Compras Estratégicas:
Uma abordagem inteligente
para o crescimento
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Em algumas organizações, o foco sempre esteve no setor de venda, ou seja, venda mais, prospect mais, faça mais relacionamentos, fidelize mais, dentre outros posicionamentos comerciais.
Já o setor de compras, deveria fazer apenas no essencial, isto é, manter o estoque sempre em dia, seja ele para a produção, para revenda ou mesmo para a prestação de serviços.
O preço dos materiais não era considerado um fator de grande relevância, pois o volume de vendas seria suficiente para cobrir o custo da operação.

Um novo olhar

Surge então um novo olhar, onde comprar bem significa ter mais lucro.
Hoje, as empresas passaram a destinar um investimento maior para a gestão, criação de estratégias e capacitação do departamento de compras.
O setor de compras vem ganhando cada vez mais espaço nas decisões estratégicas das empresas.

Planejamento das Compras

Dentre as estratégias que vem ganhando destaque e investimento, podemos ressaltar o Planejamento das Compras, afinal o “lucro vem do planejamento!”.
Tal método concentra-se na gestão de estoque.
O responsável por adquirir as mercadorias sempre deve olhar para trás, ou melhor, para o estoque, e para frente, para as vendas.
Considerando que os fornecedores são parceiros estratégicos das necessidades do negócio, é fundamental que o comprador se empenhe em identificar e manter na carteira aqueles que melhor atendem aos critérios de preço, prazo e confiabilidade.

Como otimizar a gestão de compras?

Estabelecer processos e fazer análises das métricas é fundamental para um negócio que visa dominar a gestão de compras.
A melhor forma de fazer isso é por meio da tecnologia, mais especificamente, através de um sistema de gestão.
Esse tipo de solução integra e centraliza as informações do setor de vendas e do estoque, facilitando a tomada de decisão dos compradores.
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Processos importantes

Se sua intenção é aprimorar o ciclo de compras da empresa, focando na redução de custos e, consequentemente, no aumento da lucratividade, é importante ficar atento a alguns processos do sistema de gestão.
Entre eles, podemos destacar:

Solicitação de compra

Visa padronizar o processo interno de requisição de materiais.
Dessa forma, o comprador sabe qual é o produto solicitado, sua quantidade, o prazo disponível para aquisição do material, quem solicitou e como o material será usado, assegurando, assim, o cumprimento da regra do compliance.
Visa padronizar o processo interno de requisição de materiais.

Cotação de preço

O gestor adota este processo com o objetivo de realizar as melhores compras, procurando sempre adquirir o produto de melhor qualidade e menor preço. Para fazer uma cotação de preço eficiente, é necessário pesquisar em diversos fornecedores e identificar as melhores condições de fornecimento para um ou mais tipos de mercadorias.
O fornecedor que apresentar a melhor proposta de preço e qualidade de produto, terá a preferência.

Pedido de compra

É um processo essencial para a otimização dos recursos e a conquista de melhores resultados para o negócio.
A gestão eficiente dos pedidos de compra pode gerar estes benefícios:
Redução de custos operacionais;
Maior precisão na compra de produtos e matérias-primas;
Melhor administração do fluxo de caixa financeiro da empresa;
Otimização do tempo;
• Acompanhamento e monitoramento dos indicadores de compra.

Colocando em prática

Ao longo desta jornada de aprimoramento na gestão de compras e estoque, exploramos estratégias para impulsionar o sucesso empresarial.
No entanto, a implementação bem-sucedida dessas estratégias requer uma ferramenta robusta e versátil, como o Sistema de Gestão Command.
Utilizando o Command, você simplifica a gestão de compras da sua empresa, possibilitando a criação de um planejamento preciso, realização eficiente de cotações, automatização do acompanhamento de pedidos e uma avaliação criteriosa dos seus fornecedores.
Transforme suas estratégias em ações concretas e alcance uma gestão de compras e estoque verdadeiramente eficaz, resultando em um aumento da lucratividade e na construção de um caminho sólido para o sucesso contínuo do seu negócio.
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Sidney
Sidney Castro
Bacharel em Contabilidade;
Pós-graduado em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria;
15 anos de experiência no ramo comercial.

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