Consultas e Menu da Tela de Pedido de Compra

Gestão de Compras

Pedido de Compra

Consultas Disponíveis na Tela de Pedido de Compra

Opções de Consulta

Empresa Período / Empresa Período e Pessoa / Empresa Período e Número
Fornecedor / Empresa e Número Pedido / Empresa, Período e Produto.

Filtrar situação

Filtrar pela data

Define se a data informada no período de consulta será a do pedido ou de previsão de entrega (geral)

 

Filtrar

Filtra somente os Pedidos Abertos, Baixados parcial ou Totalmente Baixados

Totalizações

Total valor de compra / Total pedido / Total a receber

Abas inferiores da Tela de Pedido de Compras

  • Itens do Pedido de Compra: Esta aba exibe os itens inseridos no pedido de compras, com diversas informações, como: código, descrição, quantidade, valor unitário, valor total valor da compra, custo contábil, e etc.
  • Obs.: Esta aba exibirá as observações inseridas no pedido, na aba "Observações do Pedido".
  • Hist. Rel.: Esta aba exibirá o histórico de relacionamentos do pedido de compras, listando o contato, data e hora e observações inseridas referente ao contato efetuado.
  • Situação Financeira: Esta aba exibirá a situação financeira dos títulos gerados pelo Pedido de Compras, de acordo com a condição de pagamento inseridas, listando o valor principal dos títulos, valor baixado, valor de saldo, nota fiscal e data da nota.
  • Antecipações Financeiras: Esta aba exibirá as antecipações cadastradas para o fornecedor do Pedido de Compras.
    As antecipações cadastradas em outras empresas serão listadas em branco, as antecipações da mesma empresa que o pedido serão listadas em amarelo e as vinculadas com o pedido em questão serão destacadas em azul. Também é possível visualizar o valor total das antecipações, da posição financeira das antecipações e ainda o valor já baixado das mesmas.
  • Assinaturas: Esta aba exibirá as solicitações de assinatura vinculadas ao Pedido de Compras.
    Para maiores informações referentes a ferramenta de Assinatura no pedido de Compras, consultar módulo "Controle de Assinaturas - Compras".
  • Recados: Esta aba exibirá os recados enviados a partir do Pedido de Compras selecionado na tela, listando o usuário, data e hora e assunto do recado.

Barras de Menu

Ferramentas

  • Agregar outro pedido de compra a este: esta opção permite agregar um pedido de compra a outro.
    O pedido origem ficará sem os produtos e os itens serão adicionados no pedido destino. O sistema adiciona de forma automática uma observação no pedido de compra.
    Obs. Esta opção estará dentro em breve sendo considerada obsoleta, a recomendação é que utilize a baixa de múltiplos pedidos.
  • Copiar este pedido de compra para outra empresa: permite efetuar a cópia do pedido de compra para outra empresa, com a opção de copiar todos os itens ou apenas os pendentes no Pedido de Compra.
  • Descartar itens pendentes e fechar pedido: esta opção poderá ser utilizada quando existem itens pendentes para o pedido de compra e esta quantidade não será mais entregue. Com esta funcionalidade, o Sistema retira o saldo dos itens e “fecha” o pedido de compra. Poderá ser utilizada quando a quantidade restante é pequena e não será mais enviada pelo fornecedor, ou quando o produto solicitado saiu de linha e não terá mais reposição no fornecedor.
  • Retotalizar Quantidades do Pedido de Compra: através desta ferramenta é possível retotalizar os pedidos de compras para que as quantidades sejam atualizadas, caso existam pedidos com quantidades inconsistentes. Esta situação pode ocorrer quando existem muitas alterações no pedido de compras, ou muitas baixas parciais, por exemplo.
  • Notificar o usuário ao baixar o pedido de compra: esta opção define se o usuário receberá as notificação automática ao baixar o pedido de compra.
    Para que a notificação efetivamente ocorra, é necessário que a Mensagem Automática "Baixa de Pedido de Compra" esteja configurada para o usuário.
    Para cadastrar mensagens automáticas para usuário, seguir o caminho:
    Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de uso geral => Mensagens automáticas para Usuários.
  • Retotalizar Pedidos Inconsistentes: através desta ferramenta é possível retotalizar os pedidos para que os valores sejam atualizados, caso haja pedidos com valores inconsistentes. Esta situação pode ocorrer quando existem muitas alterações no pedido de compras, ou muitas baixas parciais, por exemplo.
  • Campos obrigatórios: Permite que o usuário defina outros campos como obrigatórios, além dos campos obrigatórios padrão.
    Além da liberação de senha de Áreas Restritas, é necessário que o usuário possua a permissão FER017.
  • Dar ciência de compra: através desta opção, o gestor do departamento de compras, ou responsável pela liberação das compras na empresa, poderá dar a ciência de compra. Esta ferramenta facilita aos compradores visualizar os pedidos de compras que já foram analisados pelos gestores.
  • Cancelar solicitação de Ciência de Compra: cancela a ciência de compras do Pedido de compras.
  • Voltar para digitação: estorna o status do Pedido de Compras confirmado, para "em digitação".
    É necessário que o usuário possua a permissão EST1185.
  • Envia recado do Pedido de Compra: Permite que seja enviado um recado do pedido de compras, para um ou mais usuários.

Workflow

Este menu estará disponível caso a ferramenta de Workflow para Pedido de Compra esteja habilitada, na propriedade PAR_USAWORKFLOWPEDIDOCOMPRA.

  • Controle de Status do Pedido de Compra: através desta opção, o usuário poderá alterar o status de Workflow do Pedido de Compras.
    Ainda nesta tela, caso o usuário possua a permissão EST1095, com o botão contrário do mouse, poderá alterar o status de workflow do pedido de compras, como Super Usuário. Ou seja, poderá alterar para qualquer status, sem que necessariamente possua o cadastro das transições destes, ou sem que seja seguido o fluxo de transições cadastradas no sistema.
  • Pesquisa do Histórico do Status do Pedido de Compra: Permite que o usuário visualize o histórico de transições de status do Workflow do Pedido de Compras selecionado, bem como datas e horário de entrada e saída no status, e o usuário que efetuou a transição.
  • Pesquisa do Histórico de Notificações Enviadas: Permite que o usuário visualize o histórico de notificações enviadas aos usuários capacitados, referente a alterações do status do workflow do pedido de compras.
    Para maiores informações, consulte o módulo "Workflow".

Relatórios

  • Pedido de compra via e-mail: permite o envio do pedido de compra via e-mail, em modelo PDF.
  • Emitir Pedido de Compra modo texto: Emite um relatório de Pedido de Compra em modo texto.
  • Produtos pendentes do pedido de compra: Emite o relatório REL1300, onde o usuário poderá visualizar os produtos pendentes de baixa no pedido de compras selecionado, bem como as quantidades dos mesmos.
    É necessário possuir a permissão REL1300.

    REL1300
     
  • Relatório de situação financeira dos pedidos de compra: Emite o relatório REL0112, que permite que o usuário visualize a situação financeira dos pedidos de compra filtrados na tela.É necessária a permissão REL0112.
    REL0112
     
  • Relação de pedidos de compras por condição de pagamento: Emite no relatório REL0023, uma relação de quantidade e valor dos pedidos de compra, listando por condição de pagamento.É necessária a permissão REL0023.
    REL0023
     
  • Acompanhamento dos pedidos de compra: Será aberta a tela Ucom758- Acompanhamento dos pedidos de compra, onde o usuário poderá visualizar as informações dos pedidos de compras filtrados na tela, listando as informações por itens na parte superior da tela, e na parte inferior as informações de Baixas do Pedido de Compras.Ainda nesta tela, o usuário poderá emitir o relatório REL1343, onde poderá visualizar as informações da tela, detalhadamente.É necessário a permissão REL1343.
    REL1343

Pesquisas

  • Mostrar relacionamento com Ação Comercial: através desta opção é possível analisar a integração do comercial com o pedido de compra. Será listado a ação comercial, os itens e os pedidos gerados para cada item (utilizado quando o pedido de compra foi gerado por uma ação comercial).
     
  • Anexos do Pedido de Compras: Caso a empresa possua o banco ControlDoc configurado, será possível inserir/ visualizar/ remover/ editar/ alterar e excluir anexos no Pedido de Compras, através desta opção.
  • Consultar itens dos pedidos pesquisados: esta opção lista todos os itens de todos os pedidos de compras pesquisados na tela, apresentando itens com ou sem saldo maior que zero de acordo com a seleção nas opções de consulta, e possibilitando exportar os itens listados para uma planilha do Excel. Para utilizar essa consulta, é necessária a permissão EST1017. 
  • Pesquisa Personalizada: Permite que seja efetuada uma pesquisa personalizada na Tela de Pedido de Compras.

Complementos

  • Agendar compromisso à pessoa deste pedido: esta opção permite gerar um compromisso do usuário para com o fornecedor do pedido de compra ou ainda, poderá ser utilizado para registrar os contatos realizados com o fornecedor.
  • Antecipações financeiras: permite consultar ou adicionar antecipações financeiras para o pedido de compra.
  • Alterar Status do Controle de Custo do Pedido de Compra: está opção permite a compra do produto de acordo com o percentual aplicado sobre o valor em relação com seu custo.
    • Não controla variação de custo: não controlará a variação de custo.
    • Controla variação de custo: controlará a variação de custo, buscando os percentuais do cadastro de produto, e caso não encontre, buscará no cadastro de empresas.
    • Custo do Movimento do estoque idêntico ao Pedido de Compra: o custo deverá estar idêntico com o movimento do estoque.A configuração referente ao controle de variação de custo, poderá ser efetuada por empresa ou por produto. Para maiores informações, consulte o módulo "Cadastro de Produtos".
  • Excluir previsões financeiras geradas por este pedido de compra: esta opção exclui as previsões financeiras geradas para o pedido de compra.
    Caso o parâmetro "Usa Previsão Financeira " estiver habilitado, o sistema adicionará uma previsão financeira vinculada ao pedido de compra, levando em consideração a condição de pagamento e a data de previsão de entrega, onde ao baixar o pedido de compras, o sistema alterará a previsão financeira para título a pagar.

    Configurações => Parâmetros do Sistema => aba Financeiro => Usa Previsão Financeira.
  • Criar cálculo do imposto para os pedidos de compras filtrados: esta opção cria os cálculos do imposto para os pedidos de compras filtrados, de acordo com o Regime Tributário da empresa e do fornecedor.

Atalhos

  • Pessoas / Produtos

Outros

  • Ordenar Itens/ Configurações de tela / Visualizar log do registro selecionado / Exportar Dados para o Excel / Selecionar linha inteira.

Outros relatórios disponíveis

  • Fornecedores do Produto: Este relatório lista todos os fornecedores do produto selecionado, a quantidade, valor e impostos.Tela principal do Sistema => Cadastro => Produtos => Relatórios => Fornecedores do Produto.É necessária a permissão REL1271.

  • Produtos com saldo de compra: Emite o relatório dos produtos que possuem um pedido de compra em aberto e que possua produto com saldo restante maior que zero.
    Tela principal do Sistema=> Cadastro => Produtos => Relatórios => Relatório de produtos com saldo de compra maior que zero.É necessária a permissão REL0631.
    REL0631
  • Compras por período: Este relatório lista todas as entradas efetuadas no período com naturezas configuradas para considerar como compra, e faz um resumo das CFOP dos itens, caso tenha movimentação com CFOP diferentes.
    Tela principal do Sistema => Relatórios => Estoque => Compras por período É necessária a permissão REL0071
    REL0071.
     
  • Compras por itens: Será aberta a tela Ucom459 com todos os itens que foram comprados no período, listando a quantidade, valor e imposto por cada item.
    Tela principal do Sistema => Relatórios => Estoque => Compras por itens.
    Para emissão do relatório, é necessário possuir a permissão REL0110.



    REL0110
     
  • Resumo de compras: Este relatório lista um resumo de compras, podendo filtrar por tipo de Compras e Devoluções, além das opções de consultas disponíveis na tela. É necessária a permissão REL0800, para emissão do relatório.

    Tela principal do Sistema => Pesquisa => Resumo de Compras
    REL0800.