Tabelas Básicas de Pessoas
As tabelas básicas de pessoas, auxiliarão nos processo do sistema CPerfect para que os processos ocorram de forma completa e eficaz. Apresentaremos nas tabelas auxiliares o passo a passo do cadastro dentro do sistema.
Importação da tabela do IBGE
Antes de realizar o processo de cadastro da Cidade, Estado ou País é preciso realizar o processo da inicialização da tabela do IBGE.
Ferramentas => Inicializações => Tabelas => Cidades
Clicar em F5 – Buscar cidades, onde importará todas as Cidades, Estados e Países considerados válidos pelo IBGE.
Para buscar os países é necessário que a marcação “Atribuir o País” esteja marcada.
Para atualizar os cadastros de pessoas e empresas é necessário marcar a opção: “Atualizar o cadastro de pessoas e empresas”.
Países
É necessário efetuar o cadastro dos países que serão utilizados pela empresa.
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Países
Campos para preenchimento
- País: Selecionar um país que esteja previamente disponível.
- Situação: Informar a situação em que o país se encontra dentro do sistema: ATIVO ou INATIVO.
- Código BACEN: Será sugerido automaticamente conforme o país informado.
Estados
O Cadastro de Estado será feito de forma automática a partir do momento em que é importada a tabela do IBGE. O cadastro manual de estado será feito exclusivamente para o Exterior (EX).
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Estados
Campos para Preenchimento
- Sigla: A sigla será informada automaticamente de acordo com a importação da tabela do IBGE, a informação poderá ser preenchida manualmente quando o estado for Exterior (EX).
- Código do IBGE: Será informado automaticamente quando ocorrer a importação da tabela de cidades, o campo deverá ser preenchido manualmente somente quando for efetuado o cadastro do Estado Exterior (ex: 99, porque não há um código de IBGE válido para o estado Exterior)
- Alíquotas de ICMS: Opção obsoleta no sistema, as alíquotas já são definidas ao importar a tabela de Alíquotas Interestaduais de ICMS, para maiores informações Atualizações de Tabelas do Sistema
- Signatário ICMS ST: Define se o estado calcula o ICMS ST.
- Redução ST Simples: Será utilizado quando a empresa emitente da nota fiscal pertence ao regime tributário simples nacional. Este percentual será utilizado no cálculo de ICMS ST, para maiores informações ICMS ST Simples Nacional
- Fatores de redução: Estas opções ficam bloqueadas, porque foram substituídas pelas regras de redução em: Cadastros => Tabelas auxiliares => Faturamento => Regras de Reduções.
- Vlr. Max. Fat. Consumidor: Definir o valor máximo para faturamento de Nota Fiscal de Consumidor para esse Estado. Esse valor será validado ao efetuar faturamento de NFCe para pessoa padrão.
- Participa do Horário de Verão: Informar se o Estado é ou não participante do horário de verão brasileiro.
- Fuso Horário: Informar qual o fuso horário vigente no Estado em questão. É necessário a permissão EST976 para cadastrar ou alterar as informações sobre participação no horário de verão e fuso horário dos Estados. As mesmas são utilizadas quando a propriedade PAR_HORARIO_DE_VERAO_ATIVO estiver definida como sim para evitar falhas em NFe durante o horário de verão.
- Sub Aba Alíquotas de ICMS Interestadual: Serão apresentadas as informações referentes às alíquotas de ICMS.
- Sub Aba GNRE: Informações para geração de títulos referentes à GNRE, para maiores informações, acesse GNRE
Cidades
Para os Estados do Brasil, as cidades serão cadastradas automaticamente na importação da tabela de cidades.
Só será permitido o cadastro de cidades de forma manual para cidades do exterior, para isso, é necessário possuir um cadastro de Estado sendo como Exterior (EX).
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Cidades
Cargos dos Contatos de Pessoas
Esse cadastro auxiliará na manutenção de contatos das pessoas.
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Cargos dos Contatos das Pessoas => F2 novo
Configurações de Tipo de Pessoa
Essas configurações poderão ser vinculadas ao cadastro do Tipo de Pessoa. As configurações do tipo de pessoa se baseiam em questões, que ao criar um novo cadastro de pessoa que utilizar determinado tipo de pessoa, será obrigatório ao usuário inserir determinadas informações em abas que serão habilitadas no momento do cadastro de pessoa.
Cadastro => Tabelas Auxiliares => Programa de uso geral=> Configurações de tipos de Pessoa => F2
novo
Campos para preenchimento
Opções disponíveis: Ao marcar qualquer opção, se tornará obrigatório inserir tais informações no cadastro de pessoa que apresentar o tipo cadastrado:
- Necessita Sócio;
- Habilita Ramo de Atividade;
- Habilita Bens: ao marcar essa opção o campo Qtde. Mín. Bens deverá ser informado, caso deixar o campo zero não obrigará o usuário informar nenhuma referência de bens;
- Habilita Notificação;
- Obriga Ramo de Atividade;
- Habilita Referência Bancária: ao marcar essa opção o campo Qtde. Mín. Ref. Bancária deverá ser informado, ao deixar o campo zero não obrigará ao usuário informar nenhuma referência bancária;
- Obriga Região Comercial;
- Habilita Referência Comercial: ao marcar essa opção o campo Qtde. Mín. de Ref. Comercial deverá ser informado, ao deixar o campo zero não obrigará ao usuário informar nenhuma referencia Comercial.
No cadastro da configuração de tipo de pessoa é possível criar perguntas e adicionar possíveis respostas, deve ser analisado a política utilizada pela Empresa, para os quesitos de cadastro de novas pessoas, essa opção será utilizada de complemento para as opções que não possui flag marcado.
Tipos de Pessoa
Esse cadastro servirá para diferenciar os tipos de pessoas, que serão cadastradas no sistema e facilitar a emissão de relatórios, pesquisas e manutenções de cadastros.
Cadastro => Tabelas Auxiliares => Programas de uso geral => Tipos de pessoas => F2 novo.
Campos para preenchimento
- Descrição: Informar uma descrição para o tipo de pessoa, essa informação vai ser utilizada para pesquisas e na opção de consulta “6 – Tipo de pessoa” da tela de Pesquisa de pessoas. Exemplo: Clientes Nacionais, Clientes do exterior, Clientes/ Fornecedor.
- Tipo: selecionar qual o tipo de pessoa que é referente ao tipo que está sendo cadastrado, essa marcação existe, porque podemos ter inúmeros cadastros com descrições diferentes, mas que são referentes à um tipo de pessoa só.
- Último Código Pessoa: Esse campo será habilitado quando o parâmetro de Tipo de Código da Pessoa estiver definido conforme o Tipo de Pessoa
- Cód. Conf. Tp Pessoa: Inserir a Configuração de Tipo de Pessoa vinculado a este Tipo de Pessoa.
Ramos de Atividades
É possível cadastrar Ramos de Atividade para as pessoas cadastradas no Sistema. Para a aba de Ramos de Atividade ser habilitada no cadastro de pessoas, é necessário que na Configuração do Tipo de Pessoa seja marcada a opção “Habilita Ramo de Atividade” ou a opção de “Obriga Ramo de Atividade” e que a pessoa a ser cadastrada seja do Tipo de Pessoa que possui a Configuração vinculada.
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Ramos de Atividade
Exemplo de Ramos de Atividades: vestuário, material de escritório, material elétrico alimentícios etc.
Categoria de Preferência
Nesta tela serão definidas as categorias de preferências da pessoa e dentro delas os tipos.
Poderão ser utilizadas para efetuar um marketing direto, emissão de relatórios de pessoas que possuem uma preferência específica.
Essa é a divisão macro das preferências.
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Categorias de Preferência
Exemplo:
Categoria: Pontualidade (Fornecedores)
Preferências: Alta/Média/Baixa
Categoria: Região (Clientes)
Preferências: Sul/Sudeste/Norte/Nordeste/Centro-oeste
Campos para preenchimento
- Descrição: informar a descrição da categoria.
- Usa no Prospect: define se esta categoria será utilizada no cadastro do prospect no módulo CRM.
- Quantidade máxima: deverá ser informado neste campo a quantidade limite de tipo de preferência que poderá ser utilizado no cadastro do prospect. Este campo será habilitado quando a opção: Usa no prospect estiver selecionada.
- Quantidade mínima: define a quantidade mínima de tipo de preferência que deve ser definido no cadastro do prospect. Se for definido 1 ou mais, então, será obrigatório que o usuário defina o tipo de preferência no cadastro do prospect, caso seja definido como 0 poderá ou não ser informado no prospect. Este campo será habilitado quando a opção: Usa no prospect estiver selecionada.
Vinculando os tipos de pessoas que utilizarão a categoria
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Categorias de Preferência => F7 Tipos de pessoa da categoria =>F2 novo
Campos para preenchimento
- Tipo de pessoa: Informar o código do tipo de pessoa que utilizará esta categoria (Passar o Tab para realizar a busca do tipo de pessoa)
- Quantidade mínima: deverá ser informado neste campo a quantidade limite de tipo de preferência que poderá ser utilizado no cadastro da pessoa que pertencer a este tipo.
- Quantidade máxima: define a quantidade máxima de tipo de preferência que deve ser definido no cadastro da pessoa deste tipo.
Para as duas quantidades: se for definido 1 ou mais, então será obrigatório que o usuário defina o tipo de preferência no cadastro, caso seja definido como 0 poderá ou não ser informado.
Tipos de preferência
Cadastros => Tabelas Auxiliares => Programas de Uso Geral => Tipos de Preferência => F2 novo
Campos para preenchimento
- Descrição: Informar a descrição para o tipo de Preferência
- Categoria: Informar em qual categoria esse tipo de Preferência está associada (categoria cadastrada anteriormente)
Documentos
Esta opção permite ao usuário cadastrar os documentos que serão controlados por pessoa. Exemplo: Alvarás, Certidões, Certificados, etc.
Cadastro => Tabelas Auxiliares => Programas de uso geral => Documentos =>F2 novo
Campos para preenchimento
- Notifica vencimento: Selecionar esta opção para que quando o usuário responsável entrar no sistema Cperfect, apresentará ao usuário a tela Ucom 1153, informando os documento que estão para vencer ou se encontram vencidos.
- Dias para Notificações: Deverá ser informado quantos dias antes do vencimento do documento deverá apresentar a tela UCOM 1153, caso o campo esteja zero, será apresentado no dia do vencimento do documento.
- Descrição: Deverá informar um nome para o Documento. Exemplo: Alvará de Funcionamento, Alvará Sanitário, Certificado do IBAMA, etc.
- Tipo de documento: O sistema apresentará três tipos: Alvará, Certidão e Certificado.
- Tipo de Comportamento: Alerta (Apenas alerta ao usuário responsável), Bloqueia (Irá bloquear o faturamento caso o documento esteja vencido) e Informativo ( Irá apenas Informar o usuário).
- F2- Novo Usuário: Para cadastrar um responsável para o documento.