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Opções de Consulta da tela de Pessoas

Cadastros => Pessoas

Imagem 1: Opções de consulta disponíveis

Opções de Consulta

Nome – Razão Social / Código / CPF – CNPJ / RG – Inscrição / Apelido – Nome Fantasia / Tipo de Pessoa / Vendedor / Preferência /  Rota / Grupo Cliente / Ramo de Atividade / Região Comercial

  • Pesquisa Avançada: Opção 8 – Preferência
    Ao selecionar essa opção será aberta a tela Ucom331.
Imagem 2: Opções para pesquisa avançada

Nesta tela é definida a categoria de preferência que será utilizada na pesquisa, após selecionada a opção desejada serão apresentados os tipos de preferência vinculadas à categoria escolhida. Para que o filtro seja efetuado deve ser selecionado o botão F2 – Adicionar Regra, caso seja preciso executar o filtro com diferentes categorias de preferência, é necessário que seja selecionado a opção F2 após escolher os tipos de preferência de cada categoria.

Se o filtro conter mais de um tipo de preferência de uma mesma categoria de preferência ou mais de uma categoria de preferência, é necessário utilizar as opções de filtro de operadores de regra disponíveis na tela.

Se for necessário pesquisar todos os cadastros de pessoa que possuem todas as categorias/tipos de preferência definidas simultaneamente, deve ser utilizado o operador “E”.
Exemplo:
Após executar o filtro definido na Imagem 2, serão apresentados somente os cadastros de pessoas que possuem os tipo de preferência ATACADO e DISTRIBUIDOR juntos. O mesmo aconteceria se fosse definida mais de uma categoria de preferência, de modo que seriam exibidos apenas as pessoas que possuíssem todos os tipos de preferência de todas as categorias de preferência informados.

Caso seja necessário pesquisar os cadastros de pessoas que possuem uma ou outra categorias/tipos de preferência definidos, deve ser utilizado o operador “OU”.
Exemplo:
Se na Imagem 2 for marcado o operador “OU” ao invés do “E”, serão apresentados os cadastros de pessoas que possuem o tipo de preferência ATACADO, DISTRIBUIDOR ou os dois juntos, ou seja, se a pessoa possuir apenas um dos tipos escolhidos ainda assim será apresentado ao executar o filtro. O mesmo aconteceria se fosse definida mais de uma categoria de preferência, de modo que seriam exibidos os cadastros que possuíssem ao menos um tipo de preferência de alguma das categorias informadas.

Outras Opções de Filtro

  • Pessoas
    Ativa /Inativa:
    Geralmente o cadastro da pessoa será inativado quando a empresa não possuir mais vinculo com ela.
    Com Anexos/Sem Anexos: O filtro considerará se há anexos vinculados ao cadastro da pessoa.
  • Tipo de Pessoa
    Clientes / Fornecedores / Transportadoras / Funcionários / Outros
    O filtro considerará a marcação do Tipo no cadastro de Tipo de Pessoa, para efetuar a pesquisa conforme a descrição do Tipo de Pessoa deve ser utilizado o filtro 6 – Tipo de Pessoa.
    Essas opções só ficarão disponíveis se o usuário possuir as permissões:
    EST012A – Pessoas – Clientes

    EST012B – Pessoas – Fornecedores
    EST012C – Pessoas – Transportadoras
    EST012D – Pessoas – Funcionários
    EST012E – Pessoas – Outros
  • Status Cadastro
    Pré-Cadastro: Quando se realiza cadastro externo a empresa, ex. portal
    Confirmado: Quando o cadastro está confirmado, aceito no sistema
    Liberado: Cadastros que já estão liberados dentro do sistema.

    Rejeitado: Caso o cadastro foi crido de forma externa e não aprovado pela empresa, ele pode ser definido como rejeitado.
    Bloq. Comercialmente: Cadastros que foram bloqueados comercialmente. Esse bloqueio poderá ser feito de forma manual ou através de processo, para maiores informações, acesse: Processo PCOM001.
  • Origem
    Interno / Portal / Mobile / Integração / E-Commerce
    Essa opção permite filtrar os cadastros por origem de criação.
  • Ordenar por:
    Nome / Razão Social / Apelido / Nome Fantasia / Endereço / Código
    Define a forma com que será feita a ordenação dos registros na tela, é possível também ordenar os registros selecionando na grid o nome da coluna desejada.
  • Outras Opções
    1 – Pessoas que compraram em um Período: Ao selecionar essa opção serão exibidas todas as pessoas que compraram em determinado período (que possuem nota fiscal que consideram como venda). Será aberta a tela Ucom113 para selecionar os filtros desejados para a pesquisa.
Imagem 3: Tela de filtro outras opções

2 – Pessoas que compraram pela última vez em um Período: Ao marcar essa opção serão apresentadas todas as pessoas que compraram pela última vez em determinado período (que possuem nota fiscal que consideram venda). Será aberta a tela Ucom113 para seleção dos filtros desejados.

3 – Pessoas que não compraram em um Período: Ao selecionar essa opção serão listadas todas as pessoas que não efetuaram nenhuma compra em determinado período. Será aberta a tela Ucom113 para selecionar os filtros desejados para a pesquisa.

4 – Pessoas Cadastradas em um Período: Ao marcar essa opção serão exibidas todas as pessoas que foram cadastradas em determinado período (filtra pela data de cadastro da pessoa). Será aberta a tela Ucom113 para selecionar os filtros, as opções são: Período e Vendedor e Período.

5 – Pesquisa por Endereço: Ao selecionar essa opção será possível efetuar a pesquisa dos cadastros de pessoas utilizando o endereço comercial. Será aberta a tela Ucom124, onde não será obrigatório o preenchimento de todos os campos.

Imagem 4: Tela de filtro endereço

As opções de “Selecionar a partir” comportam-se da seguinte maneira:
1 – da esquerda: Ao selecionar essa opção, quando inseridas informações nos campos Cidade, Bairro e Logradouro, serão apresentadas as pessoas que possuem a informação preenchida no início do campo em seu cadastro. Exemplo: se for inserido no campo Bairro a palavra “Jardim”, serão apresentadas somente as pessoas que o campo do Bairro inicia com a palavra “Jardim”.
2 – ambas as partes: Ao marcar essa opção, quando inseridas informações nos campos Cidade, Bairro e Logradouro, serão listadas as pessoas que possuem a informação preenchida no campo em seu cadastro, independente se existirem informações antecedendo ou precedendo a palavra informada. Exemplo: se for inserido no campo Logradouro a palavra “Jardim”, serão listadas todas as pessoas que o campo de Logradouro possui a palavra “Jardim”, não será validado a posição da palavra no campo.

  • Curvas da Pessoa
    Essa opção utilizará como parâmetro a curva ABC de Faturamento de Clientes, sendo possível efetuar a pesquisa por curva específica.
Imagem 5: Filtro curva ABC pessoa

Neste filtro deve ser informado o que será considerado pela curva, as opções disponíveis são: Frequência de Compra, Faturamento, Frequência de Compra Anterior e Faturamento Anterior, a pesquisa poderá ser realizada por empresa específica ou de maneira geral (basta deixar o campo vazio).
Para maiores informações, acesse: PEST018 – Curva ABC de Faturamento

Pesquisa Personalizada e Avançada

Caso seja necessário efetuar uma pesquisa utilizando algum campo específico do cadastro de pessoas que não esteja disponível nas Opções de Consulta, pode-se utilizar as opções localizadas na aba do canto esquerdo.

Imagem 6: Pesquisa personalizada
  • Pesquisa Personalizada: Através dessa opção é possível efetuar uma pesquisa utilizando como filtro algum dos campos do cadastro de pessoas.
    Campos: Selecionar algum dos campos disponíveis para pesquisa.
    Operador: Definir um operador lógico para as informações. Exemplo: Diferente, os registros apresentados possuirão uma informação que será diferente da informação inserida no campo “Valor”.
    Valor: Definir qual é a informação que deve ser buscada no campo informado anteriormente.
    Operador Entre: Caso o usuário deseje efetuar mais de uma pesquisa personalizada, será possível definir os operadores “E” e “OU”.
  • Pesquisa Avançada: Através dessa opção pode ser selecionada uma pesquisa avançada que já está pré configurada no sistema.
  • Documento em Memória: Essa opção possibilita o usuário adicionar cadastros de pessoas, para que quando for aberta a tela de pessoas e selecionada a aba, sejam exibidos os registros informados.

Barra de Menus

Ferramentas

Imagem 7: Opções menu ferramentas
  • Alterar Vendedor de todas as Pessoas Listadas: Essa opção permite alterar o vendedor de todos os cadastros listados na tela.
Imagem 8: Tela alterar vendedor

Na tela deve ser informado o novo vendedor das pessoas listadas, ao selecionar o botão F5 – Gravar, o sistema informa que não será possível desfazer a operação e efetuará a troca dos vendedores.

Caso a propriedade PAR_PESSOA_MUTIPLOS_VENDEDORES esteja configurada, as opções disponíveis na tela de alterar vendedor serão diferentes.

Imagem 9: Tela alterar vendedor múltiplos vendedores

Empresas: Define quais empresas o sistema irá alterar, remover ou adicionar os registros dos vendedor no cadastro da pessoa.
Tornar Padrão?: Define se o Vendedor Destino será o vendedor padrão da pessoa.
Respeita Seleção Pessoa: Essa opção define se o Vendedor Origem será alterado pelo Vendedor Destino somente das pessoas selecionadas na tela, ou será efetuada a troca de todos os clientes que possuem o Vendedor Origem vinculado em seu cadastro.

Substituir Vendedor: Ao informar um vendedor no campo “Vendedor Origem”, este será substituído pelo vendedor inserido no campo “Vendedor Destino”, só será feita a substituição nas pessoas que possuírem o Vendedor Origem vinculado ao seu cadastro.
Remover Vendedor: Irá remover o vendedor informado do cadastro das pessoas.
Adicionar Vendedor: Através dessa opção é possível inserir no cadastro das pessoas o vendedor informado.
Definir Vendedor Padrão: Essa opção irá definir o vendedor informado como vendedor padrão da pessoa, caso a pessoa já possua um vendedor padrão, este será substituído.

  • Atualizar Sequência dos Códigos de Pessoa: Caso seja utilizado o tipo de código Código Sequencial, através dessa opção do menu, o usuário pode alterar a sequencia que está sendo seguida pelo sistema desde que não seja um código utilizado por outro cadastro. Assim, ao efetuar um novo cadastro de pessoa que utilize código sequencial, o sistema irá sugerir o valor informado pelo usuário.
  • Gerar Lista de E-mails para Envio de News: Esta opção é utilizada para compor a lista de e-mails que serão utilizados no envio de News. O usuário deve definir se os e-mails serão para todos os cargos dos contatos ou somente para cargos específicos, o sistema então gera um arquivo XML que será salvo na máquina do usuário. Após esse processo, será aberta a tela UNews001 – Enviar News.
Imagem 10: Tela de envio de news

Tipo de Envio: Define se o envio será via E-mail ou por WhatsApp, ao selecionar a opção WhatsApp, o sistema habilitará o campo de Remetente WhatsApp, onde poderá ser informado o remetente vinculado ao usuário que está efetuando o envio das news.
Tipo Mensagem: Define como será a mensagem enviada ao usuário, se marcado a opção “Artigo” serão listados os artigos disponíveis que foram previamente cadastrados no módulo CRM e caso seja selecionada a opção “Texto Livre” será possível informar os Dados da Mensagem, como assunto e texto que serão enviados, é possível também anexar arquivos se necessário.
Para enviar os E-mails, basta selecionar a opção F5-Enviar.

  • Geração de Títulos Avançado Ctrl + T: Essa opção permite gerar títulos a pagar ou a receber em massa para as pessoas selecionadas. Os títulos são gerados utilizando uma empresa específica e caso a empresa utilize classe gerencial, os títulos poderão ser vinculados às contas desejadas.
Imagem 11: Tela de geração de títulos

Na tela deverão ser inseridas as informações características de títulos, como: valor, data de emissão, data de vencimento, documento, conta gerencial, tipo de documento e portador.
Através das opções disponíveis no botão direito do mouse, é possível copiar as informações inseridas em cada um dos campos de um dos títulos para os outros títulos, esse processo pode ser feito para campos específicos ou para todos campos de uma só vez.

Essa opção pode ser utilizada, quando precisar lançar a folha de pagamento, por exemplo, onde é feita a pesquisa dos funcionários e criado os títulos à pagar, referente aos salários.

  • Verificar CPF/CNPJ: Através dessa opção é possível verificar o CNPJ/CPF apenas da pessoa selecionada ou de todas as pessoas listadas, são verificados todos os dados e validado as informações.
  • Alterar Limite de Crédito das Pessoas Selecionadas: Permite alterar o limite de crédito em massa das pessoas listadas, o novo limite de crédito informado será do tipo GERAL. Ao selecionar as pessoas, é possível aplicar o limite de crédito para todas as pessoas filtradas, pessoas com limite de crédito igual a 0 e pessoas com limite de crédito diferente de 0.
  • Cadastro Web: Recurso utilizado quando se realiza o processo de cadastro fora do ambiente interno da empresa. Exemplo: Representantes realizam o cadastro de novos clientes, fornecedores e etc.
  • Atualização em Massa dos Grupos Fiscais da Pessoa: Permite alterar em massa os Grupos Fiscais (ICMS, PIS, COFINS, CS, IPI, IR) e o Grupo Cliente das pessoas selecionadas, essas informações serão utilizadas na tabela de preço, para maiores informações, acesse: Tabela de Preço
  • Gerar Código de Liberação de Pedido: Através dessa opção é possível gerar o código de liberação para a ação comercial, esse código será solicitado caso seja utilizada a análise de crédito da pessoa para a geração de ação comercial e a pessoa não possua limite de crédito, é necessário que as propriedades PAR_BLOQUEIAFATURAMENTO e PAR_TIPO_BLOQ_AC_CLIENTE_RESTRICAO estejam configuradas. Essa ferramenta poderá ser utilizada se o usuário possuir a permissão EST1054 Gerar Chave para Liberação da Ação Comercial.
  • Atualizar Região Comercial das Pessoas Selecionadas: Através dessa opção é possível atualizar a região comercial das pessoas, esse processo pode ser efetuado para todos os tipos de pessoa ou somente para tipos de pessoa que sejam obrigatório. A região comercial da pessoa será atualizada de acordo com a cidade informada em seu cadastro.
    Exemplo:
    Se no cadastro da pessoa for informada a cidade de Curitiba, porém a região comercial for definida manualmente como “ABC Paulista”, ao utilizar a opção de atualização da região comercial o sistema irá sugerir uma região comercial em que a cidade de Curitiba esteja presente.

    Caso a propriedade PAR_PESSOA_MUTIPLOS_VENDEDORES estiver configurada como Sim, e a chave PERMITE_VEND_MANUAL da propriedade PAR_SUGERE_VENDEDOR_REGIAO_COMERCIAL estiver configurada como “S”, ao utilizar a opção o sistema questionará o usuário se ele deseja remover os vendedores já existentes.
    Se o usuário optar por não remover, o sistema incluirá somente os vendedores  da aba “Múltiplos Vendedores” da Região Comercial que não existem na aba “Vendedores da Pessoa”.
    Se o usuário optar por remover, o sistema removerá todos os vendedores existentes na aba “Vendedores da Pessoa” e incluirá todos os vendedores da aba “Múltiplos Vendedores” da Região Comercial.

    Se a chave PERMITE_VEND_MANUAL da propriedade PAR_SUGERE_VENDEDOR_REGIAO_COMERCIAL estiver configurada como “N” o sistema removerá todos os vendedores da aba “Vendedores da Pessoa” e incluirá os vendedores da aba “Múltiplos Vendedores” da Região Comercial sem questionar o usuário.

    Caso a chave UTILIZA_MULT_VEND da propriedade PAR_PESSOA_MUTIPLOS_VENDEDORES estiver configurada como “N” o sistema atualizará apenas a região comercial e o vendedor da pessoa, conforme o campo “Código do Vendedor” da Região Comercial.
    Se não existir um vendedor configurado no campo “Código do Vendedor” Região Comercial o vendedor da pessoa não será atualizado.
  • Campos Obrigatórios: Permite que o usuário defina quais campos serão obrigatórios para preenchimento no cadastro da pessoa além dos que já são padrões do sistema. Para efetuar a configuração é necessário entrar em contato com o departamento de suporte para liberar a senha de acesso.
Imagem 12: Definição de campos obrigatórios
  • Campos Obrigatórios Contatos: Permite definir quais campos referentes ao contato da pessoa serão obrigatórios no preenchimento do cadastro do contato no cadastro da pessoa. Para efetuar a configuração é necessário entrar em contato com o departamento de suporte para liberar a senha de acesso.
Imagem 13: Campos obrigatórios contato
  • Inicializar Análise deste Fornecedor: Essa opção será utilizada caso a empresa trabalhe com a Avaliação de Fornecedores, e queira inicializar os pontos para o fornecedor. Para maiores informações, acesse: Avaliação de Fornecedores
  • Importar Contas de Rateio: Através dessa ferramenta é possível importar as contas de rateio contábil da pessoa.
  • Descaracterizar Pessoa Conforme LGPD: Essa ferramenta possibilita o usuário descaracterizar informações do cadastro da pessoa com base nas regulamentações da LGPD , serão alterados dados como: Razão Social, CPF/CNPJ, Nome Fantasia, Inscrição Estadual, Endereços, Contatos, E-mails e informações das abas de Inf. Pessoa Física/Jurídica. Este processo é irreversível e inativa o cadastro da pessoa, porém se a pessoa possuir títulos ou ações comerciais cadastradas no sistema, os registros continuarão, porém com as informações da pessoa descaracterizadas. Para efetuar essa operação é necessário as permissões EST1452 (Permite descaracterizar informações da pessoa) e EST1453 (Permite descaracterizar a pessoa com pendências financeiras, por exemplo títulos em aberto).
    Após efetuar a descaracterização das informações da pessoa, os campos ficarão do seguinte modo:
Imagem 14: Pessoa descaracterizada
  • Desvincular Pessoa do Funcionário: Essa opção possibilita desvincular o cadastro da pessoa de seu cadastro como funcionário no módulo de RH.
  • Inicializar Limites de Crédito Grupo Empresarial/Matriz: Essa opção será habilitada quando a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO estiver configurada como GRUPO EMPRESARIAL/MATRIZ. Essa ferramenta permite que seja feita a inicialização dos valores de limite de crédito geral, de cheque e de contrato dos grupos empresariais. As opções disponíveis são:
    • Apenas da Pessoa Selecionada: Essa opção permite inicializar o limite de crédito apenas da pessoa selecionada. Ao selecionar a opção, serão listados os dados de limite de crédito do grupo empresarial ou das filiais de CNPJ.
Imagem 15: Inicialização do limite de crédito

Botões Disponíveis na Tela

  • F5 – Soma Valores Limite: Ao selecionar este botão todos os valores de limite de crédito da matriz e das filiais serão somados, onde o valor do limite de crédito será atualizado na matriz e o limite de crédito será zerado nas filiais.
  • F6 – Somente Limites da Matriz: Ao selecionar este botão os valores de limite de crédito da matriz serão mantidos e as filiais terão os valores zerados.
    • De Todas as Pessoas: Essa opção permite inicializar o limite de crédito de todas as pessoas.
Imagem 16: Inicialização do limite de crédito de todas as pessoas

As opções disponíveis são Somar e Manter, o qual já foram descritas anteriormente.

  • Estornar Limites de Crédito Grupo Empresarial/Matriz: Essa opção será habilitada quando a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO estiver configurada como PESSOA. Ao selecionar esta opção os valores do limite de crédito serão retornados para os valores anteriores à inicialização realizada através da opção “Inicializar Limites de Crédito Grupo Empresarial/Matriz”. As opções disponíveis são:
    • Apenas da Pessoa Selecionada: Essa opção apenas estornará o limite de crédito das pessoas do grupo empresarial selecionado.
    • De Todas as Pessoas: Essa opção estornará o limite de crédito de todas as pessoas que possuem grupo empresarial.

Relatórios

Emitir Etiquetas

  • Das pessoas listadas/ Das pessoas selecionadas: Essas opções permitem que o usuário emita  etiquetas do cadastro das pessoas selecionadas ou das pessoas listadas na tela.
Imagem 17: Tela emissão etiqueta

Deve ser informada a quantidade de etiquetas necessárias de cada cadastro e selecionar a opção Gerar. Estão disponíveis também as ferramentas de salvar os registros filtrados, abrir um arquivo que já foi salvo anteriormente e incluir contatos automaticamente, essa opção fará com que o sistema emita uma  etiqueta para cada contato da pessoa selecionada.

Essa aba pode ser localizada no canto direito da tela tela de Pessoas (Ucom033). Basta dar dois clicks sobre a pessoa selecionada para que o sistema busque as informações para gerar as etiquetas.

Os modelos de etiqueta podem ser customizados conforme necessidade da empresa, para isso deve ser feita uma solicitação no site.

Das Pessoas Listadas

  • Análise de Preferências/E-mails das Pessoas: Através desse relatório é possível visualizar as informações do e-mail principal e a quantidade de preferências vinculadas ao cadastro das pessoas listadas. Ao final do relatório é listado o total de pessoas contidas no relatório, o total de preferências adicionadas (são contabilizadas todas as preferência de todas as pessoas) e a quantidade média de preferências por pessoa.
  • Emitir Envelopes das Pessoas listadas: Permite que o usuário emita um envelope para as pessoas listadas, é possível priorizar um dos endereços disponíveis no cadastro da pessoa (comercial, faturamento, cobrança e entrega) e adicionar observações se necessário. No relatório serão apresentadas os dados de Nome, Logradouro, Bairro, Cidade, CEP, UF e Observações.
  • Relação de Pessoas com todos Endereços: Ao emitir este relatório é possível visualizar todos os endereços (comercial, faturamento, entrega, cobrança) informados no cadastro das pessoas listadas na tela.
  • Relatório das Pessoas que não Compraram em um Período: Este relatório listará a relação de pessoas que não compraram em determinado período. É possível visualizar essas informações por empresa, por vendedor específico e por tipo de pessoa.
  • Relatório de Faturamento por Classificação: Através deste relatório é possível visualizar as pessoas que compraram os produtos de cada Classificação em determinado período.
  • Relatório de Faturamento Semanal por Pessoa: Ao emitir este relatório serão apresentadas informações sobre os faturamentos realizados para a pessoa, esses dados serão separados por semana.
  • Relatório de Matriz/ Filiais: Neste relatório serão apresentadas as informações dos Grupos Empresariais, serão listadas as matrizes e suas respectivas filiais.
  • Relatório de Pessoas por Vendedor: Este relatório mostrará as pessoas vinculadas a cada vendedor.
  • Relatório de Resumo de Pessoas: Através desse relatório é possível visualizar as informações de quantidade de pessoas por Tipo de Pessoa, quantidade de pessoas detalhadas por descrição do Tipo de Pessoa, total de pessoas por estado e o total geral de pessoas.
Imagem 18: Relatório resumo de pessoa
  • Relatório Simples (Código, Nome e Fone): Este relatório listará apenas as informações de Código, Nome/Razão Social e Telefone principal dos cadastros listados.
  • Relação da Última Compra e Tabela de Descontos: Através desse relatório é possível visualizar a data da última compra, a quantidade de dias sem comprar e se há tabelas vinculadas em cada um dos cadastros listados na tela.
  • Gerenciamento de Pessoas: Serão listados os dados de Código, Nome, Fone, Vendedor da pessoa e as informações de última compra da pessoa, como a Data (é possível considerar se a data da última compra estará dentro do período informado no filtro), Valor e Dias. Para emitir esse relatório é necessário que uma das opções de filtros disponíveis na aba de Outras Opções em Outras Opções de Filtro esteja selecionada.
Imagem 19: Relatório gerenciamento de pessoas
  • Gerenciamento de Pessoas por Vendedor: Serão apresentados os dados de Empresa, Código, Nome, Fone e as informações de última compra da pessoa, como a Data (é possível considerar se a data da última compra estará dentro do período informado no filtro), Valor e Dias. As informações serão agrupadas por Vendedor. Para emitir esse relatório é necessário que uma das opções de filtros disponíveis na aba de Outras Opções em Outras Opções de Filtro esteja selecionada.
Imagem 20: Relatório gerenciamento de pessoas por vendedor
  • Gerenciamento de Pessoas por Cargo: Ao emitir este relatório serão listados os dados de Código, Nome, Estado, Telefone (será listado o telefone principal do cadastro da pessoa) e as informações de última compra da pessoa, como a Data (é possível considerar se a data da última compra estará dentro do período informado no filtro) e o Valor. Serão listadas também as informações de contatos da pessoa como e-mail, nome e o cargo do contato. Para emitir esse relatório é necessário que uma das opções de filtros disponíveis na aba de Outras Opções em Outras Opções de Filtro esteja selecionada.
Imagem 21: Relatório gerenciamento de pessoas por cargo
  • Relação de Alunos por Turma: Esse relatório ficará disponível caso a propriedade PAR_ESCOLA_GERAR_TITULO esteja configurada, nele serão listados as pessoas e suas respectivas turmas, o sistema considerará como turma o Tipo de Documento Padrão definido no cadastro da pessoa. Para maiores informações, consultar vídeo específico.
  • Relatório de Ramos de Atividades por Pessoa: Neste relatório serão listados o Código, a Razão, o Telefone, o CPF/CNPJ e o Ramo de Atividade das pessoas filtradas na tela, caso a pessoa possua mais de um ramo de atividade, todos eles serão apresentados no relatório.
Imagem 22: Relatório de ramos de atividade por pessoa
  • Relatório Pessoas por Ramo de Atividade: Esse relatório listará o Código, a Razão, o CPF/CNPJ e o Telefone das pessoas, as informações serão agrupadas por ramo de atividade, serão listadas todas as pessoas que possuem aquele ramo definido em seu cadastro, caso a pessoa possua mais de um ramo de atividade, ela será apresentada em cada um dos ramos que estão vinculados ao seu registro.
Imagem 23: Relatório de pessoas por ramo de atividade

Da pessoa Selecionada

  • Ficha individual: Emite o relatório da pessoa em formato de ficha, serão listados os dados básicos do cadastro, normalmente este relatório é mais utilizado em empresas do varejo.
Imagem 24: Relatório de ficha individual
  • Ficha Individual (Mod. 02): As informações listadas nesse relatório são semelhantes a do relatório anterior. Não será listado o tópico de informações complementares e serão apresentadas tópicos referentes à Cônjuge, SPC e Assinatura do Cliente.
Imagem 25: Relatório de ficha individual mod. 2
  • Relatório de Análise Financeira da Pessoa: Os dados apresentados neste relatório são referentes as informações inseridas na aba de Informações Financeiras da pessoa.

    Cadastros => Pessoas => F3 alterar=> aba Inf. financeira=> sub aba Analise Financeira

    Serão listados dados como Situação Financeira, Pendências Financeiras, dados do SPC e Baixa de Títulos.

    As informações poderão ser apresentadas somente por empresa específica ou para todas as empresas, poderão ser listados o Histórico de Limite de Crédito, as Informações Financeiras e as Observações Comerciais.

    Caso a propriedade PAR_COMPORTAMENTO_LIMITE_CREDITO estiver configurada como “GRUPO EMPRESARIAL/MATRIZ”, as informações do limite de crédito serão referentes à pessoa matriz.
  • Produtos Comprados pela Pessoa: Emite um relatório de todos os produtos comprados pela pessoa selecionada, podendo ser emitindo considerando também a Matriz e filial da pessoa selecionada ou seu grupo econômico, o relatório poderá ser do tipo sintético ou analítico. Estes dados serão filtrados por empresa específica e pelo período desejado pelo usuário, além disso, pode ser levado em conta apenas naturezas de operação que considerem compra e venda.
    • Considerando Matriz / Filial: O sistema identifica automaticamente pelo CNPJ do cadastros de pessoas que se caracteriza como matriz ou filial da pessoa que foi selecionada
    • Grupo Empresarial: Sistema verifica as empresas vinculadas ao cadastro selecionada na aba: Grupo Empresarial que pode ou não ser a matriz/ filial.

Pesquisa

  • Executar uma Análise desta Pessoa F8: Essa opção irá executar uma análise financeira da pessoa, as informações apresentadas serão as mesmas da sub aba de Análise Financeira do cadastro de pessoa.
  • Histórico de Alteração de Campos (SPED  Fiscal) Ctrl + H: Nesta tela são armazenadas as alterações que são efetuadas no cadastro da pessoa. Essas Informações são enviadas para o SPED fiscal, porém o usuário pode excluir quaisquer informação de alteração que ocorreu no cadastro da pessoa.
  • Produtos Comprados pela Pessoa – Análise: Essa opção permite o usuário visualizar as informações dos produtos comprados pela pessoa, as informações poderão ser filtradas por empresa específica.
Imagem 26: Produtos comprados pela pessoa
  • F5 – Notas Fiscais: Nesta aba serão listadas as informações referentes às notas fiscais de venda, serão apresentados os itens de cada nota, informações do título, natureza de operação e transporte.
  • F6 – Ação Comercial: Nesta aba serão listadas todas as ações comerciais realizadas para a pessoa, é possível filtrar por ac faturada, não faturada, parcialmente faturadas e ambas.
  • F7 – Prod. Comprados p/ Pessoa – Sintético: Serão listados de forma sintética todos os produtos comprados pela pessoa, a aba apresentará informações como: Quantidade, Preço de Venda Atual, NCM, Empresa, Percentual de IPI e Produtos Referenciados.
  • F11 – Prod. Comprados p/ Pessoa – Analítico: Serão listados de forma analítica todos os produtos comprados pela pessoa, a aba apresentará informações referentes à Nota Fiscal de Venda, Quantidade, Preço de Venda Atual, Unitário e Produtos Referenciados.
  • Itens Perdidos da Pessoa: Através dessa opção é possível visualizar os itens perdidos da pessoa, esses itens são produtos que não foram aprovados pelo cliente. Para maiores informações, acesse: Ação Comercial
  • Últimas Compras Produtos: Serão listadas as informações de última compra dos produtos, serão apresentados dados dos produtos e da nota fiscal, os registros serão agrupados por: Última compra até 30 dias, Última compra entre 30 e 90 dias e Última compra além de 90 dias. É possível exportar os dados para Excel.

  • Produtos do Fornecedor: Serão listados todos os produtos comprados com o fornecedor. Serão apresentados alguns dados dos produtos, quantidade e informações referentes aos impostos calculados nas movimentações de estoque.
  • Endereços: Serão listados todos os endereços informados no cadastro da pessoa.
  • Pesquisa Personalizada: Abre a aba de pesquisas personalizadas, para maiores informações verificar tópico específico disponível neste manual.

Complementos 

  • Agendar Compromisso para essa Pessoa: Esta opção possibilita o usuário fazer um agendamento de compromisso no módulo CRM para a pessoa selecionada. Para maiores detalhes consulte o módulo CRM.
Imagem 27: Agendamento para pessoa
  • Agendar Compromisso para as Pessoas Filtradas: Essa opção possibilita o usuário fazer agendamentos de compromisso em massa no CRM para as pessoas selecionadas na tela. Para maiores informações consultar manual de Agenda de Compromissos.
Imagem 28: Agendador de compromissos
  • Anexos da Pessoa: Através dessa opção é possível anexar arquivos à pessoa selecionada. Exemplo: Cópia do contrato social e Contrato entre empresa. Para maiores informações, acesse: Cadastro de Pessoas
Imagem 29: Tela de anexos da pessoa
  • Campos Personalizados da Pessoa: Essa opção será apresentada caso a propriedade PAR_USA_CAMPOS_PERSONALIZADOS_PESSOA esteja configurada como “Sim”.
  • Enviar E-mail p/ Esta Pessoa: Essa opção permite que o usuário envie e-mails para a pessoa selecionada. Para maiores detalhes verifique o tópico específico de como enviar e-mail pelo sistema.
Imagem 30: Tela de envio de e-mail
  • Tabela de Desconto dessa Pessoa: Permite visualizar as tabelas de desconto vinculadas à pessoa selecionada e permite vincular novas tabelas.
Imagem 31: Tabela de desconto pessoa
  • Enviar SMS: Através dessa opção é possível enviar SMS para os contatos vinculados ao cadastro da pessoa, o contato deve possuir um número de celular informado. Para maiores informações, acesse: Envio de SMS
  • Enviar Mensagem de WhatsApp: Essa opção possibilita iniciar uma conversa via WhatsApp com o contato informado no cadastro da pessoa.
  • Iniciar Conversa no CPChat: Essa opção possibilita iniciar uma conversa via CPChat com o contato informado no cadastro da pessoa.

Outros

  • Configurações da Tela: Permite salvar ou restaurar as configurações de tela.
  • Exportar Dados para Excel: Através dessa opção é possível exportar os dados para Excel, os dados poderão ser exportados de modo simples, com os compromissos ou com os contatos.
  • Exportar Dados para Mala Direta: Exporta os dados dos cadastros filtrados para um arquivo texto,  essa opção permite que o usuário utilize as informações do arquivo para efetuar mala direta/etiquetas.
  • Forma de Código de Pessoa: Essa opção permite o usuário mudar a forma de código para a pessoa a ser cadastrada, essa ferramenta não muda a forma de código padrão definida nos parâmetros do sistema.
  • Visualizar Log de Registro: Permite visualizar todas as alterações que foram feitas no cadastro selecionado, informando o usuário e o horário que efetuou a alteração.
  • Mostrar Contatos no Relatório: Define se serão listados os contatos da pessoa no relatório do F11.
  • Selecionar linha inteira: Deixa a linha inteira selecionada, caso a opção esteja desmarcada será selecionada apenas a coluna que o usuário clicar.