Command Perfect

Ordem de Serviço de Veículos

 

Propriedades envolvidas:

PAR_TIPO_LANCAMENTO_PRODUTO_OS

Este parâmetro indicará se quando for lançado um produto, será lançado por serviço, e neste caso, o produto terá vinculo com o serviço, ou por tipo de serviço, que neste caso não terá vinculo com o serviço.

(necessário configurar como serviço)

 

PAR_PROD_USA_MULT_SALDOS

Habilita o recurso para permitir múltiplos saldos do produto.

(necessário configurar como S, para que apareça a reserva da OS no produto)

 

PAR_CONFIG_ORDEMSERVICO

Configurações básicas para a ordem de serviço de veículos:

OBRIGA_CONTRATO: Define se é obrigatório informar o contrato de frente no cadastro da OS, para empresas de Terraplanagem.
CD_NAT_OPERACAO_OS_INTERNA= Define  a  natureza  de  operação  padrão de saída que será utilizada para  a  geração  de  movimento  de  estoque  para  OS  interna.  Necessário  para  o encerramento da OS interna
CD_NAT_OPERACAO_OS_EXTERNA= Natureza de Operação De Entrada utilizada para OS em Terceiro.
PRODUTO_SEM_ESTOQUE=S  Indica se serão aceitos produtos sem estoque no lançamento de solicitações (tipos de serviço) e no lançamento de produtos na execução.

 

PAR_COND_PGTO_INTEGRACAO_SEM_FINANCEIRO

Código  utilizado  como condição de pagamento padrão para OS internas, sem geração do financeiro.

 

PAR_MVREV_NOP_SAIDA

Natureza  de  operação  utilizada  na  geração  de movimento de estoque reverso (movimentação de saída da OS de terceiros).



PAR_MVREV_TP_MOV_ESTOQUE_SAIDA

Tipo  de  movimento  de  estoque utilizado na geração de movimento de estoque reverso (movimentação de saída da OS de terceiros).

 

PAR_EMPRESA_TERRAPLANAGEM

Indica    que    é    uma    empresa    de terraplanagem. Tendo indicado como S, habilitará recursos pertinentes a este tipo de empresa. Essa é uma propriedade restrita.

 

Permissões:

UFRT128- Alterar motivo da manutenção da ordem de serviço

UFRT129 – Alterar Kilometragem do veículo da ordem de serviço

UFRT130 – Manutenção dos produtos retornados.

 

Tela de Cadastro da Ordem de Serviço (OS)

Cadastros => Ordem de serviço de veículos => cadastro

 

Opções de consulta

Através dessas opções o usuário poderá efetuar filtros para facilitar a localização das OS necessárias e emissão de relatórios.

Empresas / Cód. OS / Mec. Agend / Veíc. Máq/ Prioridade / Veíc. Parado / Na Oficina / Período.

 

Opção de período

Esta opção só ficará disponível se a opção de consulta “8 – Período”, estiver selecionada

Cadastro / Agendamento / Execução.

 

Status

Permite que seja selecionado Ordem de serviço, por status específico.

  • Aberto:  status  de  inclusão  ou  solicitação  da  Ordem  de  Serviço.  Nesse status é permitido o preenchimento da solicitação.
    Para  a  Ordem  de  Serviço  diferente  de  Revisão,  os  tipos  de  serviços deverão ser informados.
  • Ajuste: indica que o cadastro da Ordem de serviço foi adicionado como ajustar revisão.
  • Revisão: indica que a Ordem de Serviço está em processo de checagem dos itens  de  revisão.  Nesse  status  os  itens  de  revisão  serão  incluídos, porém, ainda sem respostas.
  • Confirmado: indica que a Ordem de Serviço está confirmada para que seja realizada  a  manutenção.  É  a  partir  desse  status  que  o  mecânico  poderá colocar a Ordem de Serviço em execução.
  • Andamento: indica que a manutenção foi iniciada pelo mecânico. A Ordem de Serviço poderá ser cancelada, mesmo o status estando em Andamento.
  • Encerrado:   indica   que   a   Ordem   de   Serviço   teve   sua   manutenção encerrada.
  • Cancelada: quando a Ordem de Serviço não tiver mais validade. Para esse status a Ordem de Serviço não pode estar no status de andamento.

 

Opções de ordenação

Cód. OS / Placa / Data Cad. / Data Agend. / Cód. Frente / Status

 

Botões específicos da tela

F11 – Relatório: Emite o relatório da ordem de serviço selecionada.

Permite que seja selecionado as opções a seguir para serem impressas no relatório: Observação do serviço, Produtos, Execuções, Deslocamentos.

REL0987

 

Opções do botão contrário do mouse:

  • Visualizar log do registro selecionado: permite que o usuário consulte todas as alterações efetuadas na ordem de serviço selecionada.
  • Exportar para Excel: permite que seja exportado todos os dados filtrados na tela UFrt110 – Pesquisa de ordem de serviço de veículos para o Excel.
  • Configurações da Tela: Permite que o usuário salve a ordenação da grid ou restaure para a padrão, conforme necessário.
  • Motivo da manutenção: Permite que o usuário altere o motivo da manutenção da OS selecionada sem haver a necessidade de alterar o cadastro, mesmo que ela já esteja encerrada. Opções disponíveis: Desgaste Natural, Quebra Operacional, Acidental.
  • Alterar Kilometragem do veículo na Ordem de Serviço: Só é permitido alterar essa quilometragem com a OS confirmada ou em andamento. Ao utilizar este recurso será aberta a tela para que seja informado a KM/Hora cadastro e KM/Hora Oficina, não sendo possível informar um valor menor do que o cadastro do veículo e só será propagada para o veículo assim que for encerrada a OS.

 

Cadastro da Ordem de Serviço (OS)

 

Cadastros => Ordem de serviço de veículos => cadastro => F2 – novo

Campos disponíveis:

  • Empresa: O sistema sugere o código da empresa, conforme o código informado na tela anterior.
  • Cód. OS: O sistema fará o preenchimento automático.
  • Tipo de agendamento: Definição  onde  a  Ordem  de  Serviço  foi  incluída, podendo  ser  Interna  (na  Oficina)  ou  Externa  (fora  da  Oficina). 
  • Tp. Manutenção: Indica  a  finalidade  da  Ordem  de  Serviço,  podendo
    ser uma Revisão, Corretiva, Preventiva ou se foi causada por um Acidente.

    •  Corretivo:   Manutenção   não   periódica   e   nem  de  revisão,   que de forma variável poderá ocorrer.
    •  Preventivo: É uma manutenção planejada, que previne a ocorrência corretiva,   antecipando   problemas   que   possam   causar   gastos maiores como a manutenção corretiva.
    • Acidente: Manutenção gerada por um acidente com o veículo.
    • Revisão:  Para  esse  tipo,  quando  a  Ordem  de  Serviço  for  gerada, será necessário responder o checklist. Será obrigatório na Ordem de Serviço Revisão, o Código da Revisão, que indicará o check list de itens da revisão que deverá ser verificado no veículo, que poderá ou não ocasionar em serviço.
  • Veículo sem condição de uso: Define se o veículo da OS está ou não em condições de uso.
  • Disponível na Oficina: Define se o veículo da OS está ou não disponível na oficina
  • Prioridade: Informar  a  prioridade  que  aquela  Ordem  de  Serviço  possui, podendo ser alta, normal e baixa, que servirá de parâmetro para um caso de  ter  necessidade  de  escolher  entre  dois  veículos  para  manutenção primeiro.
  • Status: Define o status da OS, este campo será alterado de forma automática, conforme as mudanças na OS ocorrem.
  • Motivo de manutenção: Adicionar o motivo dessa OS: Desgaste Natural / Quebra Operacional / Acidental, poder ser alterado clicando no cadeado ou pela tela de pesquisa da OS com o botão contrário do mouse (necessário permissão UFRT128)
  • Solicitante:  É  o  funcionário  que  está  solicitando  a  manutenção,  podendo ser  o  operador  do  veículo  no  momento  da  necessidade,  o  regente responsável pelo Contrato de Frente, ou ainda o mecânico. Pessoa tem que ser obrigatoriamente do tipo de pessoa = funcionário.
  • Local do serviço: Irá indicar onde será realizada a manutenção, podendo ser na Oficina, na Frente ou em Terceiro. Se definida como local “Terceiro”, será necessário informar o fornecedor que realizou os serviços.
    Nesse  caso,  será  habilitado  uma  aba,  onde  serão  informados  os  dados para pagamento, como Nota Fiscal, Data de Emissão, Tipo de Documento, Portador  e  a  condição  de  Pagamento.  Ao  encerrar  a  Ordem  de  Serviço, será gerado esse lançamento Financeiro do frotas, gerando movimentações de estoque de entrada e saída para os produtos utilizados (se houveram) e também os títulos à pagar para o fornecedor.
    Na Ordem de Serviço de Terceiros, não existirá a aba “Serviços”, ou seja, somente  a  aba  de  Produtos  estará  ativa,  portanto,  para  registros  de serviços, deverá ser cadastrado um produto do tipo serviço (Tipo 09). Não poderá ser usado o local igual a terceiros, quando o tipo de manutenção for revisão.
  • Contrato frente: Indicará onde será locado o custo da manutenção. No contrato  de  frente  informado,  aparece  na  tela,  somente  os  veículos  que estejam locados para esse contrato.
  • Veículo / máquina: Informar o veículo da manutenção. Só estará disponível os veículos vinculados ao contrato informado.
  • Km/Hora cadastro: Informar o Km/hora no momento da manutenção. (sistema sugere o  KM do cadastro do veículo).
  • Km/Hora Oficina: Informar  o  Km/hora  no  momento  da  oficina.  Para confirmar a solicitação esse campo tem que estar preenchido e com um valor maior do que o do cadastro do veículo.
  • Agendado para: Informar o mecânico que a manutenção será  agendada.
    Obs.  Nessa  tela,  é  validado  o  Km/hora  do  veículo  com  o  Km/Hora  atual  do mesmo.  Através  da propriedade  PAR_PCVARIAÇAO_KMVEICULO,  é definido  o percentual de variação aceitável cadastrada (Permissão do usuário UFRT113). Para confirmar a solicitação esse campo tem que estar preenchido.
  • Por: Adicionar a quantidade de horas que está previsto para esse agendamento.
  • Código Revisão: Adicionar o código da revisão referente a essa OS. Esse campo só ficará disponível quando o tipo de manutenção for revisão. É necessário que o veículo esteja vinculado a um tipo de veículo.
  • Fornecedor: Adicionar o código do fornecedor responsável pela OS. Este campo só ficará disponível quando o local de serviço for terceiros.
  • Usuário e data de cadastro: Será preenchido automaticamente com o usuário logado e a data do servidor do dia da criação da OS.

 

Abas da Tela de Ordem de Serviço

  •  Ocorrências/Solicitações

Nessa  aba,  serão  inseridas  os  tipos  de serviços  que  estão  sendo  solicitadas  na Ordem de Serviço e também será necessário descrever os sintomas que deverão ser avaliados e posteriormente incluir os serviços e produtos.
Exemplo:
Tipo de Serviço: Elétrica.
Sintoma: Farol esquerdo está sem luz baixa.
Serviço: Troca da Lâmpada do farol.

Os  serviços  poderão  ser  pré  incluídos  para  o  tipo  de  serviço  por  quem  está cadastrando  a  Ordem  de  Serviços,  porém,  normalmente  será  adicionado  pelo mecânico na execução dos mesmos após sua avaliação. Para  cada  serviço  realizado, produtos  poderão  ser  incluídos  na  manutenção.
Nessa aba é possível reabrir uma ordem de serviço, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Reabrir ordem de serviço”. Será  executada  esta  opção  se  a  ordem  de  serviço  esteja  nos  status  de: CONFIRMADO,  ANDAMENTO,  e  com  o  tipo  de  serviço  nos status: FECHADO ou CANCELADO; O status do tipo de serviço será alterado para PAUSADO, e caso a ordem esteja como ENCERRADO, o status da Ordem irá voltar para ANDAMENTO.

 

As Solicitações / Ocorrências também poderão ser sugeridas pelo sistema conforme a aba check list revisão, onde ao adicionar um comportamento  que necessita reparo ou gere serviço, será adicionado nessa aba a despesa (serviço) que está vinculada ao tipo de serviço que foi sugerido pela revisão.

Ex: No check list o resultado foi substituir as correias, então foi informado o serviço: 75 – Sist.Arre. correia.

Então na aba ocorrências / solicitações, foi sugerido a solicitação: Motor e na aba de serviços informado o serviço da aba do check list (será agrupado todos os serviços da mesma despesa):

** Foi informado a despesa motor, porque é ela que está vinculada ao cadastro do serviço (tipo de lançamento financeiro).

 

Adicionando / Alterando serviços da OS manualmente

Campos para preenchimento:

  • Tipos de serviço: Adicionar o código do tipo de serviço que será realizado nessa OS.
  • Mecânico agendado: Adicionar o código do mecânico que foi escalado para essa OS. Tem que ser uma pessoa do tipo funcionário.
  • Data agendamento: Adicionar a data do agendamento.
  • Sintomas: Relatar o problema que foi apresentado.
  • Serviços: Adicionar os serviços que serão realizados nessa manutenção. Só ficará disponível os lançamentos  que possuem vínculo com o tipo de serviço selecionado (se informado um tipo de serviço que tem o serviço padrão informado em seu cadastro, ele será sugerido automaticamente)

Adicionar o código do serviço, tipo de garantia (quando selecionado KM, o campo garantia KM ficará disponível, quando selecionado o tipo dias, o campo garantia dias ficará disponível)

Adicionar os produtos que serão utilizados nesse serviço

 

Se necessário adicionar observações:

 

Adicionar o veículo referente ao deslocamento (só ficará disponível essa aba, se o tipo de serviço (lançamento financeiro) estiver com a opção estereótipo deslocamento marcada).

 

Para adicionar os apontamentos:

Selecione o serviço e clique em Apontar Execução

Informe a data e horário de início e de término, motivo da parada, informação complementar se necessário e grave.

Desta forma será totalizado na coluna “Tempo Exec.” conforme imagem acima.

Para finalizar o serviço clique em Encerrar Manutenção (status do serviço será alterado para fechado). Caso seja necessário reabrir, utilize a opção do botão contrário “Reabrir ordem de serviço”, que o status será alterado para pausado.

Todos os apontamentos serão apresentados na aba: Histórico de Execução.

 

  • Informações complementares:

Campo para adicionar observações complementares referentes a essa OS

 

  • Check List Revisão

Opção só ficará disponível se o tipo de manutenção for revisão.
Só poderá ser confirmada a Ordem de Serviço, após ser  respondido  o  questionário  de  itens  de  revisão,  que  irá  gerar,  conforme  as respostas, os serviços que deverão ser realizados.
Não é permitido pelo sistema, mudar de status para Confirmado, devendo sempre executar  “Iniciar  Revisão”,  para  alimentar  os  itens  da  revisão  na  Ordem  de Serviço, mudando para o status de Revisão. Nesse status, é habilitado uma aba com os itens da revisão, e somente estas informações poderão ser editadas.
Ao  confirmar  a  Ordem  de  Serviço,  serão  avaliados  todos  os  itens  da  revisão  e caso a resposta esteja marcada como gera um serviço, será gerado um serviços para esse item para o tipo de serviço indicado na resposta.
Para a Ordem de Serviço de Revisão temos 03 comportamentos:
o   Necessita de Reparo
o   Não Necessita de Reparo
o   Obrigada Reparo
Nesse  caso,  é  marcado  automaticamente  o  item  gera  serviços  e  não permitirá desmarcar o mesmo.
Para iniciar a revisão é necessário que o campo KM/Hora Oficina esteja preenchido.
Ao iniciar a revisão será listado os itens de revisão que estão inseridos no cadastro do tipo de revisão informado na  OS.

Exemplo:

Após efetuar o check list, clicar no botão Ajustar revisão, para que fique disponível a aba ocorrências / solicitações (será sugerido o serviço automaticamente, caso algum item do check list esteja com a opção Gera serviço selecionado)

 

  • Serviços realizados:

Após confirmar a OS, será habilitado essa aba, com todos os serviços adicionados.

Se precisar alterar é necessário acessar a aba ocorrências/solicitações e incluir, alterar ou excluir o serviço. As mudanças nessa aba só serão replicadas para a aba serviços realizados depois de gravar a OS.

 

  • Produtos:

Após confirmar a OS será apresentado essa aba com todos os produtos adicionados na OS (do lado esquerdo da tela), lembrando que será apresentado apenas os produtos que possuem relacionamento com o serviço (para isso a propriedade PAR_TIPO_LANCAMENTO_PRODUTO_OS tem que estar = Serviço). A direita da tela foi adicionado a opção de produtos retornados, para que seja informado os itens que retornou das OS.

Para adicionar o retorno selecione o produto a esquerda e clique em Novo, será aberta a tela abaixo, onde deve -se informar a data/hora de retorno, se o produto foi utilizado ou não, a quantidade e se necessário observação.

Quando marcar o produto como não utilizado, o sistema irá remover a reserva para a OS, e no encerramento da OS não será gerado movimento de estoque do produto.

Quando marcar o produto como utilizado sim, o sistema irá movimentar o produto assim que encerrar a OS (desde que a natureza e o produto movimente estoque).

Quando não adicionar retorno, será entendido que o produto foi consumido na OS, então será gerado movimentação para o produto (desde que a natureza e o produto movimente estoque).

 

  • Contas à Pagar para Terceiros:

Esta aba só ficará habilitada quando o local de serviço for terceiros.

 

Para encerrar a OS é necessário que esses dados estejam preenchidos, desta forma será gerado um lançamento financeiro do tipo entrada e consequentemente um movimento de estoque de entrada (data da emissão da nota informada nessa aba, será a data do lançamento financeiro e a data da nota no movimento de estoque; a data de encerramento da OS será a data de fechamento do lançamento financeiro e a data do movimento de estoque gerado), após será gerado um movimento de saída (reverso como compra direta).

Após o encerramento também será gerado o contas a pagar para o fornecedor que foi informado na OS.

 

Botões:

  • Iniciar revisão: Inicia a revisão da OS
  • Ajustar revisão: Após preencher o check list deve ser selecionado essa opção, para que seja gerado os serviços automaticamente.
  • Confirmar: Após a confirmação, a opção de apontar execução ficará disponível
  • Encerrar manutenção: para executar o encerramento é necessário que exista pelo menos um apontamento no serviço. Será finalizado o serviço selecionado, e ao encerrar o último serviço será fechada a OS, gerando os movimentos de estoque e financeiro se estiver configurado.
  • Cancelar: cancela a OS selecionada, não sendo mais possível efetuar alterações.
  • Voltar status: retorna o status da OS.

 

Totais:

  • Tempo de execução: Soma do tempo dos apontamentos da OS
  • Serviços: Total de serviços da OS (para este cálculo será utilizado o valor do salário do solicitante (cadastro de pessoas => F3 – alterar => Inf. pessoa física => dados profissionais => campo salário), número de dias úteis do mês (segunda a sexta). Cálculo efetuado: dias úteis * 8,8 (fixo)=  X; salário / X = Y)
    ex: Dias úteis = 22

       Salário    = 5000
       
       22* 8.8 = 193,6
       5000 / 193,6 = 25,82 será o valor da hora.
  • Produtos: Soma dos produtos adicionados na OS
  • Produtos Retornados: Soma dos produtos que foram adicionados no retorno com o tipo utilizado = Não.
  • Total: Resultado da OS (serviços + produtos – produtos retornados)