Command Perfect

Cadastro da Empresa

O cadastro das Empresas no sistema é o primeiro passo para começar a sua utilização. Para cadastrá-la é necessário entrar em contato com o Suporte para que seja realizada a liberação do cadastro de uma nova empresa no sistema, o cadastro poderá ser efetuado pelo caminho:

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Empresas => F2-Novo

Imagem 1: Tela principal do cadastro da empresa

Campos para preenchimento:

Código: O Sistema apresenta o código automaticamente de forma sequencial, porém o usuário poderá realizar a alteração deste campo, desde que o código não esteja sendo utilizado em outro cadastro de empresa, após gravar o cadastro com o código o mesmo não poderá ser alterado.
Dados Básicos:

  • Razão Social;
  • Nome Fantasia;
  • Ativo/ Inativo: define se o cadastro está sendo utilizado ou não;
  • CNPJ;
  • Inscrição estadual;
  • Inscrição municipal;
  • CNAE;
  • Nome do responsável;
  • Fone;
  • Fax;
  • E-mail;
  • Home-Page.

ABA: Dados Gerais

Imagem 2: Aba Dados Gerais

Campos para preenchimento
Endereço:
Informar o endereço completo da empresa nesta aba, caso a empresa não possua número, informar Sem Número (S/N), pois a informação é obrigatória para emissão de nota fiscal.
Equipamento emissor de Cupom Fiscal: Essa opção encontra-se como obsoleta e será descontinuada do sistema Command.
Cartão Fidelidade: Essa opção encontra-se como obsoleta e será descontinuada do sistema Command.
Licenças: Caso a empresa possua código de liberação para funcionamento e código da ANVISA, preencher os campos. Esses dados são apenas informativos.
Pagamento Antecipado: As informações inseridas neste campo serão utilizadas na impressão de boletos. Deve ser definido uma quantidade de dias no campo “Dias p/ Desconto”, para que ao efetuar o pagamento do boleto dentro desse prazo seja aplicado um percentual de desconto, este que será definido no campo “%Desconto”.
Exemplo: se for definido no campo “Dias p/ Desconto” o valor 10 e no campo “%Desconto” o valor 5, será apresentado no boleto que se o pagamento for feito 10 dias antes do vencimento será aplicado um percentual de desconto de 5%.
Essa informação pode ser configurada de forma específica no cadastro do portador, a configuração no cadastro da empresa possui um caráter geral.
Código dos Movimentos Sigla: Será a inicial dos movimentos no sistema, por exemplo títulos, pedidos de compra e ações comerciais, após a sigla também terá o ano em que o lançamento está sendo efetuado e um sequencial definido de acordo com a realização e cadastro dessas movimentações no sistema.
Exemplo: MA2022/000000, os zeros serão substituídos pela sequência do lançamento de forma automática.
Informações para cálculo de Juros: Caso a empresa tenha como padrão a cobrança de juros, poderá ser informado essa taxa para que no momento da baixa de títulos em atraso, os juros sejam calculados automaticamente com uma sugestão, pois o valor poderá ser alterado, o mesmo ocorre com a taxa de juros a pagar.
No  campo “Carência  (dias)” poderá ser adicionado o número de dias em que um título poderá ficar em atraso sem que os juros sejam calculados, desta forma, se a baixa  ocorrer neste período não serão cobrados juros. Para a validação da informação será verificado primeiro se existe esta configuração no cadastro de pessoas e caso não exista, será validado a informação do cadastro de empresas. Para verificar o Post de Pessoas CLIQUE AQUI
Cálculo de Impostos: Essas Informações são específicas de cada empresa, nesta sub aba poderão ser informados as alíquotas de alguns impostos. Para maiores informações referentes ao cadastro da empresa com diferentes regimes tributários:
Simples Nacional: CLIQUE AQUI
Simples Nacional Sublimite: CLIQUE AQUI
Lucro Presumido: CLIQUE AQUI
Lucro Real: CLIQUE AQUI
Assistência Técnica Tipo: Define o tipo de assistência técnica padrão que será sugerido ao cadastrar um novo chamado de assistência técnica.
Máx. Comissão por Ação Com.: Define o máximo de comissão que pode ser paga na AC, será a soma de todos os vendedores.
Tipo de Ação Comercial Padrão: Define o tipo de ação comercial padrão que será sugerido ao cadastrar uma nova ação comercial.
Origem da Ação Comercial Padrão: Define a origem da ação comercial padrão que será sugerido ao cadastrar uma nova ação comercial.

ABA: Campos Personalizados da Empresa

Imagem 3: Aba Campos Personalizados

Nesta aba serão inseridas informações que o sistema utilizará ao efetuar algumas exportações.

Depende da propriedade PAR_USA_CAMPOS_PERSONALIZADOS_EMPRESA, para ficar disponível.

ABA: Legal

Imagem 4: Aba Legal

Nesta aba poderão ser inseridos os dados do Administrador da empresa, dados do contador e dados do Registro da empresa na Junta Comercial.
Há também sub abas destinadas aos impostos onde poderão ser inseridas algumas informações referentes à tributação da empresa.

ABA: Representante Legal

Imagem 5: Aba Representante Legal

Nesta aba poderão ser definidos os representantes legais da empresa, o tipo do representante (Contrato Social ou Procuração) e as assinaturas destes.

ABA: Empresa X Estado
Caso a empresa possua convênio com outros Estados, tendo assim uma Inscrição Substituto para este, deverá ser realizado o cadastro nesta aba.

Imagem 6: Aba Empresa X Estado

Campos para preenchimento:
Estado: Informar para qual estado será utilizado a Inscrição Substituto deste cadastro.
Inscrição Substituto: Informar o número da Inscrição.
MVA Ajustada: Informar caso para esse Estado seja utilizado um percentual de MVA específico, se deixar este em branco, o sistema buscará o percentual no cadastro da Classificação fiscal x Estado para o cálculo de ICMS ST.
O número da Inscrição Substituto será apresentado no cabeçalho da nota de acordo com o Estado destino

Imagem 7: Exemplo de Nota Fiscal

ABA: SPED
Essa aba deverá ser preenchida caso o Sped Fiscal ou Sped Contribuições for gerado pelo Sistema Command Perfect.

Imagem 8: Aba Sped

ABA: Dados de Compra
Nessa aba poderá ser configurado o percentual de variação de custo aceitável nas movimentações de produto, essa variação pode ser para baixo e para cima.

Exemplo: O item X está com o custo de R$10,00 e os percentuais estão definidos 10% para baixo e 15% para cima, desta forma os movimentos de entrada do item poderá ter o custo entre R$9,00 e R$11,50.

Essa configuração é geral, mas poderá ser definida item a item, conforme a configuração da aba “Dados Gerenciais de Compra” do cadastro do produto.

Necessário configurar a propriedade PAR_COMPRAS_CONTROLA_VARIACAO_CUSTO, para usar o recurso. Para maiores informações consultar o manual do compras.

Imagem 9: Aba Dados de Compra

ABA: e-mails Empresa

Nesta aba poderão ser inseridas informações referentes aos e-mails padrões da empresa, o mais comum é efetuar o cadastro de e-mail diretamente no usuário.

Imagem 10: Aba E-mails da Empresa

ABA: Carimbo e Assinatura Responsável

As informações inseridas nessas abas serão utilizadas para a emissão de relatórios específicos, nela é possível informar um arquivo que contenha a assinatura ou o carimbo do responsável.

Imagem 11: Aba Carimbo e Assinaturas

ABA: MarketPlaces

ID da Empresa no MarketPlace e Pessoa: Essas opções devem ser configuradas com os dados do Marketplace que a empresa tem integração.

Na AC poderá informar de qual marketplace a AC foi originada e será enviado em uma tag específica da NFe.

Se utilizar a validação dos dados da NFe, só poderá utilizar esse campo na AC se o indicador de presença da origem for diferente de 0 (zero).

Imagem 12: Aba MarketPlaces