Lançamento Financeiro
Cadastro do Lançamento Financeiro
Cadastros => Lançamentos => F2 – novo
Campos para preenchimento:
- Empresa: Informar o código da empresa em que será realizado o lançamento financeiro do frotas.
- Usuário: Usuário que cadastrou o lançamento (usuário logado no sistema)
- Sequencia: código sugerido pelo sistema, para identificar o lançamento
- Status: Status atual do lançamento financeiro.
- Integração Mv. Estoque: Selecionar qual será o tipo de integração com a
movimentação de estoque, sendo que as opções são:- Entrada: Significa que ao ser confirmado o lançamento, será realizado uma movimentação de estoque de entrada no sistema e os títulos gerados serão do tipo a pagar;
- Saída: Ao confirmar o lançamento o sistema irá gerar automaticamente uma movimentação de estoque de saída.
- Nenhum: Não será gerada movimentação de estoque ao confirmar o lançamento e será gerado o título conforme selecionado na despesa do lançamento em que:
- o Fornecedor: O título gerado será pago ao fornecedor (ficará disponível na tela de títulos a pagar).
- o Vendedor: O título gerado será pago ao vendedor (ficará visível na tela de acerto de viagem do vendedor).
- Placa: Informar qual a placa do veículo que está vinculado ao lançamento.
- Motorista Padrão: Selecionar qual o motorista do veículo durante o lançamento financeiro. Por padrão o sistema preencherá inicialmente o campo com o motorista padrão definido no cadastro do veículo. Campo disponível apenas se o parâmetro usar frotas para garagem estiver = Não.
- Km Atual: Neste campo deve ser informada qual a quilometragem do veículo no momento do lançamento. O valor inicial sugerido será a quilometragem atual que consta no cadastro do veículo. Para alterar essa informação após gravado ou fechado é necessário possuir a permissão: UFRT127 – Permite alterar o KM atual do lançamento.
Na tela UFRT016 – Manutenção de lançamentos, existe um botão (cadeado) ao lado do KM atual, onde permite alteração, caso o usuário tenha a permissão acima. Caso o lançamento já esteja fechado, na tela UFRT015 – Pesquisa de lançamentos financeiros, existe a opção do botão contrário do mouse: Alterar Quilometragem do lançamento. - Pessoa: Inserir neste campo a pessoa do lançamento. Será esta a pessoa
utilizada nas movimentações de estoque e títulos gerados. - Vendedor: informar o vendedor correspondente ao lançamento financeiro. Campo fica disponível apenas se a propriedade PAR_USA_CONTROLE_DESP_VIAGEM estiver = S.
- Data: Informar a data do lançamento.
- Nr. Documento: Cadastrar um número de documento para o lançamento.
- Nr. de Controle: Campo disponível para adicionar um número de controle (será levado para o título gerado referente ao lançamento).
- Condição de Pagamento: Selecionar qual será a condição de pagamento
utilizada para o lançamento financeiro. - Cód. OS: Será apresentado nesse campo o código da ordem de serviço, que originou esse lançamento.
- Valor Total: Soma dos itens e produtos lançados
- Cód. Contrato: informar o código do contrato de terraplanagem (campo disponível apenas se a propriedade PAR_EMPRESA_TERRAPLANAGEM estiver = Sim)
Aba: Itens do lançamento
Cadastros => Lançamentos =>F2 – Novo ou F3 – Alterar => Aba Itens => F2 –
Novo ou F3 – Alterar
Campos para preenchimento
- Tipo Lancto.: Selecionar um dos tipos de lançamento previamente
cadastrados. - Tipo de Garantia: Mostra qual o tipo de garantia vinculado ao tipo de lançamento financeiro, não podendo ser alterado através desta tela.
- Valor: neste campo deve ser informado o valor do lançamento financeiro. Lembrando que este campo só poderá ser alterado quando o lançamento não possuir integração com movimentação de estoque, pois nas outras situações o valor do item será o total do valor dos produtos do lançamento.
- Nº. Km Garan: Informar neste campo qual a quantidade de quilômetros de
garantia referentes ao item do lançamento. (campo disponível apenas se a garantia for por KM) - Km. Limite Garan.: Este campo será automaticamente preenchido pelo
sistema com a quilometragem a ser alcançada para a garantia ser
totalmente utilizada. (campo disponível apenas se a garantia for por KM) - Nº. Dias Garan.: Informar quantos dias possui a garantia do lançamento. (campo disponível apenas se a garantia for por data)
- Data Limite Garan.: O sistema preencherá o campo automaticamente com a data em que a garantia expirará. (campo disponível apenas se a garantia for por data)
- Pagar Para: Definir se o lançamento será pago para o fornecedor ou para o vendedor.
Obs.: Este campo só permite alteração manual quando o lançamento não possuir integração com movimentações de estoque. - Estado: Informar o Estado em que foi realizado o lançamento.
- Cidade: Selecionar a cidade em que foi realizado o lançamento.
- Observações: Inserir observações para o item do lançamento financeiro.
Aba: Parcelas
Nesta aba é possível visualizar o número, valor e a previsão do vencimento das parcelas do lançamento.
Cadastros => Lançamentos =>F2 – Novo ou F3- Alterar =>Aba Parcelas
Aba Produtos do Lançamento
Esta aba só é visível quando o lançamento possuir integração com movimentação de estoque. Lista todos os itens do lançamento, permitindo que sejam adicionados produtos que compõe o valor de cada um dos itens.
Cadastros => Lançamentos =>F2 – Novo ou F3 – Alterar => Aba Produtos
Inclusão de produtos no lançamento financeiro
Cadastros => Lançamentos => F2 – Novo ou F3 – Alterar => Aba Produtos => Selecionar item => F2 – Inserir ou F3 – Alterar
Campos para preenchimento
- Código: Será preenchido automaticamente de forma sequencial pelo sistema.
- Lançamento: Será preenchido com o código do lançamento financeiro a que o item está sendo adicionado.
- Itens do Lançamento: Será preenchido com o código do item do lançamento vinculado com o produto.
- Empresa: Será preenchido automaticamente com o código da empresa do lançamento.
- Produto: Informar o código do produto que será adicionado ao lançamento.
- Natureza: Selecionar qual a natureza de operação que será utilizada.
- Qtd.: Informar qual a quantidade do produto que está sendo adicionado.
- Unit. Bruto: Informar o valor unitário bruto do item.
- Total Bruto: Será preenchido automaticamente e consiste no produto da multiplicação da quantidade do produto e do valor bruto unitário.
- Total Desc.: Inserir o valor total de desconto em reais.
- Total Líquido: Será preenchido automaticamente sendo o resultado do valor total bruto decrescido dos descontos.
- Unit. Líquido: Também será preenchido automaticamente e será consequência do valor total líquido dividido pela quantidade total de produto.
- Vlr. Contábil: Será listado o valor contábil do produto (considerando os impostos).
- Custo Contábil: Será informado o custo contábil do produto
- IPI: Informar o percentual de IPI.
- IPI2: Preencher o percentual de IPI2
- ICMS: Inserir o percentual de ICMS.
- PIS: Informar o percentual de PIS
- COFINS: Preencher com o percentual de COFINS.
Obs.: Os campos referentes a percentuais de impostos só podem ser editados quando a natureza de operação realiza o cálculo dos mesmos.
Aba Histórico
Nesta aba podem ser inseridas observações para o lançamento financeiro.
Cadastros => Lançamentos => F2 – Novo ou F3 – Alterar => Aba Histórico
Fechamento de um lançamento financeiro
Após gravar o lançamento financeiro, o status do mesmo será aberto, então ainda será possível realizar alterações no mesmo. Para que o título e a movimentação de estoque sejam gerados é necessário que seja realizado o fechamento do lançamento financeiro através do botão F7 – Fechar Lançamento.
Cadastros => Lançamentos => Selecionar Lançamento com Status Aberto => F7 –
Fechar Lançamento
Desta forma, o lançamento será seu status alterado para fechado, se será gerada a movimentação (caso possua integração com movimentação de estoque) e o título referente ao lançamento.
Obs.: A contabilização dos lançamentos financeiros, que ocorre apenas quando há integração com o módulo contabilidade, a data da contabilização será igual a data de emissão do lançamento e não a data de seu fechamento.
Cancelamento de lançamento financeiro
Também é possível realizar o cancelamento de lançamentos financeiros abertos
ou fechados.
- Cancelamento de um lançamento financeiro com status aberto ou fechado porém sem integração com movimentação de estoque
Para realizar o cancelamento de um lançamento financeiro aberto ou fechado, porém, sem integração com movimentação de estoque, é necessário apenas selecionar o lançamento que será cancelado solicitar o cancelamento do mesmo através do botão F8 – Cancelar e informar o motivo do cancelamento do lançamento.
Cadastros => Lançamentos =>Selecionar lançamento com => F8 – Cancelar
O sistema alertará que os títulos gerados serão apagados e se confirmada a mensagem será aberta a tela do motivo do cancelamento para que seja justificado o cancelamento do lançamento.
Após realizado o processo, o status do lançamento será alterado para cancelado e os títulos vinculados ao lançamento serão apagados.
Obs.: Vale lembrar que se os títulos possuírem baixas, será necessário antes fazer o cancelamento das Baixas.
- Cancelamento de um lançamento financeiro fechado e com integração com movimentação de estoque
Para realizar o cancelamento de um lançamento financeiro fechado e com integração com movimentação de estoque, é necessário que antes seja removido o vínculo entre a movimentação de estoque e o lançamento financeiro.
Obs.: É possível visualizar a movimentação de estoque gerada pelo lançamento ao alterar o cadastro do mesmo.
Este processo irá excluir a movimentação gerada automaticamente e assim será possível realizar o processo de cancelamento conforme explicado no tópico anterior.
Tela de pesquisa de lançamentos financeiros.
Opções de consulta disponíveis:
Empresa / Período / Veículo / Tipo de lançamento / Pessoa / Nr. de Controle / Personalizada
Status:
Aberto / Fechado / Cancelado
Seleção de datas:
Cadastro / Cancelamento / Fechamento
Relatórios:
- F10 – Lançamento:
Este relatório lista informações sobre um lançamento específico e seus tipos de lançamento com suas garantias e valores. Também é possível emitir linhas em branco caso seja necessário incluir informações manuais no relatório, porém, quando selecionada está opção o relatório não apresentará o cálculo do valor total.
Cadastros => Lançamentos => Selecionar lançamento => F10 – Lançamento
REL0131 (com linhas em branco)
REL0131 (sem linhas em branco)
- F11 – Relatório:
Este relatório tem como objetivo listar sequência, data, usuário do cadastro, veículo, pessoa do lançamento, número do documento e valor de cada um dos lançamentos listados na tela e também apresentar a totalização destes lançamentos.
Cadastros => Lançamentos => F11 – Relatório
REL0132 (padrão)
REL0951 (analítico)
REL0952 (sintético)