Command Perfect

Objetivo:
Apresentar uma visão ou proposta para a instalação de um servidor. A ideia principal é utilizar um único servidor com capacidade para servir a rede em todos os aspectos como gerenciamento de usuários, arquivos e Banco de Dados.
A concepção deste modelo está focada no custo beneficio e serve para redes de pequeno porte, a partir do momento em que se detectar algum tipo de gargalo no modelo proposto, este deve ser redesenhado levando em consideração os problemas encontrados na análise em questão.
Modelo de Servidor:
Processador
Preferencialmente o servidor deve ter capacidade para suportar múltiplos processadores, podendo iniciar o projeto com apenas um e no futuro fazer uma expansão. O ideal são processadores da linha XEON.
Rede:
Preferencialmente esta máquina deve ter 04 placas de rede:

  • 01 para o S.O,
  • 01 para o File Server
  • 02 para o Banco de dados

Memória:
Memória para esta configuração 32 GB, pois no modelo teremos também uma virtualização sendo executada.
Discos:
Os discos irão trabalhar em RAID para que o servidor tenha desempenho e segurança, desta forma os discos estão dispostos da seguinte forma.

  • Sistema Operacional: RAID de segurança, nestes discos serão instalados o Windows e o suporte a virtualização.
  • File Server: RAID de segurança desta forma os arquivos poderão ser dispostos diretamente no servidor ou em um disco virtualizado ligado a virtualização “Servidor de Aplicação”.
  • Banco de dados: RAID de Segurança e Performance, o banco de dados será instalado de forma separada dos outros serviços da rede para que se tenha o máximo de performance na gravação e recuperação de dados, provendo maior desempenho para o negócio.

Software do Sistema Operacional:
Recomendamos a instalação de Windows 2008 ou 2012 server Stander Edition para este projeto, instalado com as características.

  • Controlador de Domínio
  • File Server
  • DHCP Server
  • Hyper-V

Virtualização:
Será instalado uma virtualização Windows 2008/2012 para o servidor de aplicação com capacidade para Windows terminal server, esta virtualização será responsável por receber os usuários externos da rede como vendedores, revendas e demais parceiros do negócio que precisem acesso externo.
Nesta estrutura se necessário poderá ser administrados outros servidores virtualizados

OBS: Vale ressaltar que NÃO DEVEM SER CONFIGURADO TEMPO MÁXIMO DE SESSÃO na conexão do usuário command, pois manutenções são realizadas no banco de dados, quando necessário, sendo assim a conexão não pode ser finalizada.