Natureza de Complemento e Aproveitamento

Natureza de Complemento e Aproveitamento

A configuração Natureza de Complemento e Aproveitamento é utilizada para permitir que o sistema possa efetuar corretamente o complemento de impostos para notas onde existiu a falta do destaque do imposto. Podemos utilizar complementos para notas de saída ou de entrada.
Para complementos de entrada, é necessário vincular a nota de complemento com a nota de entrada de origem para que o custo possa ser recalculado, levando em consideração os novos valores de impostos.

Configurando a Natureza de Complemento.

Nr. Campo Descrição Marcar o campo
14 Complemento/Aproveitamento SIM

Alem da configuração de complemento a natureza em que estas sendo configurada deve também ser configurada para cálculos o imposto que se deseja complementar, essas informações deverão ser verificadas com a Equipe de Tributação da sua empresa.

Complemento para uma nota de saída

Para notas onde o imposto não tenha sido calculado ou destacado corretamente deve-se então efetuar uma nota de complemento, que consiste em fazer uma ação comercial de saída somente com o valor desse imposto para complementar a nota de venda origem.

Ao informar a natureza de operação de saída que tenha a opção Complemento/ Aproveitamento marcada o sistema exigirá realizar o vinculo com a nota que está sendo complementada da seguinte forma

Selecionar a nota de complemento => Complementos => Definir Nota fiscal complementar

Em breve publicaremos o post de Ação Comercial de Complemento para maiores informações

Complemento para uma nota de entrada 

Existem duas formas de efetuar uma nota de complemento conforme abaixo;

  • Caso 01: A natureza de operação e Movimento de estoque estar configurada para Complemento
  • Caso 02: Apenas a natureza de operação estar configurada para complemento

Caso 01:
Ao utilizar o processo desta forma o sistema ira obrigar o vinculo da nota com a nota de origem que esta sendo complementada, porem, ajusta o custo data da nota de origem podendo gerar alguma distorção no Kardex do item, caso os lançamentos sejam em meses distintos.  ( Está opção estará sendo colocada como obsoleta e em breve sera removida do sistema, estando presente apenas por motivo de compatibilidade com lançamentos anteriores)

Caso 02:
Ao utilização o processo neste formato o sistema não obriga o vinculo com a nota de origem e irá ajustar o custo na data da nota complementar assim como efetuar os lançamentos no livro fiscal tornando o processo mais consistente. A Command recomenda a utilização desta forma.

Em breve publicaremos o post de Movimentação Complementar para maiores informações

Veja Também:
Natureza de Operação CLIQUE AQUI
Custos e Acerto de Custos CLIQUE AQUI
Natureza de Bonificação CLIQUE AQUI
Natureza que Controla Remessa e Estoque de Terceiro CLIQUE AQUI
Natureza de Devolução CLIQUE AQUI
Natureza de Remessa Consignação CLIQUE AQUI

Natureza de Remessa de Industrialização CLIQUE AQUI
Tributação CLIQUE AQUI
Kardex CLIQUE AQUI