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Assinatura em títulos a Pagar

Este recurso tem como objetivo definir a obrigatoriedade das assinaturas dos títulos a pagar, sendo possível definir a quantidade de assinaturas necessárias para que o título seja baixado ou adicionado em uma remessa a pagar.

Também será possível efetuar liberações parciais dos valores dos títulos para serem baixados.

Permissões

FIN017P – Títulos a pagar

EST1183 – Controle de assinatura por usuário

EST1186 – Permite alterar o limite de assinaturas no mês

Propriedades

PAR_FINANCEIRO_USA_LIB_PAGAMENTO

Define se será utilizado o sistema de assinaturas para liberação de pagamentos no sistema. Caso este parâmetro esteja habilitado só será permitido efetuar a baixa do título ou adicioná-lo na remessa bancária, se este estiver assinado (status confirmado).

Configuração

É necessário configurar o tipo de assinatura, com o valor limite, quantidade de assinaturas e usuários que podem assinar o título.

Os tipos de assinatura disponíveis são:

Títulos: todos os títulos a pagar que não possuem informação na aba “informação complementar” , esses títulos serão baixados sem serem adicionados a uma remessa a pagar.

Títulos Remessa: todos os títulos a pagar que possuem informação na aba “informação complementar”, esses títulos serão adicionados a uma remessa a pagar, para depois serem baixados no sistema.

1 – Alçada

Cadastre quais usuários poderão assinar os títulos a pagar e qual o valor de limite mensal para assinatura.

Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de uso geral => Alçada para aplicação de desconto

Configurar os usuários por tipo de alçada: Títulos a Pagar ou Títulos Remessa

2 – Liberar a alçada mensal:

Cadastro => Tabelas Auxiliares => Programas de uso geral => Alçada para aplicação de desconto => Seleciona a Alçada ( Usuário) => Opção direita do mouse => Liberar alçada por assinatura mensal 

3 – Controle de assinaturas

Cadastro => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral =>Controle de assinatura

Informar o valor limite, a quantidade de assinaturas, tipo (títulos ou títulos remessa) e os usuários.

Se para o valor limite informado não for necessário assinaturas, deixar 0, desta forma ao solicitar a assinatura o título será confirmado (assinado) automaticamente.

Assinatura no título

1 – Solicitar Assinatura

Selecionar o título e clicar no botão “Solicitar Assinatura”, caso o título esteja em uma faixa que possui o número de assinaturas igual ou superior a 1, a coluna “Situação Assinatura” ficará com o status: Aguardando assinatura.

2 – Assinar o título

Valor integral:

O usuário que possui alçada poderá selecionar o título e assinar ou fazer multi – seleção para assinar todos de uma vez

Na aba assinatura aparece o nome do usuário que pode assinar e a opção para assinar o título

Valor Parcial:

Para assinar um valor parcial, selecione o título e clique com o botão contrário do mouse: Assinar título com valor diferente do saldo informe o valor e clique em ok

Após o título possuir todas as assinaturas necessárias o status mudará para “Confirmado”, e poderá ser baixado ou adicionado em uma remessa.

3 – Retornar para Digitação

Para voltar o título para digitação selecione o (s) título (s) e:

Na tela de títulos (UCOM080) => Baixas de títulos => Voltar para Digitação

4 – Cancelar Assinatura

   A opção cancelar assinatura só funciona enquanto o documento não está confirmado, ou seja, apenas é possível cancelar a assinatura, caso seja necessário mais que uma assinatura para confirmar o documento. Em outros casos é utilizado o Voltar para Digitação para cancelar as assinaturas.

Opção disponível na aba Assinatura

5 – Títulos em Remessa

Quando o título possui informação na aba “Informação Complementar”, o usuário sugerido para a assinatura será o que foi definido com o tipo “Títulos Remessa”.

O título que foi adicionado em uma remessa bancária não poderá retornar para digitação, deverá ser retirado da remessa antes.

Caso o título tenha a liberação do tipo Títulos a Pagar, ele não poderá ser adicionado a uma remessa, será necessário retorná-lo para digitação, adicionar as informações na aba Informações Complementares e depois assinar como Títulos Remessa.

Importante: Para mais informações sobre a configuração da alçada e controle de assinaturas, confirma o manual específico.