Command Perfect

Natureza de Operação Padrão

Esta ferramenta é responsável por sugerir a Natureza de operação para os itens da Ação comercial com base em regras pre-definidas, o peso atribuído a naturezas de operação no sistema de tributação é muito grande desta forma estas regras pode ter impactos positivos se cadastradas corretamente ou negativos.

Recomendamos fortemente a participação de um profissional com conhecimentos tributários para que se possa configura adequadamente as regras que irão sugerir as naturezas de operação que posteriormente serão utilizadas para efetuar o calculo da nota.

Termos a sugestão correta da natureza e configuração correta do comportamento dentro do cadastro da natureza de operação é o que tornara o sistema tributário efetivo.

Podemos utilizar muitas variáveis para criar as regras conforme veremos abaixo.

Cadastros => Tabelas auxiliares => Programas de uso geral => Natureza de operação padrão => F2-Novo

Campos para preenchimento:

  • Descrição: neste campo o usuário poderá inserir a descrição da sugestão de modo que facilite a compreensão posteriormente. Utilizado apenas para localizar a regra.
  • Empresa: caso a sugestão da natureza seja específica para uma empresa deve ser informado a empresa desejava.
  • Natureza de Operação: neste campo deve ser vinculado a natureza de operação que será sugerida.
  • Prioridade: informar o número da prioridade da regra, sendo que o sistema realiza a verificação em ordem crescente, recomenda-se cadastrar a prioridade em intervalos de 10 ou 100 para que possa ser adicionada regras intermediarias sem a necessidade de reclassificar todas as demais já cadastradas.
  • Regra: neste campo deverá ser informado a estrutura da regra para sugestão com as variáveis apresentadas ao lado esquerdo. O sistema utiliza um hibrido de linguagem de programação para criação das regras devendo-se observar alguns itens conforme abaixo:
    • and usado para criar um “e” condicional
    • or usado para criar um “ou” condicional
    • <> usado para expressar “diferente”
    • IN() usado para testar se esta dentro da lista especificada
    • >,<,=,<=,>= utilizados conforme regras matemáticas básicas Exemplo: Natureza de operação deverá ser usado para fora do Estado, para pessoa jurídica, no tipo de ação comercial (cód: 1 – pedido) caso a venda seja destinada para revenda e industrialização.

Funcionamento da Prioridade

O sistema sugere as naturezas de operação de acordo com as regras buscando observando a seguinte sequencia:

  • a menor prioridade para  específica;
  • após verificará as com prioridade menor sem empresa específica.
  • Quando o sistema identifica a regra que se encaixa, sugere a natureza de operação, e não verifica as demais regras 


Sugestão da natureza de operação padrão na Ação comercial

O sistema irá questionar se deseja sugerir a natureza de operação de acordo com as regras no momento de gravar a ação comercial.

Ao clicar em SIM o sistema realiza a sugestão conforme as regras para cada item da ação comercial.

Pode ser configurado a propriedade PAR_ADD_AUTO_NOVAS_NAT_OPER_ALT_TP_AC a qual conseguimos definir se o sistema ira realizar o questionamento ou não da sugestão da natureza de operação ao alterar algum campo especifico ou se alterará automaticamente
Exemplo:
SUGERIR=S
CAMPOS=PED_TIPOPEDIDO, PED_PESSOA, PED_TIPO_OPERACAO,PED_CONDPAGTO

De acordo com o exemplo ao alterar o tipo de ac, pessoa, tipo de operação ou condição de pagamento o sistema irá realizar novamente a sugestão da natureza de operação sem questionar o usuario se deseja realizar tal processo, caso alterar SUGERIR=N o sistema irá questionar se realizará o processo ou não.

Também poderá ser alterada ou sugerida manualmente:

Seleciona a ação comercial => Complementos => Definir Natureza de operação

Nesta tela pode ser visualizada as naturezas de operação atribuída para cada item da ação comercial, o usuário poderá alterar a natureza do item ou de forma geral, ou ainda solicitar a sugestão conforme as regras pré-configuradas isto geralmente acontece quando se altera as regras de sugestão depois já ter sido sugerida na Ação comercial, através da opção do botão contrário do mouse: Definir de acordo com regras de Natureza Padrão da ação comercial, ou ainda definir uma natureza conforme a classificação fiscal.

 

Atenção!

Todas as alterações relativas à tributação devem ser avaliadas e liberadas pela equipe interna de tributação de sua empresa. Os manuais tratam a configuração de forma genérica. Explicam como e onde devem ser feitas as configurações de regras, parâmetros para que o cálculo se torne efetivo, porém, a efetivação em seu sistema deve ser feita por um usuário com as devidas permissões e após liberação de sua equipe de tributação.

 

Veja Também:
Tributação CLIQUE AQUI
Atualizações de Tabelas do Fiscal CLIQUE AQUI
Informações do Cadastro de Produtos e Pessoas para Tributação CLIQUE AQUI
Cadastro de Classificação Fiscal (NCM) CLIQUE AQUI
CEST – Código Especificador da Substituição Tributaria CLIQUE AQUI
Valor aproximado dos tributos CLIQUE AQUI
Configurações das Alíquota Estaduais para ICMS e ICMS ST CLIQUE AQUI
Natureza de Operação CLIQUE AQUI
Natureza de Operação por histórico CLIQUE AQUI
Informações Complementares CLIQUE AQUI
Regras de redução CLIQUE AQUI