Command Perfect

É um conjunto de contas pré estabelecidos que norteiam os atos e fatos contábeis ocorridos diariamente em uma empresa, auxiliando na elaboração de estruturas das demonstrações  e relatórios contábeis. Tem como objetivos  principais  conduzir as operações contábeis e atender as necessidades, respeitando as normas e legislações estabelecidas e impostas para a estrutura.

Permissões

CTB007  – Permissão para editar/acessar o plano de contas
CTB008 – Permissão para confirmar um plano de contas cujo se encontra aberto ou manutenção
CTB009 –  Permissão para reabrir um plano de contas cujo está fechado
CTB025– Para incluir e cadastrar uma nova conta contábil
CTB057– Para ter acesso ao visão dentro do plano de contas
CTB056 – Permissão referente ao agrupamento de contas contábeis do plano de contas
REL0791 – Permissão para a emissão do relatório do plano de contas no F11 relatório
CTB087 – Equivalência entre plano de contas subsequentes

Módulo Contabilidade => tela principal (F2 novo) ou

Módulo Contabilidade => Cadastros => Plano de Contas

 

  • F2- Novo: Permite criar  Plano de Contas
  • F3- Alterar: Possibilita a alteração de descrição  do plano de contas, inclusão e exclusão de empresas do plano, para isso é necessário que o mesmo esteja com o status diferente de confirmado, caso não será necessário reabri-lo
  • F4- Excluir: Permite a exclusão do plano de contas desde que não tenha nenhum registro  contábil vinculado;

Obs.: O plano de Contas não permite inativação, uma vez cadastrado sempre terá o registro na tela, se necessário o sistema possibilita cadastrar um plano de contas para cada exercício;

  • F5- Itens: Permite acessar o cadastro das contas do Plano de Contas
  • F6- Confirmar: Permite Confirmar o Plano de Contas que está no status de Aberto ou Manutenção, para ser utilizado diariamente.
  • F7- Reabrir: Reabre o plano de contas  já confirmado para manutenções, porém este processo só é possível caso os períodos Contábeis vinculados a este estejam reabertos.
  • F8- Visões: Permite Configurar Relatórios Personalizados. ( Para acessar o tópico especifico sobre o Visão, clique aqui)

F11- Relatório: Emite o relatório do Plano de Contas que permite visualizar, a estrutura.

Obs.: Ao selecionar a opção para emitir o relatório, é possível selecionar a opção ”Mostrar Plano de Contas Referencial”, onde permite visualizar a estrutura do plano e as contas referenciais abaixo de cada conta, e ainda permite definir a “numeração para as páginas do relatório” pensando em algumas normas, entrega de documentação onde precisa definir a numeração das páginas. EX. entrega de livros fiscais

  • Funções do Botão Contrário do Mouse na tela Uctb005- Plano de Contas

  • Exportar para Excel: Permite exportar o Plano de Contas selecionado para Excel
  • Visualizar Logs do Plano de Contas Selecionado: É possível visualizar os logs de alteração que o plano de contas selecionado teve
  • Criar Cópia do Plano de Contas Selecionado: Permite criar cópia do plano de contas selecionado. Essa opção deve ser utilizada quando o plano utilizado será feito modificações drásticas, ou precisa apenas mudar o plano de contas para o exercício seguinte para não ter a necessidade de reabrir vários períodos anteriores caso precisa fazer alguma alteração no plano contas como por exemplo, usar centro de resultado, usar saldo por pessoa, ou mudar a natureza da conta, excluir uma conta para o próximo exercício).

  • Equivalência entre plano de contas subsequente: Essa ferramenta serva para vincular uma conta contábil do plano X para o plano Y, caso mude o plano de contas de um exercício para o outro, ou dentro do exercício. Pois assim o sistema levará os registros da conta de origem para a conta destino

Como o plano de contas 10032 foi a copia do plano de contas 8, ao incluir o plano de contas 8 o sistema já faz o vinculo de uma conta de origem para a destino automaticamente, sendo possível o usuário mudar qual será a conta destino normalmente

Se o plano de contas 10032 fosse um plano cadastrado de forma manual o sistema não fará esse vinculo automaticamente, sendo necessário o usuário vincular a conta destino uma a uma, e o sistema não permitira incluir a conta de destino mais de uma vez

Botões da tela

  • F5-Gravar: Gravar a equivalência dos planos de contas
  • F6-Cancelar: Cancelar o processo da equivalência dos planos de contas, ou seja, não será salva a equivalência
  • F4-Excluir: Excluir a equivalência já salva
  • F7-Confirmar: Confirmar a equivalência, a equivalência pode ser salva sem confirmação. A confirmação será necessário para o usuário alterar o plano de contas da empresa no exercício contábil.
  • F8-Reabir: Reabrir a equivalência já confirmada.

Configurações da Tela: Possibilita salvar e restaurar as configurações da tela.

Como Montar o Plano de Contas no sistema

É possível montar o plano de contas no sistema utilizando os seguintes caminhos:

Módulo Contabilidade => F2 => F2- Novo (para nova estrutura)

ou

Modulo Contabilidade => Cadastros => Plano de Contas => F2- Novo (para nova estrutura)

Campos para Preenchimento

  • Código: Campo bloqueado para edição pois, o sistema gera automaticamente conforme cadastro;
  • Descrição: Definido pelo usuário um nome para o plano de contas;
  • Máscara: Será definido a estrutura do plano de contas, onde os níveis serão separados por pontuações, o último nível representará as contas de lançamentos e os demais totalizações. Este campo só aceita o digito 9 para montagem da estrutura ( Ex: 9.9.9.99.999)
  • Status: Campo bloqueado para edição, pois o sistema define o comportamento automaticamente:
    • Aberto: Será selecionado automaticamente ao montar uma nova estrutura plano de contas;
    • Manutenção: será selecionado quando, um plano de contas já existente por alguma razão for reaberto para manutenção;
    • Confirmado: o plano de contas passa a assumir este status  quando a estrutura do plano de contas já está sendo utilizada diariamente;

Obs.: Caso o Plano de Contas esteja no status de Manutenção ou Aberto, os registros contábeis não serão cadastrados no diário;

  • Empresas: Define o vínculo do plano de contas com a empresa escolhida pelo usuário, podendo utilizar o mesmo plano de contas para mais de uma empresa se necessário.

Para incluir empresas => F2- Novo => Inclui a empresa => TAB para atualizar => ESC para finalizar

Contas no Plano de Contas

Módulo Contabilidade => F2 =>F5- Itens

ou

Módulo Contabilidade => Cadastros => Plano de Contas => F5- Itens


Abrirá a tela Uctb007- Itens do Plano de Contas

Botões Padrão da Tela Uctb007-Itens do Plano de Contas 

  • F2- Novo: Permite criar nova conta;
  • F3- Alterar: Permite realizar alterações em conta já cadastrada, quando o plano de contas estiver no status de aberto ou manutenção;
  • F4- Excluir: Permite excluir as contas que não possuem vínculo com registros contábeis;
  • F6- Editar Hierarquia: Permite alterar a colocação da conta dentro do Plano de contas. Essa função só permite alterar a hierarquia das contas contábeis que se encontra dentro do mesmo grupo . Ex: contas do grupo 1 só permite alterar a hierarquia dentro do grupo 1, caso queira alterar a contado grupo 1 para o grupo 2, o sistema não permitirá devido a conta pai, pertencer ao grupo 1. Porém caso queira alterar o grupo deve-se alterar a conta pai informada dentro do cadastro da manutenção de itens
  • F10- Visualizar: Permite somente visualizar a situação da conta;

Opções de Consulta da tela

  • Desc.. Conta Contábil: Permite consultar pelo nome da conta
  • Cód. Item: Permite consultar a conta pelo seu código, onde a informação é encontrada na coluna item
  • Cód. Conta Contábil: Permite consultar a conta por código da conta contábil informado no cadastro
  • Personalizada: Permite ao usuário determinar a consulta
  • Filtro: Por tipo de contas Totalizadora e Tipo Lançamento
  • Filtro para visão DRE: Não mostrar contas dos grupos 1,2, que grupos que não pertencem a DRE, que são configurados na propriedade PAR_GRUPO_CONT_NAO_PERTENCEM_DRE e Itens de plano sem conta referencial da DRE, que são as contas contábeis que não tem vínculo com o visão DRE

 

Novos Cadastros de contas na Estrutura do Plano de Contas

F5- Itens => F2- Novo (para incluir nova conta)

 

Campos para Preenchimento:

  • Plano de Contas: Código é gerado automaticamente;
  • Tipo de Conta: Definirá se a conta será totalizadora ou lançamento, o sistema irá olha para mascará informada no plano e para qual conta contábil está sendo criada, em qual nível a mesma pertencerá. Lembrando que o último nível da marcará será de lançamento as anteriores serão todas totalizadoras

  • Item: É gerado automaticamente obedecendo a sequência do banco de dados;
  • Classificação e Nível : Serão preenchidos de acordo com informações da conta pai;
  • Conta Contábil: Ao clicar com o ENTER no campo, abrirá a tela Uctb001- Contas Contábeis, possibilitando a seleção de contas já existentes ou a inclusão de novas;
  • Conta Pai: Para as contas contábeis que são totalizadora ou de lançamento pode ser informado uma conta pai. Ex possuo a conta contábil Disponível a conta pai é o Ativo outro exemplo Caixa 1 ( Lançamento) conta Pai Caixa geral ( totalizadora), pois cada lançamento que ocorrer no caixa 1 consequentemente alimentará as contas pai informada dentro de cada totalizadora

  • Conta Referencial: É preenchido de acordo com o plano de contas do governo, ao digitar 0 (zero) e clicar com o ENTER será apresentado o Plano de Contas do Governo, informação é obrigatória para as empresas que entregam o SPED CONTÁBIL;
  • Linha da visão DRE: Define a linha do visão que está vinculada essa conta;
  • Redutora: Define se a conta será do tipo redutora, com a opção marcada a conta terá o comportamento distinto a estrutura, se a conta em manutenção for uma conta que tem o comportamento de débito na estrutura ao marcar o comportamento será crédito. Obs.: só é possível marcar a opção quando a conta for de lançamento.( ex: contas de depreciações, devolução de mercadoria)
  • Usa Centro Resultado: Informação utilizada no controle de custo pois, permite separar e verificar qual centro gerou determinado custo processo é utilizado também para as despesas, facilitando nas distribuições de custo por produtos.
  • Saldo por Pessoa: É possível realizar implicitamente o controle de saldo de determinados itens do plano de contas (contas contábeis) por pessoa. Geralmente este recurso é utilizado em contas contábeis como DUPLICATAS A RECEBER,FORNECEDORES ou ADIANTAMENTO DE CLIENTES. Ao emitir os relatórios RAZÃO ou BALANCETE é possível marcar uma opção “Detalhar Saldos por pessoa”. O sistema emitirá o relatório detalhando o saldo da conta por pessoa, de forma que a soma dos saldos por pessoa totalize o saldo da conta. Este recurso permite controlar a informação em um plano de contas enxuto e ao mesmo tempo detalhando a informação por pessoa o que possibilita maior  segurança da informação, principalmente nos saldos financeiros
  • SPED Contábil: Exige a informação da Natureza da Conta.
  • 7- Empresas Específicas: Se o campo obter informação em branco, o sistema entenderá que a conta poderá ser utilizada por todas as empresas, caso tenha a empresa informada o sistema entenderá que somente a empresa informada poderá utilizar a conta

Atualização da Classificação e Nível:

Ao cadastrar nova conta  de lançamento, automaticamente o sistema informa a conta pai já cadastrada e consequentemente informa a classificação e nível:

Ex.: Ao cadastrar a Conta Ativo Circulante, o sistema buscou a conta pai já cadastrada e automaticamente informou a classificação e nível:

Atualização do Tipo de Conta

  • Totalizadora: Ao cadastrar o plano de contas, foi necessário realizar a definição dos níveis na configuração da máscara, sendo assim todas as contas configuradas antes de atingir o último nível terão o tipo de conta como totalizadora;
  • Lançamento: Após informar todas as contas totalizadoras, a conta que atingir o último nível configurado no plano de contas terá o tipo alterado para lançamento automaticamente;

No momento em que a conta em manutenção atualizar o tipo para lançamento, será habilitada uma nova opção ” Saldo por Pessoa”, onde pode ser marcada quando a conta for do tipo adiantamento, fornecedores, pois permite controlar qual o saldo devedor ou credor de cada pessoa para com a empresa.

 Alterações de cadastro das contas do Plano de Contas

Módulo Contabilidade => Cadastros => Plano de Contas => F5- Itens => F3- Alterar

Para realizar a alteração de contas no plano  é necessário que o status esteja diferente de confirmado, caso contrário será necessário a reabertura do plano de contas.

 Exclusões de cadastro das contas do Plano de Contas

Módulo Contabilidade => Cadastros => Plano de Contas => F5- Itens => F4- Excluir

Só é permitida a exclusão da conta, quando não houver vínculo do cadastro com outras tabelas. No caso de excluir um determinado grupo, o mesmo só ocorrerá se as contas de lançamento daquele grupo não houver movimentação de valores.


Ao selecionar a opção F6- Editar Hierarquia, será possível mudar as posições da conta no plano de contas, ou seja, a primeira (ATIVO) passara ser a segunda conta, onde a classificação de 1 passara a ser 2.


Ao clicar na seta para baixo, a conta selecionada mudará sua classificação e posição de 1 para 2