Command Perfect

O sistema cPerfect possui alguns serviços que precisam ser instalados e configurados para que possa funcionar corretamente. Abaixo, algumas funções que se tornam possíveis com as configurações que serão mostradas neste documento:

  • Realização do processo de Backup
  • Emissão de Nota Fiscal
  • Atualização das Novidades da Versão
  • Giro Médio de Produtos
  • Envio de E-mail

Estes são apenas alguns exemplos de processos e ferramentas disponíveis no sistema.

 

INSTALAÇÃO DOS SERVIÇOS

Os serviços utilizados pelo sistema são:

  • cpGuadian
  • cpServidor
  • cpMonitor

Para instalar os serviços corretamente, o responsável pela realização do processo (Suporte, Infra etc) deve realizar os seguintes procedimentos:

  • acessar o arquivo Instalacao.7z localizado em  \\192.168.0.222\intranet\Suporte\Infraestrutura\Sistema\Instalacao.7z,

  • Copiar o arquivo para o disco de instalação (C:, D:, etc)  e descompactá-lo dentro da pasta cPerfect, conforme o PADRÃO. O diretório ficará desta forma: C:\cPerfect\Instalacao\. Dentro da pasta Instalação listará os diretórios padrões conforme a imagem:

  • Acessar a pasta cpGuardian e selecionar o arquivo instalar.bat e editá-lo:

  • Deve ser copiado o caminho completo até o executável do cpGuardian.exe conforme as imagens abaixo e colar após “binpath= “:

  • Após colar o caminho o arquivo estará conforme abaixo:

  • Salve e feche o arquivo;
  • Execute o arquivo instalar.bat COMO ADMINISTRADOR
  • Se os passos acima foram seguidos corretamente,a tela abaixo será mostrada

  • “[SC] CreateService ÊXITO” é a mensagem indicando que o serviço foi instalado corretamente, caso apareça “FALHA” ao invés de “ÊXITO” revise as configurações do arquivo de instalação e certifique-se de que o executável está no diretório correto;
  • Para realizar a instalação do cpServidor e cpMonitor, basta repetir os procedimentos de instalação do cpGuardian, a diferença é que o executável do cpGuardian já está na pasta compactada, os executáveis do cpMonitor e cpServidor devem ser buscados na pasta de VERSÕES do sistema
  • Atenção! configure no serviço do windows o usuário “command-cpd” pois muitos serviços precisam de acessos a áreas de rede que o usuário padrão SYSTEM não tem.
  • Para certificar-se de que os serviços foram instalados, basta abrir os SERVIÇOS DO WINDOWS e procurar por “cp” e a lista de serviços será exibida dessa forma:

  • Certificando-se de que os serviços estão listados como o exemplo acima, a instalação está concluída e para que os serviços sejam inicializados corretamente basta seguir os procedimentos do próximo tópico.

 

CONFIGURAÇÃO DOS SERVIÇOS

O primeiro passo para configurar os serviços é “CLICAR DUAS VEZES” em algum dos executáveis dos serviços, cpServidor por exemplo, para que seja criado o arquivo CPConfig.ini (o arquivo será criado uma pasta atrás do executável) como no exemplo abaixo:

  • Clique com o botão direito em cima do arquivo e em seguida na opção “editar”

  • Conforme a imagem acima, procure os campos e preenche-os corretamente “CAMINHO”(endereço do banco de dados), “USUARIO” (padrão SYSDBA) e “SENHA” (copiar a senha criptografada do command.ini).
  • Seguindo estes passos as configurações ficarão conforme abaixo:

  • Após finalizar as configurações FORA DO SISTEMA, agora vamos realizar as configurações DENTRO DO SISTEMA
  • O primeiro ajuste a ser feito é configurar a propriedade do cpGuardian (restrita), esta deve estar conforme o exemplo:

  • IMPORTANTE: Se o sistema apresentar lentidão para abrir (antes da tela de login) e o faturamento estiver travando, deve ser verificado se os IP’s configurados na propriedade estão corretos, pois caso não estejam, o sistema busca uma informação que não existe, então causa o problema.
  • Após a configuração da propriedade agora devem ser configurados os Bancos_Auxiliares, nos PARÂMETROS RESTRITOS da COMMAND

  • Os bancos a serem configurados são “CONTROLDOC, MONITOR e CXS-ANEXOS”. Monitor e Anexos já estão na pasta Bancos_Auxiliares, o Controldoc deve ser buscado na pasta “utilitários gerais” na pasta de versões cperfect. Para realizar a configuração basta seguir o exemplo abaixo:

  • Se os três Bancos_Auxiliares estiverem configurados corretamente, basta sair do sistema e acessá-lo novamente, em seguida inicie o cpGuardian e os demais serão iniciados automaticamente;
  • Apesar de iniciados, suas funções ainda não serão executadas, para isso verifique os próximos dois tópicos, para configuração de emissão das notas e configuração dos processos.

 

CONFIGURAÇÃO DO MONITOR

Para que a emissão das notas fiscais funcione corretamente siga os seguintes passos:

  • Execute o cmd como ADMINISTRADOR e execute a instalação do Capicom no caminho: C:\cPerfect\Instalacao\cpMonitor\Capicom\instala.bat. Essa instalação serve para que o CERTIFICADO DIGITAL seja vinculado dentro do sistema corretamente.
  • Acesse o sistema em Estoque -> Configurações -> Monitores -> F2 – Novo

  • Clique em Sugerir MAC;
  • Informe o Nome da Máquina(SERVIDOR, por exemplo);
  • Tempo de leitura coloque 5;
  • Qt. Tempo Atualização do ERP em minutos coloque 5;
  • O campo Data Hora última Atualização é alterado sempre que o cpGuardian é Reiniciado

  • Clique em F2 – Novo para inserir uma empresa na configuração realizada

  • Ao gravar o cadastro da empresa no monitor, o sistema retorna para tela de configuração do monitor, então clique em F8 – Configurar Monitor p/ Empresa Selecionada.

  • Conforme a imagem acima, configure o tipo de nota (NFE, NFSE ou MDFE);
  • Na aba Certificado Digital clique no ícone   e selecione o certificado digital da empresa em questão;
  • Em seguida informe a Senha;
  • Clique na aba da nota a ser configurada, no exemplo abaixo mostraremos as configurações de NFe:

  • Selecione o Ambiente de Destino se Produção ou Homologação;
  • Salvar Arquivos Enviados/Recebidos p/ WebServices, Selecione a pasta WS conforme o exemplo acima, se a pasta não existir, crie-a de forma que o caminho do diretório fique VERDE.
  • Em seguida na Aba Diretórios:

  • Por padrão, as configurações de diretórios estão em branco, porém se a instalação do sistema foi feita conforme as orientações basta clicar em Sugerir Diretórios e em seguida Criar os Diretórios e percorrer os campos com TAB;
  • Se os procedimentos foram realizados corretamente a tela ficará conforme o exemplo abaixo:

  • Em seguida na Aba DANFE:

  • Nessa tela, pode ser configurada a Impressora Padrão e marcar o box Imprimir Automaticamente ao Autorizar MAS TENHA CUIDADO, SE A IMPRESSORA NÃO ESTIVER MAIS COMPARTILHADA NA REDE AS NOTAS FICARÃO TRAVADAS NO STATUS PROCESSANDO, certifique-se de que as configurações estão corretas antes de deixar a impressão de danfes automatizadas.
  • Em seguida na aba Email.

  • No campo Remetente digite o código do remetente que enviará os e-mails das notas e abaixo marque as opções desejadas, se serão enviados automáticos, para transportadora e etc.
  • Na aba Contingência.

  • Informe a Data/Hora da configuração e também a Justificativa. Essa configuração deve ser feita somente quando verificado que o GOVERNO autorizou a configuração.

 

CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS

O cpServidor é responsável pela execução de processos como, Backup, Novidades da Versão, Notificação de Títulos Vencidos e também o ENVIO DE E-MAIL. Para que suas funções sejam executadas com sucesso siga os passos abaixo:

  • Acesse a pasta processos localizada em: \\192.168.0.242\Versoes cPerfect\Versao2.0.138\processos\  (neste exemplo estamos configurando processos da versão 138, mas a versão pode variar, alterando a localização dos arquivos).
  • Copie as DLLS para a pasta Novas em: C:\cPerfect\Instalacao\cpServidor\dlls\Agendador\Novas\.
  • Acesse a pasta C:\cPerfect\Instalacao\cpServidor\dlls\. Verifique se o sistema operacional é 32 ou 64 bits (verifique as propriedades do computador) conforme as imagens:

  • Em seguida CTRL C + CTRL V no arquivo correspondente a versão:

  • Após isso renomeie somente para fbclient.dl.

  • Logo após, copie a dll renomeada para a pasta System 32 e SysWow 64 localizadas em C:\Windows\. Essa configuração é OBRIGATÓRIA, pois se não for feita os processos não são executados no sistema.

  • Configure os PROCESSOS OBRIGATÓRIOS em Estoque -> Ferramentas -> Agendador de Processos -> F2 – Novo. Para saber como realizar as configurações corretamente acesse o Post  dos PROCESSOS.
  • Se os passos acima foram seguidos corretamente inicie o serviço cpServidor;
  • IMPORTANTE: Ao configurar o cpServidor os e-mails também já podem ser enviados pelo sistema, mas antes é necessário realizar as configurações de SMTP e REMETENTES, para isso acesso o Post de E-MAILS.