Aproveitamento de ICMS – SIMPLES NACIONAL

Aproveitamento de ICMS - SIMPLES NACIONAL

As empresas do Simples Nacional não podem realizar vendas destacando o ICMS em campo próprio, porém, de acordo com a receita bruta dos últimos 12 meses, podem dar um percentual de aproveitamento de ICMS aos clientes, desde que destacado na nota fiscal.

Condições

  • Venda deve ser destinada a INDUSTRIALIZAÇÃO ou REVENDA (no sistema, a situação é definida pelo tipo de operação)
  • Somente terá o crédito, clientes cujo regime tributário seja diferente de SIMPLES NACIONAL (no cadastro da pessoa em informações de pessoa jurídica se define o regime)
  • A operação em questão não deve possuir cálculo de ICMS ST, ou seja, o valor de ICMS Substituição Tributária deve ser  0 (ZERO)
  • Alíquota de Crédito de ICMS no cadastro da empresa maior que 0

Configuração da alíquota de crédito:

Cadastro => Tabelas auxiliares => Programas de uso geral => Empresas=> F3-Alterar

Campos para preenchimento:

  • Alíq. Crédito ICMS: informar  alíquota de crédito de ICMS que a empresa poderá conceder, a informação deverá ser verificada com o contador antes de configurar no sistema.

Indicação na Nota Fiscal

O sistema atribui automaticamente o embasamento legal abaixo quando ocorrer o cálculo de Aproveitamento de Crédito de ICMS:

"PERMITE O APROVEITAMENTO DO CRÉDITO DE ICMS NO VALOR DE R$...; CORRESPONDENTE À ALÍQUOTA DE ...%, NOS TERMOS DO ARTIGO 23 DA LC 123".

Visualização do cálculo no sistema

No cálculo da nota pela ação comercial ou pela pesquisa de nota, é possível visualizar o valor de Aproveitamento de ICMS detalhado item a item e pela previsão ou DANFE da nota pode ser verificado na Informação Complementar a totalização

Cálculo da nota:

Previsão da nota ou DANFE

ATENÇÃO

Todas as alterações relativas à tributação devem ser avaliadas e liberadas pela equipe interna de tributação de sua empresa. Os manuais tratam a configuração de forma genérica. Explicam como e onde devem ser feitas as configurações de regras, parâmetros para que o cálculo se torne efetivo, porém, a efetivação em seu sistema deve ser feita por um usuário com as devidas permissões e após liberação de sua equipe de tributação.

Veja Também:
Tributação CLIQUE AQUI
ICMS CLIQUE AQUI

ICMS Padrão para empresas diferentes de Simples CLIQUE AQUI
ICMS Desonerado CLIQUE AQUI
ICMS Partilhado CLIQUE AQUI
ICMS Empresas Simples Nacional Sublimites CLIQUE AQUI

Últimos posts por Suporte (exibir todos)

Comments are closed.