciais que consideram como venda.

    Em outro executável, seguimos até a tela de Ações Comerciais na aba Agenda de Compromissos, e efetuamos o seguinte filtro: período, empresa, funcionário vinculado ao vendedor, tipo de agendamento “Comercial” e Situação “Realizado”. De acordo com a pesquisa na tela de Agenda de Compromissos, identificamos através do código da AC, quantos compromissos com Tipo de documento “AC”, possuíam faturamento dentro da pesquisa efetuada na tela de Ações Comerciais.

    Obs.: O código da AC na tela de Agenda de Compromissos estará na coluna “Tipo Doc. Origem”.

VALORES DOS PEDIDOS

  • Pedido: Realiza a soma do valor total líquido de todas as Ações Comerciais, no período, em que o vendedor seja igual ao vendedor da AC e que o Tipo de Ação Comercial considera venda.Como conferir:
    Na tela de Ações Comerciais, filtrar pelo período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos o número de dias), empresa, somente ações comerciais que considera como venda, por vendedor.
    O valor dos pedidos, será o valor líquido listado na totalização da tela.

  • Pedidos Cancelados: Realiza o seguinte cálculo: Quantidade dos Itens Perdidos * Valor Unitário Líquido do Item Perdido,  de todos os pedidos onde tenha itens perdidos, cuja Ação Comercial possua data de cadastro entre o período informado na tela, vendedor do relatório seja igual ao código do vendedor da AC, que o tipo item perdido (perdido ou excluído) seja igual a ‘P’ (‘Perdido’) e que o Tipo de Ação Comercial considera venda.

    Como conferir:
    Através do filtro efetuado para verificação do campo anterior, emitir o Relatório de Análise de Itens Perdidos, através do caminho:

    Cadastros => Ações Comerciais => Relatórios => Relação das Ações comerciais => Análise de Itens Perdidos.O valor de pedidos cancelados, será a soma dos itens perdidos, de acordo com os vendedores do relatório de Mapa de Performance de visitas.

  • Pedidos Faturados: Realiza soma do total da nota das notas tenham a data entre o período informado na tela, o vendedor do relatório seja igual ao vendedor da nota, que a nota não esteja cancelada e seja do tipo Saída, que a natureza de operação seja soma de faturamento e que o Tipo de Ação Comercial considera venda.

    Como conferir:
    Na tela de Pesquisas de Notas Fiscais: Pesquisas => Notas Fiscais, filtrar pelo período (a data inicial do período será a data final do relatório menos número de dias) e vendedor selecionado no relatório. Filtrar apenas naturezas de operação que consideram como venda, e notas fiscais não canceladas:

    O valor de Pedidos Faturados deverá ser o valor que consta na tela, no campo de totalizações “Valor Total”.

TICKET

  • Médio Sobre Pedido: 
    Realiza o seguinte cálculo:

    A := soma o valor total líquido de todos os pedidos
    B := realiza a contagem dos pedidos
    Resultado := (A / B);

    onde as Ações Comerciais possuam data de cadastro entre o período informado na tela, o vendedor seja o mesmo vendedor da Ação Comercial, e que o Tipo de Ação Comercial considere venda.

    Como conferir:
    Na tela de Ações Comerciais, filtrar pelo período (data final de emissão do relatório menos o número de dias), empresa, vendedor, e Tipos de Ações Comerciais que consideram como venda.

    Em seguida, exportar a tela de Ações Comerciais para o Excel, para identificar a quantidade de ações, através do caminho: Cadastros => Ações Comerciais => menu “Outros” => Exportar Dados para Excel.

    Após, efetuar o seguinte cálculo: Vlr. Total Líquido de todas as ações comerciais (é o valor que consta no campo Pedido, do relatório) / Qtd. de Ações Comerciais (verificado na planilha exportada).

  • Médio Sobre Faturamento: 
    Realiza o seguinte cálculo:

    A := soma o valor total da nota considerando todos os registros de nota.
    B := realiza a contagem das notas.
    Resultado := (A / B);

    Onde as notas tenha a data entre o período informado na tela, o vendedor seja igual vendedor da nota, que a nota não esteja cancelada, que a nota seja do tipo Saída, que a natureza de operação seja some no faturamento (Considere como venda e compra) e que o tipo da Ação Comercial considere venda.

    Como conferir:
    Na tela de Pesquisas de Notas Fiscais, filtrar pelo período (data final de emissão do relatório menos o número de dias) e vendedor, somente natureza de operação que considera como venda e notas não canceladas.

    O total de notas será listado na grid de Totalizações, na parte inferior direita da tela.

    Em seguida, efetuar o seguinte cálculo: Vlr. total da notas fiscais do período (é o valor que consta no campo “Pedidos Faturados” do relatório) / Qtd. de notas fiscais (verificado pela tela de Pesquisas de Notas Fiscais).

VISITAS AGENDADAS

  • Sim: Realiza a contagem de todas as pessoas, onde o vendedor da pessoa seja igual ao vendedor que está sendo conferido e que exista agendamento de compromisso (visitas) para a pessoa, que o tipo de agendamento seja ‘COMERCIAL’, que não esteja realizado e que a data do agendamento seja maior que a data final do relatório.

    Como conferir:
    Na tela de agendamento de compromissos (Cadastros  => Ações comerciais => aba “Agenda de Compromissos” ou CRM => Agenda de Compromissos), filtrar por situação “Aberto”, tipo de agendamento “Comercial”, e período com data maior que a data final de emissão do relatório.

  • Não: Realiza a contagem de todas as pessoas, onde o código do vendedor na pessoa seja igual ao código do vendedor em questão e que NÃO exista agendamento de compromisso (visitas) para a pessoa em questão, que o tipo de agendamento seja ‘COMERCIAL’ e que a data da agenda seja maior que a data final informada na tela.Como conferir:Para conferência, efetuar o seguinte cálculo: Visitas agendadas “Sim” menos a quantidade de clientes em carteira.

Ciclo de Entrega

  • Prazo Médio: Realiza a média (Data da Nota – Data do Pedido) de todas as pessoas cuja a pessoa em questão seja a pessoa do pedido e que tenha nota para o pedido, onde tenha pedido entre a data informada na tela, onde o vendedor em questão seja o vendedor do pedido, que a nota não seja cancelada, que a nota seja do tipo Saída, que a natureza de operação seja soma de faturamento  e que o tipo do pedido considera venda.Como conferir:
    Filtrar na tela de Ações Comerciais, pelo período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos o número de dias), vendedor, status “Faturado” e empresa.


    Após, efetuar pesquisa personalizada na tela de Ações Comerciais (Cadastros => Ações Comerciais => Pesquisas => Pesquisa Personalizada => Pesquisa Avançada => Abrir Pesquisa Pré configurada => AC_PRAZO_MEDIO_MAP_PERFORMANCE_VISITA).
    Em seguida, exportar para o Excel a data da AC e número da nota.
    Filtrar na tela de Pesquisas de Notas Fiscais, pelo período (a data inicial do período será a data final de emissão do relatório menos o número de dias), vendedor,  empresa, e natureza de operação que considera venda e notas não canceladas.

    Após, efetuar pesquisa personalizada na tela de Pesquisas de Notas Fiscais (Pesquisas => Notas Fiscais => Pesquisas => Pesquisa Personalizada => Pesquisa Avançada => Abrir Pesquisa Pré configurada => NF_PRAZO_MEDIO_MAP_PERFORMANCE_VISITA).
    Em seguida, exportar para o Excel a data e número da nota.
    Montar no Excel, formula conforme segue
    DATA DA NOTA – DATA DA AC.
    Somar todos os resultados, e dividir pela quantidade de notas.