Natureza de Complemento e Aproveitamento

Natureza de Complemento e Aproveitamento

A configuração Natureza de Complemento e Aproveitamento é utilizada para permitir que o sistema possa efetuar corretamente o complemento de impostos para notas onde existiu a falta do destaque do imposto. Podemos utilizar complementos para notas de saída ou de entrada.
Para complementos de entrada, é necessário vincular a nota de complemento com a nota de entrada de origem para que o custo possa ser recalculado, levando em consideração os novos valores de impostos.

Configurando a Natureza de Complemento.

Nr. Campo Descrição Marcar o campo
14 Complemento/Aproveitamento SIM

Alem da configuração de complemento a natureza em que estas sendo configurada deve também ser configurada para cálculos o imposto que se deseja complementar, essas informações deverão ser verificadas com a Equipe de Tributação da sua empresa.

Complemento para uma nota de saída

Para notas onde o imposto não tenha sido calculado ou destacado corretamente deve-se então efetuar uma nota de complemento, que consiste em fazer uma ação comercial de saída somente com o valor desse imposto para complementar a nota de venda origem.

Ao informar a natureza de operação de saída que tenha a opção Complemento/ Aproveitamento marcada o sistema exigirá realizar o vinculo com a nota que está sendo complementada da seguinte forma

Selecionar a nota de complemento => Complementos => Definir Nota fiscal complementar

Em breve publicaremos o post de Ação Comercial de Complemento para maiores informações

Complemento para uma nota de entrada 

Existem duas formas de efetuar uma nota de complemento conforme abaixo;

  • Caso 01: A natureza de operação e Movimento de estoque estar configurada para Complemento
  • Caso 02: Apenas a natureza de operação estar configurada para complemento

Caso 01:
Ao utilizar o processo desta forma o sistema ira obrigar o vinculo da nota com a nota de origem que esta sendo complementada, porem, ajusta o custo data da nota de origem podendo gerar alguma distorção no Kardex do item, caso os lançamentos sejam em meses distintos.  ( Está opção estará sendo colocada como obsoleta e em breve sera removida do sistema, estando presente apenas por motivo de compatibilidade com lançamentos anteriores)

Caso 02:
Ao utilização o processo neste formato o sistema não obriga o vinculo com a nota de origem e irá ajustar o custo na data da nota complementar assim como efetuar os lançamentos no livro fiscal tornando o processo mais consistente. A Command recomenda a utilização desta forma.

Em breve publicaremos o post de Movimentação Complementar para maiores informações

Veja Também:
Natureza de Operação CLIQUE AQUI
Custos e Acerto de Custos CLIQUE AQUI
Natureza de Bonificação CLIQUE AQUI
Natureza que Controla Remessa e Estoque de Terceiro CLIQUE AQUI
Natureza de Devolução CLIQUE AQUI
Natureza de Remessa Consignação CLIQUE AQUI

Natureza de Remessa de Industrialização CLIQUE AQUI
Tributação CLIQUE AQUI
Kardex CLIQUE AQUI

Últimos posts por Suporte (exibir todos)

Comments are closed.