Command Perfect

Cadastro de Pessoas

Neste módulo, serão cadastradas todas as pessoas que a empresa tem vínculo, como: clientes, fornecedores, transportadoras, funcionários, sócios e etc.

Propriedades


PAR_PERMITE_ALTERAR_CNPJCPF_PESSOA: Caso a propriedade possua o valor “Sim”, será permitido a alteração do CNPJ ou CPF, quando a forma de código estiver definida como manual ou sequencial, se a propriedade estiver configurada como não, será necessária a permissão EST943 para que a alteração seja efetuada.
PAR_CONFIGURACOES_CONTATO_PESSOA: Nesta propriedade podem ser efetuadas algumas configurações para o cadastro de contatos da pessoa. As chaves para preenchimento são:

  • QTD_CONTATOS_OBRIGATORIOS: Define a quantidade de contatos obrigatórios ao cadastrar uma pessoa.
  • NOTIFICACOES_OBRIGATORIAS: Define quais as notificações obrigatórias para cada contato.
  • PERM_EMAIL_IGUAIS: Define se será permitido informar o mesmo email para os diferentes contatos da pessoa.
  • USA_DENTISTA/PROTETICO: Define se ao incluir um contato para a pessoa, será exibido o tipo de contato Dentista/Protético.

PAR_LOCAIS_ALERTA_PESSOA: Define em quais módulos do sistema serão emitidos os alertas informados nas Observações da pessoa.
PAR_PESSOA_CONF_GERAIS: Define alguns padrões ao efetuar novos cadastros de pessoas, como por exemplo: Data nascimento, Tipo de Operação.
PAR_PESSOA_OBRIGA_CONTATO_ENVIO_XML: Define se é obrigatório informar um contato da pessoa para qual será enviado o XML da NF-e, é necessário informar o código do Tipo de Pessoa, se for mais de um separar por “ponto e vírgula” (;).
PESSOA_USA_CNPJCPF_CARACTERES_IGUAS: Define se no cadastro da pessoa será possível informar um sequencial de caracteres iguais. Exemplo: CNPJ: 00.000.000/0000-00 e CPF 000.000.000-00.

PAR_VALIDA_SEQUENCIA_CARACTERES: Define se será validado a inserção de sequenciais iguais de caracteres como 0000, AAAA nos campos do endereço do cadastro de pessoa. As chaves da propriedade são:

  • USA_VALIDACAO: Define se será feita a validação.
  • VALIDAR_CAMPOS: Nesta chave podem ser adicionados os campos que serão validados.

PAR_TIPO_BLOQ_AC_CLIENTE_RESTRICAO: Nesta propriedade deve ser definido qual será o tipo de bloqueio que o sistema efetuará na ação comercial quando o cliente estiver com restrição de crédito. As opções disponíveis são:

  • BLOQUEIO PADRÃO: Irá bloquear a ação comercial quando o cliente informado possuir restrição conforme opções de bloqueio na propriedade PAR_BLOQUEIAFATURAMENTO. O usuário poderá prosseguir o faturamento caso possua a permissão EST038 – LIBERAR FATURAMENTO.
  • BLOQUEIA NA INCLUSÃO DA AÇÃO COMERCIAL: Irá bloquear a ação comercial assim que for informado o cliente com restrição de crédito, será solicitada uma chave para liberação que pode ser liberada por usuários que possuírem a permissão EST1054 que pode ser efetuada através do caminho: Cadastros => Pessoas => Ferramentas => Gerar Código de Liberação de Pedido.
  • BLOQUEIA FATURAMENTO SE FOR DIFERENTE DE A VISTA/CARTAO: Irá bloquear o faturamento da ação comercial para o cliente com restrição de crédito desde que na ação comercial tenha sido informado uma condição de pagamento/tipo de documento diferente de a vista/cartão, será solicitada a chave de liberação do pedido. Caso a ação comercial for ultrapassar o limite de crédito disponível para a pessoa, será considerado somente os valores das parcelas onde o tipo de documento possui a marcação “Considera Limite de Crédito?”.
    Exemplo: Se uma parcela de R$100,00 estiver como considera no limite de crédito e outra de R$100,00 não estiver, e a pessoa da ação comercial possuir um limite de R$100,00, será permitido a operação e ao faturar será consumido todo o limite da pessoa.
  • BLOQUEIA NA INCLUSAO DA AÇÃO COMERCIAL SE FOR DIFERENTE DE A VISTA/CARTAO: Irá bloquear o usuário gravar o cadastro da ação comercial para o cliente com restrição de crédito desde que na ação comercial tenha sido informado uma condição de pagamento/tipo de documento diferente de a vista/cartão, será solicitada a chave de liberação do pedido. Caso a ação comercial for ultrapassar o limite de crédito disponível para a pessoa, será considerado somente os valores das parcelas onde o tipo de documento possui a marcação “Considera Limite de Crédito?”.
    Exemplo: Se uma parcela de R$100,00 estiver como considera no limite de crédito e outra de R$100,00 não estiver, e a pessoa da ação comercial possuir um limite de R$100,00, será permitido a operação e ao faturar será consumido todo o limite da pessoa.

PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO: Nesta propriedade deve ser definido como será o controle do limite de crédito no cadastro da pessoa. As opções disponíveis são:

  • PESSOA: O comportamento do limite de crédito será realizado levando em consideração apenas os valores do limite de crédito do cadastro da pessoa, independente se esta faz parte de um grupo empresarial ou é uma filial.
  • GRUPO EMPRESARIAL/MATRIZ: O comportamento do limite de crédito será realizado levando em consideração o valor do limite de crédito do cadastro da pessoa matriz do grupo empresarial, dessa forma as filiais e a própria matriz utilizarão deste valor do limite de crédito. Dessa forma ao cadastrar uma ação comercial para a matriz ou alguma das filiais, será consumido o limite de crédito da matriz, da mesma forma que o saldo será retornado ao limite de crédito da matriz quando forem realizadas as liquidações dos títulos gerados pelos faturamentos realizados tanto para a matriz quanto para as filiais.

PAR_COMPORTAMENTO_ANALISE_CREDITO: Nesta propriedade deve ser definido se o sistema irá fazer a validação do limite de crédito caso a pessoa possua um limite de crédito nulo ou zero. A configuração dessa propriedade irá impactar a configuração da propriedade PAR_TIPO_BLOQ_AC_CLIENTE_RESTRICAO.

  • Caso a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_ANALISE_CREDITO esteja configurada como Bloqueia (padrão), o sistema irá considerar que a pessoa está com restrição de crédito caso o limite de crédito seja 0 ou negativo, e vai solicitar a chave de liberação.
  • Caso a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_ANALISE_CREDITO esteja configurada como Não Bloqueia, o sistema vai considerar que a pessoa está com restrição de crédito apenas quando o limite de crédito está negativo e consequentemente solicitar a chave de liberação do pedido, não será considerado como restrição o cliente que possuir limite de crédito 0.

Cadastro de Pessoa Física / Jurídica

Cadastro => Pessoas => F2 – Novo ou F3 – Alterar

Imagem 1: Cadastro de pessoa

Campos para preenchimento

  • Código: Informar o código da pessoa. As opções disponíveis são: Manual, Sequencial, o próprio CNPJ/CPF ou por Tipo de Pessoa específico.
    O mais recomendado é utilizar o CNPJ ou CPF, pois desta forma não existe a possibilidade do usuário duplicar o cadastro.

Para definir a forma de código padrão para os cadastros:

Configurações => Parâmetros do Sistema => aba: Configurações Básicas => Opções Gerais: Forma de
Código de Pessoas

Imagem 2: Parâmetro de código

Caso seja selecionada a opção de “Código por Tipo de Pessoa”, na tela de pessoas ao selecionar o F2-Novo para efetuar um cadastro, será aberta a tela Ucom107 para informar qual o Tipo de Pessoa será vinculado ao novo cadastro, assim, o sistema fará a sugestão do código de forma automática. No cadastro de Tipo de Pessoa é possível visualizar a informação do último código da pessoa vinculado ao tipo selecionado.

Imagem 3: Tela seleção tipo de pessoa

Para alterar o tipo de código durante o cadastro sem haver a necessidade de alterar o parâmetro, o usuário deve colocar o cursor em cima do campo “Código” e com a opção direita do mouse selecionar qual tipo de código quer inserir, para isso é necessário que o usuário tenha a permissão EST728.

Esse processo é utilizado, quando o cadastro em questão é uma exceção à regra.

Imagem 4: Opção do botão direito

O usuário também poderá efetuar este mesmo processo sem haver necessidade de mudar o parâmetro geral, através da opção:

Cadastros => Pessoas => Outros => Forma de Código de Pessoas

  • Razão Social ou Nome: Deve ser inserido o Nome da pessoa ou a Razão Social da empresa a ser cadastrada.
  • Apelido/ Nome Fantasia: Deve ser informado o Nome Fantasia da pessoa jurídica ou o Apelido da pessoa física.
  • CNPJ/ CPF: Inserir o número do CNPJ ou CPF para o cadastro. Se o tipo de código da pessoa for definido como CNPJ/CPF, o sistema preencherá este campo de forma automática, conforme a informação do campo código.
    É possível efetuar o cadastro da pessoa sem informar o número do CNPJ/CPF, para isso, é necessário que o usuário tenha a permissão EST602, geralmente esse tipo de cadastro é utilizado para pessoas do exterior.
  • Consulta do CNPJ: Dentro do sistema é possível consultar o CPF/CNPJ no Governo, para maiores informações, acesse: Consulta CNPJ
  • Tipo Inscrição Estadual: Definir o tipo de Inscrição Estadual da pessoa.
    Contribuinte ICMS: Utilizado quando o cadastro é de uma pessoa contribuinte de ICMS. Selecionando essa opção, será obrigatório informar uma Inscrição Estadual diferente de ISENTO ou  0, o sistema efetuará uma validação com base no campo de Estado para verificar a consistência da informação inserida.
    Contribuinte ISENTO: Utilizado para pessoas Isentas da contribuição do ICMS. Ao selecionar essa opção, o sistema automaticamente preencherá o campo de Inscrição Estadual com o valor ISENTO e bloqueará a edição do campo.
    Não contribuinte: Ao selecionar essa opção, caso o cadastro seja de uma pessoa jurídica, o campo Inscrição Estadual ficará como 0 e não permitirá edição, já se o cadastro for de uma pessoa física, o campo poderá ser 0 ou possuir uma Inscrição válida, para casos como o de cadastros de Produtor Rural.
  • Inscrição Estadual: Informar a Inscrição Estadual da pessoa de acordo com a opção marcada no campo “Tipo Inscrição Estadual”, a edição do campo ficará bloqueada caso o a marcação da pessoa esteja como Contribuinte Isento.
  •  Tipo de pessoa: Informar o Tipo de Pessoa que esta pessoa é para a empresa. Exemplo: Fornecedor, Cliente, Transportadora. Para maiores informações, acesse: Tabelas Auxiliares de Pessoas
  • Região Comercial: Informar o código da região comercial que a pessoa pertence, para maiores informações, acesse: Região Comercial.
  • Vendedor: Informar o vendedor desta pessoa caso exista um específico para o cliente. O campo será habilitado se a propriedade PAR_PESSOA_MUTIPLOS_VENDEDORES estiver como “N”.

Opções do botão direito do mouse:

  • Adicionar Registro para Envio de Mala Direta Ctrl + A: Através desta opção é possível adicionar o cadastro da pessoa na lista de e-mails que será utilizada para envio do News pelo sistema.
  • Agendar Compromisso para essa Pessoa: Ao selecionar essa opção será aberta a tela Ucrm034 – Adicionar Agenda a uma Pessoa, onde será possível realizar um agendamento para a pessoa, o qual também será possível consultar através do módulo CRM.
  • Verificar CPF/CNPJ: Essa opção validará o CPF/CNPJ da pessoa.
  • Contas Gerencias da Pessoa Ctrl + L: Através desta opção é possível definir uma conta da classe gerencial padrão para o sistema sugerir nos lançamentos vinculados a esta pessoa, como por exemplo lançamentos de títulos manuais.
  • Enviar Recado Ctrl + R: Ao selecionar essa opção é possível enviar um recado para outro usuário do sistema, o recado será vinculado ao cadastro da pessoa.
  • Configurações de Tela: Opção de salvar ou restaurar as configurações de tela.

Aba Endereços

Nesta aba deverão ser informados os dados de endereço da pessoa a ser cadastrada, as opções de endereço disponíveis são:
Comercial: Somente este tipo de endereço possui campos obrigatórios para preenchimento.
Faturamento: Composto pelos mesmos campos que a aba comercial, deve ser utilizado quando as informações de faturamento ocorrerem em lugar diferente que o comercial.
Cobrança: Composto pelos mesmo campos dos endereços anteriores, deve ser utilizado quando o departamento de cobrança ficar em local diferente dos endereços já informados.
Entrega: Composto pelos mesmo campo dos endereços anteriores, deve ser informado quando o local de entrega de produtos será diferente dos endereços já informados.

Existe uma opção de copiar os endereços de uma aba para outra, é recomendado utilizar apenas quando poucos campos são diferentes de um endereço para o outro, se for o mesmo não existe a necessidade de cópia, ou seja, se for os mesmo não precisa preencher a aba.

Imagem 5: Ferramenta de cópia endereço
  • Receber NewsLetter: Essa marcação define se a pessoa do cadastro receberá os e-mails no Envio de News. Ao enviar o news pelo sistema, primeiro o usuário deve montar a lista com todas as pessoas que tem essa marcação e depois selecionar o artigo que quer enviar, esse artigo é criado através do módulo CRM. Para maiores informações consultar manual específico.

Aba Informações Pessoa Física

Esta aba ficará habilitada quando for inserido um CPF ou um 0 no campo “CNPJ/CPF“.

Imagem 6: Informações pessoa física

Campos para preenchimento:

  • Pessoa: A edição do campo ficará habilitada caso seja informado no campo “CNPJ/CPF” o valor 0. Como padrão o tipo pessoa física é sugerida ao informar um CPF e pessoa jurídica quando informar um CNPJ.
  • Tipo de Operação da Ação Comercial: O sistema fará a sugestão do tipo de operação conforme a propriedade PAR_PESSOA_CONF_GERAIS, usualmente a configuração da propriedade é feita para que a sugestão seja CONSUMO FINAL ou NÃO CONTRIBUINTE.

 Sub aba: Dados Gerais do Cliente:

  • Naturalidade UF: Informar o estado de naturalidade da pessoa.
  • Naturalidade: Informar a cidade da naturalidade da pessoa.
  • Nacionalidade: Informar a nacionalidade da pessoa.
  • Estado Civil: Informar o estado civil da pessoa.
  • Dados RG: Informar os dados do RG da pessoa.
  • Dados Residenciais: Informar se a residência é própria, alugada ou outros, o tempo de residência e o valor do aluguel, esta informação poderá ser utilizada pelo usuário para analisar o limite de crédito da pessoa.
  • Sexo: Informar o sexo da pessoa.
  • CNH: Informar o código da CNH.
  • Data Nascimento: Informar a data de nascimento da pessoa.
  • Nr. de RNTRC: Inserir o número do RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas), só deverá ser preenchido esse campo quando o tipo pessoa for transportadora.

Sub aba Dados Profissionais

Nesta aba poderá ser informada a empresa em que a pessoa trabalha, o tempo de serviço, a profissão, número da carteira profissional, salário, salário do cônjuge e Nr. do RNTRC.

Sub aba Filiação/Referência

Nesta aba poderá ser informado os dados de filiação (nome dos pais e cônjuge), as referências comerciais, o Nr do RNTRC e observações.

Aba Informações Pessoa Jurídica 

Esta aba só ficará disponível quando for inserido um CNPJ no campo “CNPJ/CPF”.

Imagem 7: Informações pessoa jurídica

Campos para preenchimento

  • Pessoa: A edição do campo ficará habilitada caso seja informado no campo “CNPJ/CPF” o valor 0. Como padrão o tipo pessoa física é sugerida ao informar um CPF e pessoa jurídica quando informar um CNPJ.
  • Tipo de operação da ação comercial: Deve ser selecionado qual o tipo de operação comercial padrão da pessoa a ser cadastrada, ao cadastrar uma ação comercial para a pessoa, será feita a sugestão conforme o cadastro da pessoa, mas o usuário poderá alterar se necessário. Para maiores informações sobre os tipos, clicar no ícone de ajuda.
Imagem 8: Ícone do help

Será apresentada a seguinte mensagem informativa:

Imagem 9: Help Tipo de Operação da Ação Comercial
  • Regime Tributário: Informar o regime tributário da empresa a ser cadastrada. Essa informação será utilizada para definir qual será a tributação efetuada quando ocorrerem compras e ou vendas para esta pessoa (alguns campos de impostos poderão ficar bloqueados conforme o regime tributário definido nesse campo).
  • Dados Suframa: Esses dados influenciarão no cálculo de impostos da NF.
    • Nr. Inscrição Suframa: Informar o número da Inscrição Suframa. Este número é necessário somente  para empresas que são da ZFM (Zona Franca de Manaus) ou empresas lá sediadas.
    • Área de Livre Comércio: Informar se a empresa é pertencente à área de livre comércio.
    • Isento de IPI: Informar se a empresa é isenta da tributação de IPI devido à condição de pertencer à ZFM.
    • Abate ICMS: Informar se a empresa abate ou não ICMS devido à condição de pertencer à ZFM.
  • Sugere Retenção de ISS: Informar se a empresa sugere ou não a retenção do ISS nas notas fiscais de serviço.
  • Órgão Público Isento: Marcar a opção “Sim” neste campo se a empresa cadastrada for um órgão público isento de tributação, caso houver ICMS na venda, o valor será descontado na totalização. Influenciará no cálculo da nota fiscal.
  • Data de Fundação: Informar a data de fundação da empresa.
  • Código BNDES: Informar o código BNDES da empresa.
  • Inscrição Municipal: Informar qual a Inscrição Municipal da empresa que está sendo cadastrada.
  • Situação NFS-e: Selecionar qual é a situação tributável da NFS-e ao realizar um faturamento para a pessoa, podendo escolher entre TRIBUTADA NO PRESTADOR, TRIBUTADA NO TOMADOR, TRIBUTADO FIXO, ISENTA/IMUNE E OUTRO MUNICIPIO, essa opção é utilizada apenas para a NFSe emitida pela cidade de Londrina.
  • MVA Ajustado: Informar o valor do MVA Ajustado, caso as vendas destinadas à pessoa do cadastro possuam o cálculo de ICMS ST com um determinado MVA, ressaltando que este deve variar entre 0 à 100. Exemplo: Ocorre com as pessoas do Mato Grosso do Sul que possuem seu devido percentual.
  • Valor do Capital Social: Informar o valor do capital social da empresa.
  • CNAE Fiscal: Código que define o ramo de atividade econômica da empresa. No sistema há a propriedade PAR_UF_OBRIGA_CNAE_PESSOA onde devem ser cadastrados os Estados que serão obrigatórios inserir o código do CNAE, caso a pessoa cadastrada pertencer a um dos estados informados na propriedade e não possuir código do CNAE, o cadastro não poderá ser finalizado.
  • Nr. do RNTRC: Informar o número do RNTRC caso a pessoa seja uma transportadora.
  • Observações: Pode se informar observações para a pessoa caso necessário. Geralmente utilizado para adicionar dados que não tem campos específicos.

Aba Informações Financeiras

Imagem 10: Informações financeiras da pessoa

A permissão para o usuário visualizar esta aba no cadastro de pessoas é separada por tipo de pessoa:

Imagem 11: Permissões aba inf. financeira da pessoa

 Sub aba Limite de Crédito

  • Limite de Crédito: Ao informar os valores referentes ao limite de crédito da pessoa na sub aba “Controle de Crédito”, o sistema atualizará as informações nos campos de acordo com o tipo do lançamento. Podendo ser do tipo Geral, ou controlado por documentos como contratos e cheques que são enviados como garantia de pagamentos. Para maiores informações consultar os manuais e vídeos específicos.
  • Limite sugerido: Campo disponível apenas se a propriedade PAR_USA_INTEGRACAO_SUPPLIER estiver habilitada. Campo informativo e será utilizado na exportação de planilhas conforme o manual específico.
  • Restrições de crédito: Nestas opções o usuário poderá adicionar a data em que efetuou a consulta do cadastro da pessoa no Serasa ou SPC, caso existam registros de bloqueio, é possível informar a data em que foi adicionado ou a data em que o cadastro foi retirado. Se tiver apenas data de bloqueio, entende-se que a pessoa está bloqueada, se tiver também a data de desbloqueio, não é considerado um cadastro bloqueado.
  • Valida Análise de Crédito: Define se será feita a validação de análise de crédito da pessoa ao efetuar uma venda à ela, para isso é necessário que no cadastro do tipo de ação comercial também esteja marcado para validar análise de crédito. Caso não esteja marcado, ao faturar a AC não será feita a análise e será liberado o faturamento, mesmo que a pessoa esteja sem limite ou com títulos em atraso (conforme configuração da propriedade PAR_BLOQUEIAFATURAMENTO).
  • Avisar o Vencimento de Títulos: Essa opção define se a pessoa será notificada sobre os títulos à vencer pertencentes à ela. Para maiores informações, acesse: Processo PFIN004 – Notifica Clientes com Títulos Vencidos
  • Observação Financeira: Através desta opção o usuário poderá adicionar observações para a pessoa e também poderá configurá-las como alerta (ao passar a pessoa, abre uma tela com essas observações). Para que o alerta ocorra é necessário configurar a propriedade PAR_LOCAIS_ALERTA_PESSOA, onde o usuário poderá escolher os locais em que deseja que seja apresentado o alerta da pessoa.
Imagem 12: Cadastro de observação financeira
  • Controle de Crédito: Nesta sub aba poderão ser inseridas as informações de limite de crédito da pessoa. Ao efetuar o cadastro de uma nova pessoa no sistema automaticamente já será atribuído o tipo de limite GERAL com valor 0, porém ainda existem os tipos de limite CHEQUE e CONTRATO onde também poderão ser atribuídos valores conforme política interna da empresa. Para maiores informações, acesse: Sistema de Liberação de Crédito.
    Também é possível realizar as alterações de limite de crédito pelo caminho:

    Cadastros => Pessoas => Ferramentas => Alterar Limite de Crédito das Pessoas Filtradas

    Caso a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO estiver configurada como “GRUPO EMPRESARIAL/MATRIZ” os valores de limite de crédito apenas poderão ser alterados na pessoa matriz do grupo empresarial. A aba de controle de crédito das pessoas filiais ficará com a informação:
Imagem 13: Limite de crédito da filial
  • Hist. Análise de Crédito: O histórico de alterações efetuadas na aba de Controle de Crédito serão armazenas nesta aba. Permitindo visualizar as mudanças e evoluções de liberação de limite para a pessoa.
Imagem 13: Histórico de análise de crédito da pessoa

Sub aba Análise Financeira

  • Resultados da Análise: Nesta aba pode-se efetuar a análise financeira da pessoa selecionada. O mesmo processo de executar a análise financeira da pessoa poderá ser feito através do caminho:

    Cadastros => Pessoas => Pesquisas => Executar uma Análise desta Pessoa F8

Se a propriedade PAR_CONTROLA_EMP_USU_ANALISEFINANCEIRA, estiver definida como S: os valores e datas de compras são apresentados conforme a(s) empresa(s) vinculada(s) ao usuário logado, ou seja, se no sistema existir as empresas: 1, 2 e 3, e o usuário possuir permissão apenas nas empresas 1 e 3, os dados serão considerando apenas as empresas 1 e 3.

O limite apresentado é o limite geral, porém, a posição financeira é considerando apenas os títulos em aberto em empresas que o usuário tem acesso, por isso o limite disponível pode ficar diferente de usuário para usuário.

Se estiver como N: Será apresentando todas as empresas do grupo. Caso no sistema tenha as empresas 1 e 2 e o usuário tenha vínculo apenas na empresa 1 será apresentado:

1 – As totalizações mostrará sempre todas as empresas. Então o limite disponível também vai considerar todas as empresas, mesmo que o usuário não tenha acesso aos dados.

2 – Registros de vendas mostrará apenas as empresas do usuário (primeira, última, menor e maior compra)

Imagem 14: Análise financeira da pessoa

O cálculo da data/valor e dias de atraso da Análise Financeira da pessoa vai considerar a configuração da propriedade PAR_FORMA_DIASATRASO_ANALISEFINANCEIRA.

  • Outras informações: Nesta aba serão apresentadas:
  • Títulos em Aberto: Serão listados os títulos a pagar e a receber da pessoa que estão no status em aberto.
  • Títulos Baixados: Serão listados os títulos a pagar e a receber da pessoa que já foram baixados.
  • Desconto: A evolução do desconto concedido à pessoa: com base nos faturamentos realizados o sistema irá calcular o desconto médio concedido à pessoa, baseado na data inicial informada:

Forma do Cálculo da Média de Desconto do Cliente
Média ((preço de tabela do item – preço líquido do item) / preço de tabela)) * 100
* ainda que a empresa é igual selecionada da Ação Comercial
* total bruto maior que zero
* valor unitário maior que zero!
* que a Ação Comercial esteja faturada
* que gerou uma nota fiscal
* que a nota fiscal seja de saída
* que a nota fiscal não foi cancelada
* que a natureza da operação da nota fiscal soma no faturamento
* que a data da nota fiscal seja maior igual a data inicial a ser analisada

Caso a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO estiver configurada como “GRUPO EMPRESARIAL/MATRIZ”, os valores da aba “Análise Financeira” serão referentes à pessoa matriz do grupo empresarial. Será apresentado um texto indicando que os valores de Limite de Crédito são controlados no modelo Grupo Empresarial / Matriz e qual é a pessoa Matriz.

Imagem 15: Análise financeira das filiais
  • Evolução Faturamento: O gráfico apresentará as informações de faturamentos realizados para a pessoa. Nele é possível visualizar as informações de faturamento contábil (valores dos faturamentos) e resumo de quantidade (quantidades dos produtos presentes nos faturamentos).
    Para verificar o gráfico é necessário informar a empresa que se deseja analisar, ou informar 0 se for todas.
    O gráfico apresentará informações dos últimos 3 anos, porém caso deseje visualizar as informações somente de um ano ou de apenas alguns anos, deve-se selecionar o ano desejado na parte inferior do gráfico.
Imagem 15: Evolução de faturamento contábil

Neste exemplo o gráfico está apresentando somente informações referentes aos anos de 2021 e 2022.

  • Antecipações em aberto: Apresentará todas as antecipações financeiras a pagar e a receber em aberto da pessoa até o momento.

Sub aba Referências Bancárias
Essa aba ficará habilitada caso a Configuração do Tipo de Pessoa vinculado ao Tipo de Pessoa do cadastro possua a marcação de “Habilita Referência Bancária?”, para maiores informações, acesse: Tabelas Auxiliares de Pessoas.

Imagem 16: Aba de referência bancária

Essas informações serão utilizadas principalmente para a geração da remessa de pagamento.

Caso essas informações sejam alteradas no cadastro do funcionário (módulo RH), serão automaticamente replicadas para o cadastro da pessoa.

Sub aba Referências Comerciais
Essa aba ficará habilitada caso a Configuração do Tipo de Pessoa vinculado ao Tipo de Pessoa do cadastro possua a marcação de “Habilita Referência Comercial?”.

Imagem 17: Aba de referência comercial

Sub aba Sacador/Avalista

Essa opção possibilita inserir uma pessoa que esteja cadastrada no sistema para tornar-se avalista ou sacador da pessoa que está sendo cadastrada no sistema. No cadastro do Sacador/Avalista é possível definir se o registro será o padrão para boletos.

Sub aba Info. Comp. Padrão do Título

Nesta sub aba poderão ser inseridas algumas informações que serão utilizadas como padrão para a geração dos títulos à pagar, quando utiliza-se remessas de pagamento.

Aba Contatos

Nesta aba deverão ser informados todos os contatos da pessoa que está sendo cadastrada no sistema. O layout da tela possui duas variações conforme definido no parâmetro da área restrita.

Configurações => Parâmetros do sistema => Aba restrita (precisa de senha de liberação) => Tela de contatos => Modelo 1 / Modelo 2

Imagem 18: Cadastro de contato modelo 1
Imagem 19: Cadastro de contato modelo 2

Sub aba F7 – Dados Gerais
Nesta aba poderão ser informados dados de contato, informações pessoais, endereço, informações bancárias e outros dados da pessoa.

  • Tipo de Contato: Informar se o contato que está sendo cadastrado será de um funcionário, contador ou outro. O tipo de contato dentista/protético será exibido caso a chave USA_DENTISTA/PROTETICO da propriedade PAR_CONFIGURACOES_CONTATO_PESSOA esteja habilitada.
  • Cargo: Informar qual o cargo do contato que está sendo cadastrado.

Sub aba F8- Acesso remoto
Configuração para que a pessoa tenha acesso remoto ao sistema, será utilizado pelo Portal.

Sub Aba F9- Notificações:
Para configurar as notificações automáticas para os contatos é necessário marcar um X nas notificações desejadas.

Imagem 20: Notificações disponíveis para os contatos
  • Enviar XML e Danfe da Nf-e ao faturar: Ao efetuar o faturamento o sistema encaminha para o e-mail deste contato uma cópia do XML.
  • Notificar clientes com títulos vencidos: Assim que o título da pessoa for considerado pelo sistema como um título vencido (data do vencimento mais o número de carência for menor que a data atual), será encaminhado um e-mail para este contato informando os títulos que estão em aberto.
  • Enviar Danfe e XML por e-mail pela tela de Notas: Esta opção encaminha uma cópia da DANFE para o e-mail do contato selecionado.
  • Enviar boletos via instituição financeira: Define os contatos que receberão os boletos por email enviados a partir de instituição financeira (Banco). Depende da configuração do arquivo de remessa.
  • Enviar notificação de alerta de análise de fornecedores: Esta opção é utilizada quando a empresa utiliza a avaliação de fornecedores, o contato receberá as informações sobre as pontuações de avaliação.
  • Notificar fornecedores que o título a pagar foi baixado: Define os contatos que receberão alerta de títulos a pagar de fornecedores que foram baixado no sistema.
  • Enviar notificação de retorno de remessa: Define os contatos que receberão alerta de retorno de remessa.
  • Notificar clientes que o título a receber foi liquidado: Define os contatos que receberão alerta quando o título a receber for liquidado no sistema. 
  • Enviar boletos via sistema: Define os contatos que receberão os boletos por e-mail enviados a partir do sistema. Necessário configurar a propriedade PAR_ENVIA_BOLETO_CLIENTE.
  • Notificar via Whatsapp fornecedor que o título a pagar foi baixado: Permite notificar os fornecedores que o título foi baixado.
  • Enviar XML da nota fiscal eletrônica por Whatsapp: Define os contatos que receberão o XML da NFe por Whatsapp após o faturamento.
  • Enviar manuais de produtos ao contato: Define se os anexos do produto serão enviados de forma automática após faturamento. Necessário configurar a propriedade PAR_ENVIA_ANEXOS_AO_FATURAR.
  • Enviar XML do conhecimento de transporte eletrônico: Define os contatos que receberão o XML do CTE.
  • Enviar XML para integração com “Diativa”: Define os contatos que receberão o XML após o faturamento ou no envio manual pela tela de programação de embarque

Aba Informações Comerciais

 Sub aba Geral

  • Transportadoras de Preferência: Poderá ser informado quais transportadoras a pessoa possui preferência ou vinculo. Caso seja informado mais de uma transportadora, ao cadastrar uma ação comercial para a pessoa, o sistema fará a sugestão do registro com base no número informado no campo “Preferência”, priorizando a transportadora que possui um número menor.
  • Outras Informações (Reparcelamento): Estes campos serão utilizados quando a empresa possui configurado o processo que faz o reparcelamento de títulos de forma automática, serão listados a data do último, do próximo reparcelamento e o número de dias.
  • Prazo Médio: Define o prazo médio para as vendas desta pessoa, com base nesta informação, o sistema irá sugerir as condições  de pagamento na ação comercial. Se for 30 dias, o usuário poderá selecionar apenas as condições de pagamento que possuírem a condição de  pagamento  om prazo médio de 30 dias. (Para que essa validação seja feita é necessário que a propriedade: PAR_USA_PRAZO_MEDIO_COND_PAGTO_NA_AC esteja habilitada).
  • Condição de Pagamento Padrão: Define a condição de pagamento padrão para a pessoa. Se a propriedade: PAR_USA_COND_PAGTO_PADRAO_PESSOA_SIMPLES, estiver habilitada o
    sistema vai sugerir esta condição e bloquear o campo, e só será desbloqueado se o usuário possuir permissão.
  • Condição de Pagamento para Reparcelamento: Define a condição de pagamento para ser utilizada no processo de reparcelamento.
  • Informações para Ação Comercial: Através destas opções poderão ser definidos o tipo de documento e o portador que o sistema fará a sugestão para as ações comerciais da pessoa.   
  • Frete Padrão: Define qual o tipo de frete padrão será sugerido ao efetuar ações comerciais para a pessoa, as opções disponíveis são: Contratação Emitente, Contratação Destinatário, Contratação Terceiro, Próprio Emitente, Próprio Destinatário ou Não Definido. A configuração para sugestão de tipo de frete também poderá ser feito nos parâmetros do sistema e no tipo de ação comercial, onde, a hierarquia de sugestão será Tipo de Ação Comercial, Frete Padrão da pessoa e Parâmetro do sistema.
  • Frete Redespacho Padrão: Informar o tipo de frete padrão para redespacho, as opções são Emitente, Destinatário ou Não Definido.
  • Código da Rota: Define a rota de entrega da pessoa. Para configurar esse campo como obrigatório basta alterar  a propriedade PAR_OBRIGA_INFORMAR_ROTA_CLIENTE para Sim. Para maiores informações, acesse: Módulo Cargas
  • Sequência de entrega: Define a prioridade de entrega para a transportadora, conforme código da rota definido.
  • Carência financeira: Define o número de dias de carência que o sistema deve considerar para definir o título desta pessoa como vencido. Na propriedade PAR_CARENCIA_DIAS_BLOQUEIO_FATURAMENTO é definido o número de dias de carência que o sistema deverá aceitar para o títulos vencidos, essa configuração possui caráter geral e será utilizado para as demais pessoas do sistema.

Sub aba: Produtos comprados pela pessoa

Serão listados os produtos comprados pela pessoa, os registros serão apresentados somente se for efetuado o faturamento da AC.

Sub aba: Equipamentos
Esta aba será habilitada conforme o parâmetro de “Usa Equipamentos”.

Tela Principal => Configurações => Ações Comerciais => Usa Equipamentos

Sub aba: Observações

Nesta aba é possível cadastrar observações do tipo comercial, para a pessoa, essas observações poderão ser consideradas como alertas e serão exibidas nos módulos definidos na propriedade PAR_LOCAIS_ALERTA_PESSOA.

Aba Histórico de relacionamento

Nesta aba serão listados todos os compromissos agendados para a pessoa, os recados, SACs, e-mails, pesquisas realizadas no módulo de CRM e SMS.

Aba Informações Gerais

Imagem 21: Aba informações gerais da pessoa

Nesta aba constam informações como: se o cadastro da pessoa está ativo ou inativo no sistema, informações referentes a data de cadastro, data de alteração e usuários que efetuaram este processos, cadastro de observações gerais que poderão servir como alerta.
Existe a possibilidade de BLOQUEAR COMERCIALMENTE a pessoa (de forma manual), para isso é necessário que o usuário possua a permissão EST1246 – BLOQUEAR PESSOA COMERCIALMENTE, ao selecionar essa opção e a pessoa constar como bloqueada, quando o usuário realizar uma ação comercial com essa pessoa, o sistema emitirá um alerta e não permitirá o faturamento da AC, essa validação apenas ocorrerá caso o bloqueio código 14 – BLOQUEAR CADASTRO/FATURAMENTO DE ACOES COMERCIAIS CASO O CLIENTE ADICIONADO NA AC ESTEJA BLOQUEADO COMERCIALMENTE esteja ativo.
O campo de Lead Time será habilitado caso o tipo de pessoa do cadastro seja de um fornecedor, para maiores informações, acesse: Lead Time

Aba Preferências

Nesta aba serão definidas as preferências para a pessoa. Para adicionar a preferência, no lado esquerdo da tela selecione a Categoria do Tipo de Preferência, no lado direito serão apresentados os Tipos de Preferência pertencentes a categoria selecionada, para inserir o tipo basta selecionar o botão F2 – Novo.

Conforme a configuração da categoria, o vínculo de preferência pode ser obrigatório (se existir quantidade mínima maior do que zero).

Imagem 22: Aba preferências da pessoa

Aba Campos Personalizados da Pessoa
Para habilitar essa aba é necessário configurar a propriedade PAR_USA_CAMPOS_PERSONALIZADOS_PESSOA como sim, nestes campos poderão ser inseridas informações que serão utilizadas em algumas exportações realizadas no sistema, alguns desses campos estão ligados ao módulo CRM e a alguns softwares como o Gerasoft. Ao selecionar o nome de cada campo, o sistema apresentará uma descrição reduzida informando ao usuário qual a função do campo.

Aba Empresa da Pessoa

Nesta aba poderá ser vinculado ao cadastro da pessoa a empresa em que ela é cliente, pois, pode-se possuir mais de uma empresa cadastrada no sistema e a pessoa ser cliente de apenas uma ou algumas empresas específicas. Para parametrizar o sistema para que seja obrigatório informar uma empresa padrão para a pessoa, é necessário configurar a propriedade EXIGIR_EMPRESA_PADRAO_CLIENTE.
Poderão ser visualizadas informações como dados da última compra e curvas de faturamento separados por empresa.

As informações desta aba também serão atualizadas conforme a execução do processo PEST018 – Processo de cálculo da curva ABC de Pessoas.

Aba Grupo Empresarial

Se o cadastro da pessoa é de uma empresa filial, nesta aba é possível vincular o cadastro dela a outra pessoa cadastrada no sistema, definindo esta como matriz.
No campo “Definir Matriz”, deve-se inserir o código da pessoa que será definida como matriz. Caso exista mais de uma filial da mesma matriz, na grade “Filiais” serão apresentadas o cadastro das pessoas pertencentes à essas filiais.

Imagem 23: Aba grupo empresarial

Caso a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO estiver configurada como “GRUPO EMPRESARIAL/MATRIZ”, ao informar uma matriz na aba de grupo empresarial, o sistema irá emitir a mensagem:

Imagem 24: Somar ou manter os valores do limite de crédito
  • Somar: Ao selecionar este botão todos os valores de limite de crédito da matriz e das filiais serão somados, onde o valor do limite de crédito será atualizado na matriz e o limite de crédito será zerado nas filiais.
  • Manter: Ao selecionar este botão os valores de limite de crédito da matriz serão mantidos e as filiais terão os valores zerados.

Ao remover a matriz do grupo empresarial, o sistema questionará se o usuário deseja estornar os valores dos limites de crédito para o valor anterior à inicialização dos limites.

Aba Disponibilidade por Empresa 

Para que esta aba seja habilitada, é necessário que o usuário possua a permissão PCP166 e a pessoa seja do tipo Fornecedor.
Para empresas que usam terceirização, é necessário informar a disponibilidade de
produção em minutos por dia.

Imagem 24: Disponibilidade de fornecedor por empresa

Aba Análise do Fornecedor

Caso seja utilizado o recurso de Avaliação de fornecedores, nesta aba constará o histórico de pontuações dos fornecedores.

Onde também será possível incluir ou reduzir os pontos através desta aba. Para maiores informações, acesse: Avaliação de Fornecedores

Aba Contabilidade

Esta aba será habilitada quando for utilizada a ferramenta de Contabilidade no Sistema, caso o recurso esteja sendo usado, nessa aba será feito todo o processo de rateio, de acordo com seu Grupo Contábil, Conta Despesa, Conta em processo e Conta Estoque.

Controle de Sócios das Pessoas Jurídicas

O sistema permite que seja realizado o controle dos sócios no cadastro da pessoa. Para isso, é necessário realizar as seguintes configurações na propriedade PAR_PESSOAJURIDICA_SOCIOS:

  • Local: Deve ser definido se os sócios deverão ser cadastrados na aba de contatos da pessoa ou na aba de informações da pessoa jurídica. Se configurado para controlar na aba de informações da  pessoa jurídica, será obrigatório informar o CPF dos sócios.
  • Obrigatório: Deve ser informado se será ou não obrigatório definir pelo menos um sócio administrativo ou sócio para poder ser gravado o cadastro da pessoa jurídica.
  • Cotas: Deve ser informado se será obrigatório informar a cota, ou seja, só será possível gravar o  cadastro ao ser informado 100% das cotas da empresa, opcional, permite gravar o cadastro com menos de 100% da cota informada ou configurar para não ser realizado o controle da cota.

Ao ser selecionado que o tipo de contato é Sócio ou Sócio Administrador será habilitado o campo do % Cota Sociedade, o preenchimento deste só será obrigatório se estiver
configurado na propriedade que a cota é obrigatória.

Imagem 25: Sócio no cadastro de contato

Aba Ramo de Atividade

Esta aba será habilitada conforme a Configuração do Tipo de Pessoa do Tipo de Pessoa do cadastro, nela poderá ser definido o ramo de atividade desempenhado pela pessoa. Poderão ser definidos vários ramos  de atividades, porém um deles deverá ser definido como predominante.

Imagem 26: Ramo de atividade

Aba Anexos

Nesta aba poderão ser informados anexos relacionados à pessoa, como por exemplo documentos. Estes anexos também poderão ser inseridos através do caminho:

Cadastros => Pessoas => Complementos => Anexos da Pessoa (F5)

Imagem 27: Anexo da pessoa

Para anexar o arquivo desejado, basta selecionar a opção F9.

Opções disponíveis na tela Uctd001 – Documentos Anexados

  • F7 – Editar: Essa opção possibilita o usuário a editar o arquivo anexado.
  • F8 – Visualizar: Essa opção possibilita o usuário visualizar o anexo sem alterar as informações.
  • F9 – Finalizar Edição: Selecionar essa opção após fazer as edições necessárias, assim o arquivo ficará disponível novamente.

Pela opção do botão direito do mouse é possível visualizar versões anteriores do arquivo após edições realizadas, caso seja necessário, pode-se restaurar uma das versões anteriores para retornar como versão original.

Aba Grupo Fiscal
Nesta aba pode ser informado o Grupo de Cliente, Operação Fiscal e as alíquotas de ICMS, PIS, IPI E IR. Essas informações serão utilizadas para a tabela de preço, para maiores informações, acesse: Tabela de Preço

Aba Inf. Fiscais
Nesta aba é possível definir se a pessoa Retém FUNRURAL, PIS, COFINS, CSLL, IRRF, INSS e ISS.

Aba Controle de Documento
Nesta aba poderão ser definidos os documentos que serão controlados para a pessoa, pro exemplo: Alvarás, Certidões, Certificados, etc.

Imagem 28: Documento da pessoa

Campos para preenchimento

  • Cód. Tp. Documento: Informar o documento que será inserido.
  • Vencimento: Informar o vencimento do documento.
  • Comportamento: Define se ao atingir a data de vencimento, o comportamento do sistema alertará, bloqueará ou somente informará o usuário sobre o prazo.

Cadastro de pessoa sem CPF ou CNPJ
Deve ser utilizado quando se tratar de uma pessoa de fora do país, neste caso o tipo de código deve ser diferente de CPF/CNPJ e o campo do CPF/CNPJ deve ser deixado com o valor 0, o sistema irá sugerir de forma automática a aba Inf. Pessoa Física, porém permitirá alterar para Pessoa Jurídica caso seja necessário.

Imagem 29: Pessoa com CNPJ/CPF 0